Agenda da direção da CONACS e a questão do Piso Nacional com a PEC 22/2011. - Conexão Notícia

Header Ads


Agenda da direção da CONACS e a questão do Piso Nacional com a PEC 22/2011.

 Depois de 7 anos com o Piso Nacional congelado, tendo recebido apenas uma atualização em 2018, parcelada em 3 vezes, articulações buscam um novo valor —  Foto: Reprodução.

Agenda da direção da CONACS e a questão do Piso Nacional com a PEC 22/2011.
Publicado no Conexão Notícia em 14.junho.2021. 

Agentes de Saúde | Atualmente há apenas uma entidade representativa da categoria com proposta do Piso Nacional, no caso, a CONACS. 

Sobre o Piso Nacional, lideranças da Associação Fnaras falaram em R$ 2.750 (dois mil, setecentos e cinquenta reais) para quem possuísse o nível técnico, contudo, essa proposta não entrou na PEC 14/2021. 

Recentemente a Elane Alves, assessora jurídica da Fnaras gravou um vídeo, alertando que a PEC 22 era tudo de ruim, comentou um vídeo do deputado Valtenir Pereira, que é autor da referida PEC, contudo, a associação que ela representa não colocou o Piso Nacional na PEC 14. Nem mesmo após informar o valor defendido pela instituição. 
Agora é aguardar que se apresente uma opção!


Diretores da Conacs em Brasília
Segundo os diretores da CONACS, ela continua fortalecendo o movimento da categoria dentro e fora de Brasilia. 
Ilda Angélica cumpre agenda em várias cidades no estado da Bahia, acompanhada dos diretores baianos e de grandes representatividades durante os dias 10,11 e 12 de junho. Uma das pautas foi com o Diretor da Atenção Básica do Estado, Cristiano Soster, discutindo sobre a realidade dos ACS e ACE no Estado e sobre o curso técnico. Na ocasião  oportuna, o diretor apresentou as novas instalações da SESAB bem como os desafios da atenção primária, o mesmo agradeceu a visita dos diretores, confirmou parceria e pediu apoio da categoria para esse enfrentamento.  


A direção também foi recebida pelo Dep. José Nunes (PSD) e Pastor Sargento Isidório (AVANTE) que confirmaram o apoio ao apensamento da PEC 14/21 à PEC 22/11 com pedido de urgência de votação no plenário da Câmara. 

No sábado, 12/06 foi recebida pelo Dep. Federal Zé Neto (PT) no município  Feira de Santana, em companhia do grande líder Roque Onorato e o vereador eleito, agente comunitário de Saúde Jair do município de Filadélfia, foi discutido o referido apensamento e o deputado reafirmou o reconhecimento da legitimidade da entidade e de sua importância e se comprometeu em buscar solução para que não haja prejuízo para a categoria nas pautas em trâmites no congresso.

Encerrando a passagem pela Bahia, a direção da Conacs foi recebida na residência  da vice presidente, Lucia Gutemberg e algumas  lideranças locais e regionais, segundo nota pertinente a questão, "reafirmando o compromisso e o respeito não só pelo trabalho de engajamento e fortalecimento, mas também pelas características como pessoas humanas e fortes personalidades dentro das comunidades."

CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.


Jurídico da Associação Fnaras esclarece porque é Contra a Proposta de Piso da CONACS

 Elane Alves, jurídico da Associação Fnaras e o Deputado Valtenir Pereira, autor da PEC do Piso Salarial Nacional dos Agentes de Saúde (ACS e ACE). —  Foto: Reprodução.


VÍDEO - Liderança nacional perde o controle, depois que ACS/ACE cobraram a Federalização.

 Pesquisa revela que 90% dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias desejam a Federalização, contudo, para não reduzir privilégios financeiros, representação despreza representados. —  Foto: Reprodução.

A realidade é chocante, além de absurda. Se por um lado maus gestores dentre os 5.570 municípios oprimem os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, por outro os agentes são humilhados, considerados invisíveis por parte de instituições que deveriam ouvir e buscar atender os anseios daqueles que as sustentam com os seus patrimônios financeiros. Matéria completa, leia aqui!


CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.