Header Ads


+15 alimentos que aumentam a imunidade: coronavírus

Suco de limão. — Foto/Reprodução Ulrike Leone/ Pixabay.  

15 alimentos que aumentam a imunidade: coronavírus
Samuel Barros, nutricionista 

Manter a higienização das mãos e evitar contato com outras pessoas é tão importante quanto manter o corpo forte durante essa quarentena do coronavírus. E dá para aumentar a imunidade de forma simples: incluindo alimentos saudáveis nas refeições.

Eles não previnem infecções virais, nem curam a doença, mas ajudam fortalecer o sistema imunológico e preparam o corpo para enfrentar inimigos invisíveis.

É preciso entender que “o vírus depende de um hospedeiro para sobreviver e iniciar o processo de multiplicação. Ou seja, o vírus depende do organismo humano para se desenvolver. Por isso, fortalecer a imunidade é tão importante nesse momento de crise”, disse o nutricionista Samuel Barros em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Inclua na alimentação

Frutas com vitamina C (laranja, limão, kiwi, acerola…)
Verduras escuras como couve, brócolis e espinafre
Iogurte sem açúcar
Mix de castanhas
Geleia real
Própolis
Alho
Gengibre
Açafrão
Curry
Cravo
Canela
Páprica
Cominho
Pimenta do reino
Sobre os temperos acima, ele esclarece:

“É sempre bom inserir na dieta esse tipo de especiaria. E lembrando que essas recomendações valem não apenas para o Covid-19″, alerta.

“A couve é uma verdura que deve se valorizada e utilizada para potencializar essa corrida em busca de se proteger contra o Covid-19. A planta é rica em ferro, ácido fólico e fibras, sendo boa para desintoxicar o corpo e regular o intestino”, afirma o nutricionista.

E explica sobre a importância de comer frutas.

“Ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos podem auxiliar no combate aos vírus e bactérias indesejadas ao organismo. Lembrar das frutas e vegetais nesse momento é importante… suco de laranja também pode ser adicionado às refeições, já que possui vitamina C, que é indispensável para fortalecer a imunidade”, orienta.

Uma dica é tomar um suco de limão pela manhã e um suco de laranja à tarde.

Cuidados

Evite remédios que baixam a imunidade como cortisona, antibióticos, xaropes e anti-inflamatórios;
Não faça dietas com restrições calóricas severas;
Evite alimentos processados;
Evite alimentos com excesso de açúcar.
Samuel Barros diz que é bom evitar alimentos processados e pede para “controlar os excessos de alimentos que possam prejudicar a saúde intestinal, como os processados, industrializados e principalmente o excesso de açúcar”.

Receita fácil

O nutricionista conta que é possível fazer uma dieta balanceada com alimentos disponíveis em qualquer supermercado e indica para o lanche da tarde, por exemplo, um mix de iogurte com frutas, castanhas e aveia.

Os ingredientes são:

iogurte natural sem açúcar, (rico em probióticos, ajuda na saúde intestinal)
mix de castanhas
frutas da sua preferência (kiwi, mamão…)
aveia

Modo de preparo:

Coloque o iogurte em um recipiente, despeje de uma a duas colheres de aveia, que é rica em zinco – nutriente essencial para o sistema imunológico. Depois adicione uma fruta, que pode ser kiwi ou mamão e finalize com um mix de castanhas. Pronto!

Fonte:  Por Rinaldo de Oliveira do SNB  / Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, Publicado em 27/03/2020.

Tecnologia do Blogger.