Redes Sociais

Header Ads

Choque anafilático dá sinais que podem ser confundidos com alergia: entenda o que é!

 A anafilaxia é a forma mais grave de reação de alergia. —  Foto/Reprodução.

Choque anafilático dá sinais que podem ser confundidos com alergia: entenda o que é!
Publicado no Conexão Notícia em 13.ago.2020.  

Saúde | Coceira, inchaço, manchas vermelhas, enfim, os sintomas iniciais de um processo alérgico são comuns, mas nunca devem ser desprezados. Se os primeiros sinais forem associados a outros problemas, como dificuldade de respirar, desmaio, tontura, vômitos ou diarreia, por exemplo, pode resultar em um choque anafilático, que possui risco de morte.

Choque anafilático: o que é
A anafilaxia é a forma mais grave de reação de alergia, que pode ser desencadeada por diversos agentes, como drogas, alimentos e contrastes radiológicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas de anafilaxia podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar um choque anafilático, que pode levar à morte.

Picada de abelhas
O veneno é um dos causadores de anafilaxia. Ou seja, picadas de abelhas, marimbondos, vespas, entre outros insetos, pode provocar a alergia grave.

VEJA TAMBÉM: 
Premiê britânico diz que escolas precisam reabrir em setembro
França: nova onda de covid-19 pode ter controle mais difícil
Economia: Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em julho
Enquanto 9 milhões têm salários cortados, políticos recebem antecipação do 13º
Mãe de profissional de Saúde: Após perder filho, brasileira ajuda vítimas da Covid-19
Filha de Vanusa quer arrecadar 150 mil reais para construir casa para a cantora  
Decisão do STF reconhece o Coronavírus como acidente de trabalho 
Covid-19: Brasil chega a 2,8 milhões de casos; 70,3% estão recuperados
Afiliada da Globo promove demissão em massa em SP
Bolsonaro cogitou enviar tropas para ocupar o STF e destituir os 11 ministros, diz revista 

Anestesia
A anestesia, assim como outros medicamentos como antibióticos, penicilina, anti-inflamatórios, insulina, entre outros, também pode causar choque anafilático em algumas pessoas.

Alimentos
Camarão, mariscos, frutos do mar e amendoim estão entre alguns dos alimentos que mais causam alergia.

Látex
Produtos derivados da borracha, como luvas ou mesmo preservativo, pode provocar alergia grave em algumas pessoas.


 A anafilaxia é a forma mais grave de reação de alergia. —  Foto/Reprodução.

Sintomas de um choque anafilático
Se você não sabe como reconhecer um choque anafilático, confira os principais sintomas da condição:

Sensação de desmaio
Pulso rápido
Dificuldade de respiração, com chiados no peito e tosse
Náusea e vômito
Dor no estômago
Inchaço nos lábios, língua ou garganta
Placas altas e com coceira na pele
Pele pálida, fria e úmida
Tontura, confusão mental ou perda da consciência
Parada cardíaca

Primeiros socorros: o que fazer
De acordo com informações da Agência Brasil, não há muito o que fazer quando uma pessoa próxima sofre um choque anafilático. A medida fundamental é levar o indivíduo imediatamente ao pronto-socorro.

Tratamentos
O tratamento do choque anafilático deve ser iniciado de forma imediata. Apesar de ser uma situação de emergência, o quadro é controlável e reversível se diagnosticado e tratado a tempo.

O esclarecimento e a correta orientação do paciente e de seus familiares, bem como a prevenção, constituem o melhor tratamento da anafilaxia, reduzindo sua mortalidade.

Sequelas
Quando socorrido e tratado a tempo, o paciente que sofre um choque anafilático não apresenta qualquer tipo de sequela.

O que acontece com corpo durante um choque anafilático
A anafilaxia é uma reação alérgica do corpo ao entrar em contato com alguma substância que ele considera estranha e perigosa. Diante do alerta, o sistema imunológico é então ativado para produzir anticorpos.

No caso do choque anafilático, a pessoa desenvolve uma hipersensibilidade a substâncias que normalmente são inofensivas, resultando na reação alérgica severa, que leva à anafilaxia.

Fonte:  VIX, PAULO NOBUO
Foto:VISUAL GENERATION/SHUTTERSTOCK




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Postar um comentário

0 Comentários