Header Ads


Billy Graham: Por que Deus permite o sofrimento?

      Evangelista Billy Graham.  —  Foto/Reprodução/AE Billy Graham.
 
Billy Graham: Por que Deus permite o sofrimento?
Publicado no Conexão Notícia em 21.abril.2023. Atualizado em 05.fevereiro.2024.        

Canal no WhatsApp Billy Graham costumava dizer que não tinha todas as respostas para o sofrimento humano, mas que a Bíblia oferece esperança em meio a isso. Por Billy Graham.
-
-
Com tiroteios em massa e desastres naturais enchendo as manchetes, é normal se perguntar por que um Deus soberano permite o sofrimento . Firme-se nessas verdades baseadas na Bíblia que Billy Graham compartilhou uma vez.  

Em 21 de novembro de 1980, quando o MGM Grand Hotel em Las Vegas pegou fogo, os sobreviventes foram levados ao Centro de Convenções, onde nossas reuniões da Cruzada estavam sendo realizadas. Em entrevista, o governador Robert List falou sobre os bons tempos no MGM apenas 24 horas antes. “E com que rapidez”, disse ele, “a música parou.”

Algum dia, para todos vocês, se não conhecerem a Deus, a música vai parar. Tudo vai acabar. A Bíblia diz: “Está ordenado que os homens morram uma só vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27).

A Bíblia diz que Jó perdeu repentinamente toda a sua riqueza e seus filhos. O diabo disse a Deus: “Se você tirar todas essas posses dele, ele te amaldiçoará e se afastará de você”. Mas Deus respondeu: “Você pode fazer qualquer coisa com ele, exceto que você não pode matá-lo, e então veremos” (Cf. Jó 1:11–12).
-
-
Como entender o sofrimento? 

Jó nunca perguntou por que aquelas coisas estavam acontecendo com ele. O mais perto que ele chegou foi quando disse: “Mostra-me por que contendes comigo” (Jó 10:2). Jó estava compartilhando sua agonia de espírito com o próprio Deus que ele não conseguia entender.

O sofrimento carrega uma mensagem de mistério. A Bíblia diz: “Grande é o mistério da piedade” (1 Timóteo 3:16). Quando me pediram para explicar a tragédia do incêndio no MGM Grand Hotel, tive que dizer: “Há um mistério em tragédias como esta. Não sabemos a resposta.” E talvez nunca saibamos até que Deus nos explique todas as coisas.

Para os humanos, há um mistério sobre por que Deus criou a Terra. Há um mistério sobre por que Ele colocou as pessoas nesta terra. Mas Deus revelou as respostas por meio da Bíblia e da pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Na Bíblia você encontrará as respostas para as perguntas e os problemas de sua vida.

A rebelião do homem

Mas o homem se rebelou contra Deus. O homem disse: “Eu não preciso de Ti, Deus. Eu posso construir meu mundo sem você.” Deus disse: “Se você assumir essa posição, sofrerá e morrerá”. O homem assumiu essa posição e começou a sofrer, e desde então está morrendo. A morte física é apenas a morte do corpo, mas o espírito continua vivo. Se o seu espírito estiver separado de Deus por toda a eternidade, ele será perdido para sempre.
-
-
A Bíblia ensina que Satanás é o autor do pecado. O pecado é a razão pela qual temos aflições, incluindo a morte. Todos os nossos problemas e sofrimentos, inclusive a própria morte, são resultado da rebelião do homem contra Deus. Mas Deus providenciou um resgate na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. É por isso que Cristo morreu na cruz. É por isso que Ele ressuscitou dos mortos.

Três mensagens do sofrimento

No sofrimento há também uma mensagem de compaixão. Jesus disse: “Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era estrangeiro e acolhestes-me; Eu estava nu e você me vestiu; estive doente e me visitastes; estive na prisão e fostes ter comigo” (Mateus 25:35–36).

Enquanto o fogo varria o MGM Grand Hotel, vi as equipes de emergência, os militares, o Exército de Salvação, a Cruz Vermelha, os médicos, as enfermeiras e as pessoas vindo para doar roupas e alimentos. Eu vi a compaixão em ação.

mensagem de unidade

No sofrimento há uma mensagem de unidade. Os filhos gêmeos de Isaque, Jacó e Esaú, estavam brigando e brigando. Mas quando Isaque morreu, eles vieram para enterrá-lo. Por causa da morte do pai, os dois filhos se uniram.
-
-
Jesus orou “para que todos sejam um, como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti” (João 17:21). E é assim que devemos ser como cristãos, um em Cristo. Se você nasceu na família de Deus, você é um filho de Deus. Vocês são irmãos e irmãs.

O sofrimento contém uma mensagem de conforto. Em 2 Coríntios lemos:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. — 2 Coríntios 1:3–4

Porquê comigo?

Porque a tragédia aconteceu com você, isso lhe dá um maior senso de unidade com outras pessoas que vivenciam a tragédia. Você pode sentir por eles nessa situação de sofrimento. 

Por termos sido consolados pela Palavra de Deus, nós, por sua vez, podemos consolar outros.

A reação do cristão ao sofrimento

Primeiro , deve ser de adoração. Devemos dizer: “Ó Deus, creio que Tu és o grande e poderoso Deus. Não entendo todas as coisas que estão acontecendo em minha vida, mas, ó Deus, confio em Ti”. Em segundo lugar , devemos pedir a Deus que nos ensine tudo o que Ele deseja que aprendamos sobre Ele, sobre nós mesmos, sobre os outros e como podemos ministrar aos que estão sofrendo.
--
-
Jesus está no controle

Terceiro, nossa atitude no sofrimento deve glorificar a Deus. As pessoas vão nos assistir como cristãos. Eles perguntarão: “Como é que Cristo está tão no controle de sua vida que ele ou ela foi capaz de ajudar os outros?”

Jesus sofreu e morreu por nós na cruz, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Jesus Cristo agora está sentado à direita de Deus Pai e Ele vê nosso sofrimento. Ele vê nossa vida todos os dias e sabe exatamente onde estamos.

A Bíblia ensina que devemos ser pacientes no sofrimento. Isso é o mais difícil de tudo, ser paciente, ter músicas à noite. Peça a Deus para ajudá-lo a ter uma atitude confiante e paciente e a fugir da amargura.

Uma mensagem de advertência

No sofrimento também há, creio eu, uma mensagem de advertência. Você está preparado para encontrar Deus? O que você precisa fazer para estar pronto? Deus tomou a iniciativa de dar Seu Filho Jesus Cristo. Deus diz: “Eu te amo. Eu quero te perdoar. Eu quero que você vá para o céu.” Mas você deve responder a Ele.

Receba Jesus Cristo em seu coração como Senhor, Mestre e Salvador. Siga-o e sirva-o a partir deste momento. Você pode saber que está preparado para encontrar Deus, seja qual for o futuro.
-
-

Will Graham: Lembre-se dessas quatro promessas de Deus quando você se perguntar o “por quê”.

Adaptado de “Sofrimento: Por que Deus permite?” por Billy Graham, revista Decision, agosto-setembro de 1981.

Escritura retirada da Nova Versão King James. ©1982 da Thomas Nelson, Inc. Usado com permissão. 

Foto: Associação Evangelística Billy Graham
Associação Evangelística Billy Graham

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
-
-
Tecnologia do Blogger.