Header Ads


Paciente morre após ser infectado por peste da Idade Média.

   Bactéria.  —  Foto: Reprodução/ilustrativa/Pixabay.

Paciente morre após ser infectado por peste da Idade Média.
Publicado no Conexão Notícia em 14.julho.2025.

Canal no WhatsApp | Homem contraiu bactéria da peste pneumônica que devastou a Europa na Idade Média.
--
--ad5
Um morador do Condado de Coconino, no estado do Arizona (EUA), morreu após ser infectado pela bactéria Yersinia pestis, responsável por causar a peste pneumônica. Essa é a mesma bactéria ligada à Grande Peste da Idade Média. 

Foi a primeira morte do tipo no condado em quase duas décadas, anunciaram oficiais de saúde na sexta-feira (11). 

O homem foi recentemente ao Centro Médico de Flagstaff e morreu no mesmo dia, segundo um comunicado de sexta-feira da Northern Arizona Healthcare, que administra o hospital.

Risco é baixo, mas doença circula entre roedores

Apesar do caso grave, autoridades afirmaram que o risco de contaminação para outras pessoas é baixo. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a peste ainda circula entre roedores no oeste americano, o que pode ocasionalmente resultar em infecções humanas.
--
-ad3
Leia também:

Peste marcou a história com pandemia mortal

A peste bubônica, causada pela mesma bactéria, foi responsável por uma das pandemias mais devastadoras da história. Entre 1347 e 1351, matou de 25 a 75 milhões de pessoas na Europa. A doença provoca inchaços dolorosos nos gânglios linfáticos, chamados bubões, geralmente após a picada de pulgas infectadas que viviam em roedores.

Casos atuais são raros, mas requerem atenção

Hoje em dia, a peste é uma doença rara. Nos Estados Unidos, em média, apenas sete casos são registrados por ano. Os sintomas da peste pneumônica incluem febre, dor de cabeça, dificuldade para respirar, dor no peito e tosse intensa. A doença é curável com antibióticos, mas o tratamento precisa ser iniciado rapidamente.

Outras doenças também preocupam a região

Além da peste, o sudoeste dos Estados Unidos enfrenta outras doenças transmitidas por animais, como o vírus do Nilo Ocidental, hantavírus e raiva. Em um caso recente no Novo México, Betsy Arakawa, esposa do ator Gene Hackman, morreu após contrair hantavírus, provavelmente devido ao contato com roedores infectados.
--
-ad52

Conexão Notícia, com informações de AE.
Edição Geral: CN.

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.