Header Ads


O Agente de Saúde e a pandemia: e agora, qual é o meu papel?

    Agentes Comunitários de Saúde do Estado de São Paulo. —  Foto/Reprodução/SINDACS-SP. 


O Agente de Saúde e a pandemia: e agora, qual é o meu papel?
Fonte: SINDACS-SP. —  Publicado no  CN em 24.maio.2020.   

Governo - Muito se questiona sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde nesta pandemia. Essenciais no Programa Saúde da Família e os profissionais mais importantes para o elo entre o poder público e a comunidade, os ACS estão recebendo informações diversas e muitas vezes contraditórias dos sistemas de saúde sobre seu papel nesta crise.

O que a lei diz sobre a atribuição do ACS? 
A lei 11.350/2006 é clara sobre a atribuição do ACS, que é o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde. Este é o momento em que as pessoas mais precisam que o ACS seja atuante. Isso não significa que as atividades devem ser realizadas conforme eram antigamente, seguindo “vida normal”, mas sim que a abordagem deve ser realizada tomando todas as medidas de precaução para evitar contágios.


Através do diálogo e das boas informações, o ACS deve orientar seus cadastrados visando o autocuidado e a saúde individual e coletiva, ensinando a seguir os protocolos de segurança e a fazer o uso correto da máscara, por exemplo. Sem o ACS, muitas pessoas não sabem encontrar informações de qualidade, não sabem em que devem confiar para proteger a si e as suas famílias. Nesta pandemia, o trabalho do ACS salva vidas!

Como eu posso diminuir meus riscos enquanto trabalho?
Mantenha sempre três a quatro passos de distância enquanto conversa ou dois braços estendidos.

Ensine e faça o uso correto da máscara: cubra nariz, boca e queixo e só coloque e retire pelos elásticos com as mãos higienizadas. Oriente seus cadastrados a utilizar máscaras desde o início do atendimento.

Veja também:
O Agente de Saúde e a pandemia: e agora, qual é o meu papel?
CORONAVÍRUS: A grave ameaça às atividades dos agentes de saúde (ACS/ACE)
Celebridades que hoje trabalham em empregos comuns 
Agentes de saúde se articulam e consegue gratificação do recurso da Covid-19
No Brasil, quase 200 mil profissionais de saúde estão sob suspeita de contrair covid-19 
Profissionais da saúde incapacitados pela covid-19 podem vir a ser indenizados
Câmara aprova Benefício de R$ 50 mil aos Agentes de Saúde (ACS/ACE) 
Agente de saúde foi morto por causa de dívida de R$ 500 

Evite tocar em objetos que você não tenha higienizado. Se precisar utilizar e compartilhar algo, como canetas, higienize objetos antes e após cada uso.
Procure sempre os ambientes abertos e mais ventilados. Ao realizar a VD, procure ficar do lado de fora ou perto de janelas.

Valorize o seu trabalho
Diversos profissionais do Brasil e do mundo afora têm reconhecido a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nesta pandemia. Ao sair para o trabalho, lembre-se que sua atuação pode tornar a sua área mais segura e salvar vidas.



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.