Header Ads


Agentes comunitários de saúde começam a assinar contratos

 Contratação na SMAP de agentes comunitários de saúde. —  Foto/Reprodução/Luiz Costa /SMCS.


Agentes comunitários de saúde começam a assinar contratos
Fonte: Prefeitura de Curitiba —  Publicado no CN - Conexão Notícia em 10.maio.2020.   

Participantes do processo seletivo público (PSP) para a contratação de agentes comunitários de saúde compareceram, na manhã da terça-feira (5/5), à sede da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. Foram convocados para esta data 38 candidatos do edital 4/2015. Todos os convocados para o período da manhã (19 pessoas) compareceram.

As convocações seguiu até a sexta-feira (8/5). Foram chamados 144 profissionais que, em março, entregaram os primeiros documentos exigidos dos editais e foram considerados aptos nos exames médicos admissionais.

Quem não comparecer no dia e horário indicado nos editais será eliminado.

Carteira assinada
Nesta etapa eles devem apresentar suas carteiras de trabalho já que os agentes comunitários de saúde são empregados públicos contratados pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por tempo indeterminado.

Aos 42 anos, Claudineia Lourenço dos Santos foi a primeira deste grupo a ter a carteira de trabalho assinada como agente comunitária de saúde. Ela exerceu a mesma função por 15 anos.


No momento da assinatura da carteira de cada agente, eles receberam orientações. —  Foto/Reprodução/Luiz Costa /SMCS.

“É maravilhosa essa contratação. Quem trabalha com a comunidade, gosta desse contato com as pessoas”, disse ela, que escolheu a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

A opção de Carmen Lucia Tarbine, de 58 anos, foi a Unidade Mãe Curitibana. Carmen também exerceu a função de 2010 a 2017. “Quando abriram o PSP, em 2015, mesmo estando em atividade como agente, decidi participar. E valeu a pena, pois eu estava desempregada”, contou. Ela disse ainda que sempre gostou de trabalhar como agente.

Jaqueline dos Anjos, de 39 anos, também comemorou a volta ao mercado de trabalho. Ela foi agente comunitária até 2017.  

Veja também:
O enfraquecimento da luta nacional e as perdas remuneratórias
Agentes comunitários de Saúde do Cristo Rei produzem máscaras para moradores
Agentes Comunitários de Saúde recebem kits da Prefeitura de Verê 
Emenda garante: equipamentos de proteção e testagem aos agentes de saúde
Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento para uso de tablets
Vereadores aprovam alteração de regime jurídico de Agentes de Saúde em Simões Filho
Agente de saúde pede socorro, em vídeo que denuncia a prefeitura de Coelho Neto 
Agente de Combate às Endemias de Salvador foi contaminado com o COVID-19
A realidade dos Agentes de saúde que lutam para garantir os seus direitos fundamentais

No momento da assinatura da carteira de cada agente, eles receberam orientações gerais relacionadas ao trabalho na Prefeitura, como o acesso ao e-mail, a conta que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal para o recebimento do salário, os contatos da perícia médica e da saúde ocupacional. Os interessados poderão ingressar como beneficiários do plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

Atendimento especial
Para receber os candidatos, a equipe do Departamento de Desenvolvimento de Política de Pessoal da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal e a da Secretaria da Saúde fizeram um atendimento diferenciado aos participantes do PSP.

Os grupos de convocados são pequenos em cada horário (varia de 6 a 14 pessoas) e está sendo utilizada uma área aberta com tendas para aguardar o atendimento. As assinaturas de contrato e as da carteira de trabalho são realizadas em salas diferentes, mantendo o distanciamento entre as pessoas e com álcool em gel disponível para todos.


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 






Tecnologia do Blogger.