Redes Sociais

Header Ads

Agentes Comunitários de Saúde recebem kits da Prefeitura de Verê.

Prefeitura Municipal de Verê garante Kits aos Agentes de Saúde—  Foto/Reprodução/Prefeitura de Verê.


Agentes Comunitários de Saúde recebem kits da Prefeitura de Verê
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Verê —  Publicado no CN - Conexão Notícia em 09.maio.2020.   

Atualmente o Município de Verê é coberto com o trabalho de três equipes do PSF (Programa Saúde da Família) que realizam mais de 10 mil visitas por mês, desempenhando um papel importantíssimo na atenção básica em saúde.

Para subsidiar o trabalho das ACS (Agentes Comunitárias de Saúde), a Prefeitura Municipal de Verê, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu 25 novas mochilas com vários instrumentos que vão auxiliar no trabalho das profissionais. Além da mochila ser ótima qualidade, de lona impermeável, padrão SUS, os kits contém balança digital portátil, caderno, lápis, apontador, borracha, caneta e prancheta.

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde, são atribuições do Agente Comunitário de Saúde:

Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês.


Veja também:
População passa fome, mas prefeituras não dialogam, denunciam entidades
Procuradores do Mato Grosso ganham R$ 1.000 em “bônus covid.”  
66% dos hospitalizados em Nova York estavam confinados, diz Andrew Cuomo
Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento para uso de tablets
Vereadores aprovam alteração de regime jurídico de Agentes de Saúde 
Amazonas tem em 24 horas mais de 3.870 mil recuperados da Covid-19
Fortaleza inicia lockdown a partir desta 6ª feira 
75 anos depois: o dia que as tropas nazistas se renderam
Auxílio Emergencial: pagamento da 2ª parcela será mais rápido, diz Caixa
Teich diz que fechamento total é medida recomendável em cidades em situação crítica
Brasil está entre os 10 países com mais curados da Covid-19 

Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco;

Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe.

As Agentes Comunitárias de Saúde em Verê também realizam o agendamento de consultas nas unidades básicas de saúde, acesso à odontologia e agendam consultas para renovação de receitas. Por conta da Pandemia gerada pelo Covid-19, quatro ACS estão afastadas por estarem nos grupos de risco.


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 




Postar um comentário

0 Comentários