Header Ads


Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento para uso de tablets

 Prefeita e secretário de saúde prestigiaram o treinamento dos agentes de saúde. —  Foto/Reprodução.


Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento para uso de tablets
Fonte:  Portal Via41, ASCOM  —  Publicado no CN - Conexão Notícia em 08.maio.2020.

O papel e a caneta são instrumentos na rotina de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de Porto Seguro, porém, estão com os dias contados, isso porque a Secretaria de Saúde iniciou na segunda-feira, 4/05, o processo de treinamento e entrega de tablets aos  agentes comunitários de saúde do município, como também do aplicativo E-SUS AB (Atenção Básica) já instalado nos tablets.

A prefeita Cláudia Oliveira, na companhia do secretário de saúde, Kerrys Ruas, fizeram questão de prestigiar o treinamento. Ambos enalteceram o empenho da gestão municipal em ampliar o investimento na área da saúde com a implantação da ferramenta tecnológica, que representa um avanço para o município e a categoria dos agentes comunitários de saúde.  

"A saúde sempre foi a menina dos meus olhos. Eu sempre quis trabalhar para deixar um legado importante e duradouro para ser lembrado como uma gestão que lutou para salvar vidas. Esse dispositivo chegou para melhorar os trabalhos da saúde em cima das reais demandas e necessidades de cada território, ou seja, com a implantação dessa tecnologia teremos uma mostragem ainda mais clara dos processos de trabalho de cada agente comunitário, podendo, assim, um ganho direto para toda população do SUS", declara a prefeita.

Veja também:
Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento para uso de tablets
O Dia Internacional da Cruz Vermelha é celebrado em 8 de maio
75 anos depois: o dia que as tropas nazistas se renderam
Vereadores aprovam alteração de regime jurídico de Agentes de Saúde em Simões Filho
Agentes comunitária de Saúde de Senharó se despedem de colega 
Covid-19: Fiocruz alerta para urgência de medidas rígidas de isolamento social 
Auxílio Emergencial: pagamento da 2ª parcela será mais rápido, diz Caixa
STF decide que Covid-19 pode ser considerada doença ocupacional
Saiba quanto cada município vai receber para o combate ao Coronavírus 
TCE investiga governo de SP por compra de respiradores
ISTOÉ: Família descobre que idosa com Covid-19 está viva após abrir caixão
Nº de recuperados do coronavírus no Brasil é cerca de 6 vezes maior que o de mortes
UNA: Medidas de proteção no manejo da COVID-19 na Atenção Especializada 
Profissionais da Saúde levam a Prefeitura de Maceió ao MPT por falta de EPI's  
Medidas de proteção no manejo da COVID-19 na Atenção Especializada


Finalidade


O objetivo do E-SUS é a melhoria do acompanhamento da gestão de cuidados dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a facilitação de busca de dados epidemiológicos por meio do armazenamento atualizado, além do cadastramento dos pacientes e monitoramento das ações de saúde executadas. Por meio dessa modernização, a gestão municipal terá a ampliação no planejamento das ações e das políticas públicas a serem implementadas segundo as características de cada localidade.

Equipes beneficiadas

 Nesta primeira etapa de qualificação, cerca 124 agentes de saúde receberão o dispositivo. No total, 250 profissionais serão contemplados com a capacitação e manuseio do equipamento.  

Funcionalidades

Entre os demais avanços, o dispositivo será usado para dar agilidade e ampliação ao processo realizado pelos agentes comunitários de saúde, garantindo assim melhor  rapidez nas informações que poderão ser disponibilizadas por meio do novo sistema em tempo real para as equipes multidisciplinares de saúde e a administração pública. Além disso, o dispositivo possui mapa dos grupos de risco, sistema de monitoramento direcionado aos pacientes com síndrome gripal.

Com a implantação dos tablets será possível coletar informações individualizadas dos usuários do SUS, de forma eficiente e segura, fornecendo ao sistema de saúde um amplo monitoramento, bem como diagnóstico mais completo da realidade dos usuários. 


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 




Tecnologia do Blogger.