Header Ads


Netanyahu é autorizado a ser primeiro-ministro de Israel

Benjamin Netanyahu poderá assumir governo de Israel—  Foto/Reprodução EFE/Yonatan Sindel.


Netanyahu é autorizado a ser primeiro-ministro de Israel
Fonte:  Com informações da agência EFE —  Publicado no CN - Conexão Notícia em 06.maio.2020.

Posse do governante estava suspensa pela Justiça.

A Suprema Corte de Israel permitiu, nesta quarta-feira (6), que Benjamin Netanyahu seja o primeiro-ministro do novo governo, embora esteja sendo acusado de corrupção, e autorizou o acordo de coalizão com Benny Gantz.

O tribunal decidiu de maneira unânime que “não há razão legal para interferir” e incapacitar Netanyahu, que no dia 24 de maio será julgado por acusações de suborno, fraude e abuso de confiança em três diferentes casos.

Segundo o Supremo, “uma acusação contra um membro do Parlamento não impede que ele seja designado para a tarefa de formar um governo e liderá-lo”.

A decisão deixa o caminho livre para que Netanyahu se torne chefe do próximo governo de unidade, que será estabelecido no dia 13, em cerimônia oficial, segundo anunciaram o partido do premiê, Likud, e o Azul e Branco, de Gantz, em comunicado divulgado nesta noite.

A formação do governo poderá ser realizada após a aprovação de modificações das leis básicas do Estado, com estatuto constitucional.

Esta questão gerou controvérsia devido às mudanças substanciais no sistema de governo que o acordo implica, mas a Suprema Corte garantiu que “não há nenhuma razão para interferir em nenhuma das suas cláusulas” após “as alterações e os esclarecimentos do primeiro-ministro e do Azul e Branco”.

No entanto, de acordo com o tribunal, “algumas disposições implicam sérias dificuldades”, embora tenha assegurado que “ainda não é tempo de analisar estas questões”.

Veja também:
Alemanha permite cultos presenciais nas igrejas, mas proíbe fiéis de cantarem
Médico ora com equipe em Belém: “Não vamos recuar diante de doença nenhuma”
A crise do coronavírus é um treinamento para o fim dos tempos, diz pastor
“Igreja sairá da pandemia mais forte que antes”, afirma pastor da África
Prédio da Assembleia de Deus será transformado em hospital de campanha no Pará
Périssé: “Não tem o que fazer a não ser se entregar a Deus”
Ministro de Israel anuncia 'avanço significativo’ em tratamento contra o Covid-19 
Pastor de 93 anos reunirá mais de 100.000 pessoas em oração por despertar espiritual
Filha de Billy Graham: “Tempo de se acertar com Deus”

O veredito vem após o tribunal ter debatido, no domingo (3) e na segunda-feira (4), várias solicitações de organizações civis exigindo que Netanyahu fosse incapacitado por causa das acusações e que o acordo de coalizão com Gantz fosse anulado.

A sentença também abre caminho para que o Parlamento enfim aprove as emendas para a criação do governo. As votações finais de validação do pacto deverão ocorrer nesta quinta-feira.

O acordo inclui a posse conjunta de Netanyahu e Gantz como primeiro-ministro e primeiro-ministro rotativo, e reduz o mandato do governo para três anos, um modelo não previsto na Lei Básica.

O primeiro servirá como chefe de governo durante o primeiro ano e meio, até ser substituído pelo segundo, que exercerá pelo mesmo período.

O pacto estabelece também que o gabinete será de emergência durante os primeiros seis meses e que só poderá legislar sobre questões relacionadas com a pandemia e outra questão central da agenda política de Netanyahu: a anexação de parte do território palestino ocupado da Cisjordânia.


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 




Tecnologia do Blogger.