Header Ads


O Brasil e o Mundo reconhecem o trabalho dos Agente Comunitário de Saúde durante a pandemia da Covid-19

Agentes comunitários de saúde da Região Metropolitana de São Paulo em campanha contra a Covid-19.  —  Foto/Reprodução.

O Brasil e o Mundo reconhecem o trabalho dos Agente Comunitário de Saúde  durante a pandemia da Covid-19
Publicado no Conexão Notícia em 08.set.2020.   

Agentes de Saúde |  Diversos profissionais do Brasil e do mundo afora têm reconhecido a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nesta pandemia. 

"Algo de pesquisas científicas nacionais e internacionais, a categoria nunca esteve tão em evidência nas reportagens televisivas, portais de notícias e redes sociais especializadas em saúde, contudo, ainda há questionamentos das mais diversas ordens, sobre o papel dos ACS's ao passo que este texto busca definir com objetividade." Editorial do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Muito se questiona sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde nesta pandemia. Essenciais no Programa Saúde da Família e os profissionais mais importantes para o elo entre o poder público e a comunidade, os ACS estão recebendo informações diversas e muitas vezes contraditórias dos sistemas de saúde sobre seu papel nesta crise.

O que a lei diz sobre a atribuição do ACS? 

A lei 11.350/2006 é clara sobre a atribuição do ACS, que é o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde. Este é o momento em que as pessoas mais precisam que o ACS seja atuante. Isso não significa que as atividades devem ser realizadas conforme eram antigamente, seguindo “vida normal”, mas sim que a abordagem deve ser realizada tomando todas as medidas de precaução para evitar contágios.

Os Agentes comunitários de saúde de todo o Brasil nunca estivem tão em evidência como nesse momento de Pandemia. ACS de Cuiabá/MT. —  Foto/Reprodução.

Através do diálogo e das boas informações, o ACS deve orientar seus cadastrados visando o autocuidado e a saúde individual e coletiva, ensinando a seguir os protocolos de segurança e a fazer o uso correto da máscara, por exemplo. Sem o ACS, muitas pessoas não sabem encontrar informações de qualidade, não sabem em que devem confiar para proteger a si e as suas famílias. Nesta pandemia, o trabalho do ACS salva vidas!

VEJA TAMBÉM:

Como eu posso diminuir meus riscos enquanto trabalho?

Mantenha sempre três a quatro passos de distância enquanto conversa ou dois braços estendidos.

Ensine e faça o uso correto da máscara: cubra nariz, boca e queixo e só coloque e retire pelos elásticos com as mãos higienizadas. Oriente seus cadastrados a utilizar máscaras desde o início do atendimento.

Evite tocar em objetos que você não tenha higienizado. Se precisar utilizar e compartilhar algo, como canetas, higienize objetos antes e após cada uso.

Procure sempre os ambientes abertos e mais ventilados. Ao realizar a VD, procure ficar do lado de fora ou perto de janelas.

Valorize o seu trabalho

Diversos profissionais do Brasil e do mundo afora têm reconhecido a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nesta pandemia. Ao sair para o trabalho, lembre-se que sua atuação pode tornar a sua área mais segura e salvar vidas.

SINDACS - SP




Atenção! 

*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Tecnologia do Blogger.