Header Ads


COVID-19: Rede de voluntários cria o 1º Painel de Monitoramento de Infecção de ACS/ACE

Monitoramento Nacional dos casos de Coronavírus entre os Agentes de Saúde (ACS/ACE). —  Foto/Reprodução SINACS/RJ.

CONVID-19: Rede de voluntários cria o 1º Painel de Monitoramento de Infecção de ACS/ACE
Fonte:  CN - Conexão Notícia — Atualizado em 05.fev.2021.

Estima-se que até esta data o número de ACS/ACE mortos possa chegar a 200. Não há dados que possam confirmar, além das informações que são acrescentadas diariamente. Nesse painel, não há registro de todos os casos, apenas dos que temos acesso.

Assim como ocorre com a grande maioria dos brasileiros, atualmente, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias estão muito preocupados com o Coronavírus (CONVID-19), um novo vírus que ataca o sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, e foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional (Pandemia). Diante de quadro, visando fornecer suporte aos ACS/ACE, a rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde decidiu, por meio de suas Redes Sociais Integradas, fornecer dados sobre o número de agentes infectados e recuperados da CONVID-19.E

Esta Página será utilizada como Painel de monitoramento, que passará a ser atualizado logo após os dados confirmados forem repassados. 

Participação da categoria
É muito importante que a categoria de ACS/ACE interaja conosco para ampliarmos o potencial de informação em tempo real. Fale Conosco via WhatsApp

Precisamos saber

1. Se o agente infectado é um ACS ou ACE;
2. Se a infecção foi confirmada pela secretaria de saúde municipal ou estadual;
3. Qual a cidade e estado do Agente;
4. Qual a idade do agente (se possível);
5. Qual a situação do ACS/ACE (se apresenta sintomas leves, estável ou grave);
6. Se está havendo acompanhamento adequado, por parte Secretaria de Saúde (se possível) .

Casos registrado atualmente

1. Infectados (realizando levantamento de dados):

— ACE Cláudia Almeida47 anos, Macaé/RJ. Caso descartado para COVID-19. Ela é coordenadora da Comissão da Federalização e CPI da Saúde. (20/04). Feita a testagem, houve negativa para Covid-19.

— ACE Neide Duarte. Ela superou a fase crítica, venceu a luta pela vida agradece a todos os familiares e amigos, que firmaram uma corrente de preces e orações a Deus, por sua vida. A agente de combate às endemias reside e atua na cidade  de Vitória de Santo Antão (PE). (Informado em 13/06/2020). 

 Infelizmente estamos com o caso de  8 ACE's da mesma equipe infectados pelo Coronavírus, Não tivemos acesso aos dados pessoais desses agentes;


— ACS Suzane da Silva Pereira, de 20 anos, Alto Rio Solimões, Sudoeste do Amazonas.

— ACE Fátima Varza Picoli, 52 anos, Barueri, São Paulo. (23/04).

— ACE de Salvador. Um Agente de Combate às Endemias de Salvador foi contaminado com o COVID-19.  Não tivemos acesso aos dados do agente. (Dados informados em 05/05).

— ACE / 38 agentes de combate a endemias e 86 agentes comunitários de saúde estão infectados com o coronavírus na Bahia, conforme matéria do Portal G1 Bahia. Confira!


1.1 Casos descartados para Covid-19
Nenhum.

2. Recuperados: 
Temos registro de vários casos, em diversos estados. Como é de conhecimento geral, o somatório dos recuperados são muito maior do que os casos de óbito, graças ao baixo percentual de letalidade do vírus, que oscila até 7%.

3. Casos de óbitos
Atenção! Para nos informar casos de óbitos, use esse formulário online, aqui!
Estamos com pelo menos 10 casos de óbitos em análise para informar.

— ACS Neuza Aparecida de Oliveira Toledo, de Juína/MT, morre por complicações da Covid-19. era casada, deixa seis filhos, sendo três biológicos e três adotivos. Neuza era casada, deixa seis filhos, sendo três biológicos e três adotivos. (Informado em 05/02/2021). 

— ACS Simonete Ribeiro de PaivaIvanilca medeiros de Oliveira, Ana Aparecida Santos e Niedja Lopes, todas tinham algo em comum, além do fato de serem vítimas da Covid-19: eram agentes comunitárias de saúde. (Informado em 28/01/2021). 

— ACS Ivanilca Medeiros de Oliveira, residia na capital de Manaus (Amazonas). Em meio a tantos sofrimentos, que invadiram os noticiários de sua cidade com os episódios da falta de oxigênio nos hospitais, ninguém imaginava que receberíamos uma notícia tão trágica, mesmo para os colegas que possuíam aproximação com os agentes do Amazonas.  (Informado em 28/01/2021). 

— ACS Niedja Lopes, residia na cidade de Paulista (Pernambuco), trabalhava na USF de Artur Lundgren II, bairro de mesmo nome. No período de seu óbito estava trabalhando na USF Edgar Alves I, no bairro do Engenho Maranguape. O falecimento ocorreu no dia 24/01, por complicações da Covid-19. (Informado em 28/01/2021). 

— ACS Ana Aparecida Santos, residia na cidade de Gonçalo (Rio de Janeiro). Considerada uma mulher de luta, na fala dos colegas, uma guerreira. Dolorosamente deixou aos familiares e amigos, partiu após integrar a linha de frente na luta pela vida. (Informado em 28/01/2021). 

— ACS Márcia Aparecida Aquino de Oliveira, de 57 anos, faleceu na madrugada de domingo (27/09/20), vítima da COVID-19, após três dias de internação. Foi a primeira agente comunitária a falecer pela doença, outros quatro profissionais de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte também faleceram após contrair o coronavírus. (Informado em 39/09/2020). 

— ACS Carlos Roberto Alves atuava no município de Vitória da Conquista (BA). Ele faleceu no sábado (22) e não há confirmação da causa da morte por Covid-19. (Informado em 30/08/2020). 

— ACS  Silvana Nardes, 43 anos, morreu de Covid, em Primavera do Leste, MT. Seu corpo foi acidentalmente trocado. Informado em 30/08/2020). 

— ACE EDVAN SOARES DAS CHAGASNa madrugada do último dia 20/08 a categoria dos agentes de combate às endemias perdeu o companheiro de farda. Ele atuava em Maracanaú (CE). (Informado em 25/08/2020). 

— ACE Valdira. Atuava na Região Metropolitana da Grande João Pessoa-PB. Ela foi vítima da Covid-19. (Informado em 31/07/2020). 

— ACS ou ACE Jean Fábio, um agentes que luta pela garantia de direitos dos colegas. Não temos maiores informações sobre o agente em questão.  (Informado em 25/08/2020).

— ACS  Regmar Pereira (Rege), que prestou relevantes serviços à comunidade onde atuava, em Guanambi/BAA causa da morte não foi confirmada. (Informado em 31/07/2020). 

— ACS Rogério Matos Torres, tinha 47 anos e atuava junto a equipe da Unidade de Saúde da Família Feira X-II (BA). A causa da morte não foi confirmada. (Informado em 31/07/2020). 

— ACE Jane Salazar. Uma pessoa muito querida, que dedicou  28 anos de sua vida ao SUS. Trabalhava em Benedito Bentes, Bonito, Bahia. A causa da morte não foi confirmada. Acreditamos que possa ter sido por Covid-19. (Informado em 19/07/2020). 

— ACS Márcia Rosa Braga Rodrigues, de 51 anos. Conforme informações apuradas pelo Conexão Notícia, ela atuava  no bairro Vila Moema, no município de Tubarão (SC)(Informado em 15/07/2020). 

— ACS Maria Ivonete Valdevino era do município de Areia Branca - RNLotada na UBS de Pedrinhas. Atuava como ACS desde 1996, quando a profissão foi implantada no município. (Informado em 13/06/2020). 

— ACS Enilse Moreira Daniel, era Centro de saúde Confisco Regional Pampulha, em Belo Horizonte, MG. A sua despedida de corpo presente da ACS  Enilse ocorreu no Velório Renascer, no dia 11/06 das 9 às 10 da manhã. Em decorrência da COVID-19, foi restrita somente para familiares. (Informado em 13/06/2020). 

— ACE Tânia Regina Pereira dos Santos (Salvador - BA) trabalhava na secretaria municipal de Saúde desde 2008. Morreu mais um agente de endemias com a Covid-19 em Salvador. Tânia Regina Pereira dos Santos trabalhava desde 2008 na secretaria municipal de Saúde. Não foi divulgada a idade dela.

— ACE Janete Oliveira, 39 anos, (Salvador - BA).  Querida em toda comunidade da Santa Cruz, ela foi mais uma vitima fatal do coronavírus.  Faleceu na manhã da última quinta-feira (28), deixando três filhos. (Informado em 31/05/2020). 

— ACS Juliane Gamarano trabalhava na Prefeitura de Angra dos Reis (RJ). Infelizmente faleceu na manhã dessa quarta-feira (27/05), vítima de Covid-19.
Colegas a descrevem como "uma profissional que corria atrás, lutava para o bem da nossa categoria. Foi guerreira..." 
A categoria está em luto na cidade e bastante chocada com essa perda. (Informado em 27/05/2020). 

— ACS Maria das Graças Fernandes FigueredoEla atuava na UBS Colonia, na Zona Sul da Cidade de São Paulo. (Informado em 26/05/2020). Não confirmado a causa como Covid-19. (Informado em 26/05/2020). 

— ACS Rosângela Rodrigues, conhecida como Dodô (Sobral/CE). SINDRACSE - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), Regional XI, compartilhou as informações sobre o falecimento da agente. (Informado em 24/05/2020). 

— ACE JACOME EDUARDO PERRUCHO BRITO, agente de combate às endemias de Salvador, lotado no Distrito Sanitário Itapagipe, em meio a tatos casos na cidade ele foi o primeiro óbito registrado de agente de saúde na capital baiana.  (Informado em 24/05/2020).  (Informado em 24/05/2020). 

— ACE Janete Oliveira Santos, de 39 anos, , agente de combate às endemias de Salvador, trabalhava na linha de frente do combate ao coronavírus. Ela era hipertensa e  trabalhava como agente de endemia desde 2008.

— ACS Rose de Jardim Carapina, BA, foi infectada pela Covid-19 (coronavírus) e faleceu. A divulgação sobre o óbito da colega foi feito no dia 25/05/2020. 

— ACS Joselita Augusto Pereirade Salvador, BA. Informações compartilhadas pelo SINDACS-BAHIA, no dia 24/05/2020.

— ACS Marielza Miranda dos Santos, cariosamente conhecida como "DONA ELZA", Município do Cantá (RR). O óbito ocorreu no último dia 22 de maio. Informações compartilhadas pelo SINDACSE-RR. 

— ACS Rosangela Seixas, de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Compartilhado no Facebook no último dia 19/05.


— ACS Maria Inês Silva Bezerra. Óbito suspeita de COVID-19. Segundo informações (a confirmar), ela era do município de Bonito, Bahia. Compartilhado no Facebook no último dia 20/05.

— ACS Raimundo era do município de Cametá, no Pará. Também foi vítima da Covid-19. Compartilhado no Facebook no último dia 19/05.


— ACS ou ACE Inaldo Severino, Cabo de Santo Agostinho (PE). Um grande lutador pelas causas da categoria. Compartilhado no Facebook no último dia 16/05.

— ACS Daniela Teodósio Torres, de 30 anos, que atuava na comunidade de Grota Verde, região do Distrito de Curatis (Ceará), zona rural de Tamboril, morreu na manhã de domingo, 10, após ser diagnosticada com coronavírus.(Atualizado em 11/05/2020).

— ACS Aninha, 7 RO Ouro Preto, Olinda. Foi infectada pelo Covid-19. Conforme informações, o óbito ocorreu no último dia 29/04. (Atualizado em 01/05/2020).

— ACS Ana Claudia, residente na cidade de Olinda/PE. Faleceu vitima de Covid-19. Informações compartilhada pelo ACE Luiz Carlos, no Grupo da MNAS Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde em 29/04/2020.  

— ACE: Pelo menos três agentes de combate às endemias morreram em Nova Iguaçu em duas semanas. Não obtivemos informações detalhadas sobre os dados das vítimas, contudo, há uma serie de informações que remete a falta de responsabilidade por parte da gestão. Leia a matéria sobre o caso aqui! Data de inclusão neste sistema: 20/04;

— ACS Silvianne da Fonseca Vieira, 37 anos, Santarém, oeste do Pará. Morreu na manhã da quinta-feira (23) após parada cardiorrespiratória. Está sendo investigado se houve contaminação por Covid-19. Data de inclusão: 27/04;   — ACS Vitória Régia Ribeiro da Silva, atuava na UAPS Cesar Cals, CE. Suspeita de COVID-19. Com informações publicadas no Grupo da MNAS Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde em 23/04/2020.  

— ACE Manoel Adelino da Silva (57 anos). Fundação de Vigilância em Saúde que atuava no Distrito de Saúde (Disa) Sul. Data de inclusão: 22/04;  

—  ACS Cláudia Raquel do Disa Norte.  22/04

—  ACS Regina Lima da Cunha, da UBS S33.  22/04

—  ACS Alex Sandro de Carvalho, 39 anos. Ele foi infectado pela COVID-19 e veio a óbito, no Rio de Janeiro.  Data de inclusão neste sistema: 20/04;


— ACE Aldevan Baniwa (FVS - Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), caso ocorrido no dia 18/04;

— ACE Clauber da Silva Cavalcante (Diretor do SINDAGENTE/Amazonas)caso ocorrido no dia 18/04;

— Um ACS de 69 anos, cujo nome não foi divulgado pela Prefeitura de Votuporanga/SP. O caso foi publicado no início desse mês;

— ACS Tatiana Maria Ferreira da Silva Pinto, 39 anos,  (caso sob suspeita de Covid-19), faleceu em 25 de março. Ela residia na Penha/RJ;

Atenção!
Estes dados estão sendo atualizados. Ainda há casos que não foram confirmados. Assim que tivermos acesso as informações, atualizaremos este painel.

Matérias relacionadas a casos de infecção na categoria:





Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.