Header Ads


Vítima de Covid-19: Agente Comunitária de Saúde vem a óbito por contaminação por coronavírus

Briger e a irmã que salvou.  —  Foto/Reprodução.

Vítima de Covid-19: Agente Comunitária de Saúde  vem a óbito por contaminação por coronavírus
Fonte: Conexão Notícia com informações do JASB. —   Publicado no  CN em 15.jul.2020. 

Agentes de Saúde | Na última terça-feira (14/), o município de Tubarão (SC) registrou a sétima morte por coronavírus. Dessa vez a vítima foi   A Agente Comunitária de Saúde  Márcia Rosa Braga Rodrigues, de 51 anos. Conforme informações apuradas pelo Conexão Notícia, ela atuava  no bairro Vila Moema.

"A situação dos Agente Comunitária de Saúde e agentes de combate às endemias é extremamente delicada, nesse enfrentamento à Covid-19. Há uma série de posturas criminosas, adotadas por gestores (prefeitos e secretários de saúde) irresponsáveis, que negam os EPI's (Equipamento de Proteção Individual) a esses trabalhadores/as, quando não privam o acesso, adquirem produtos de péssima qualidade, portanto, expõe essas categorias aos riscos de contaminação. O resultado estamos presenciando diariamente, ou seja, os óbitos dos agentes. 
Se por um lado acompanhamos a omissão dos gestores na administração dos recursos públicos, destinados especificamente para proteção dos profissionais da saúde, por outro lado não há uma reação a altura, que seja capaz de punir os gestores pelas consequências de suas omissões. O que está acontecendo? Por que os mecanismos de defesa jurídica dos ACS/ACE não estão sendo acionados? Não podemos baixar a cabeça, diante dessas negligências absurdas, que têm como consequência as mortes dos ACS/ACE. A avaliação que estamos fazendo não se trata do caso de Márcia Rosa, que estava de férias quando contraiu o coronavírus, mas dos relatos diários, que têm sido compartilhados nas redes sociais, portais de notícias e demais veículos de informações," apontou Samuel Camêlo - coordenador nacional da rede voluntários MNAS (Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde).

VEJA TAMBÉM:
Garoto herói enfrenta cachorro, leva 90 pontos no rosto e salva irmãzinha
Menina de cinco anos fica em chamas após celular explodir
Bebê abandonado em galpão tem a vida salva por cão da raça rottweiler
Prefeitura entrega novos uniformes para Agentes Comunitários de Saúde 
BAHIA - VIOLÊNCIA: Agente de Combate às Endemias é assassinado
MSF - Médicos Sem Fronteiras condena a morte de um agente comunitário de saúde
Bahia: filha de prefeito de Maiquinique recebeu R$ 1.200 de auxílio emergencial
Médico é acusado de agredir agente de saúde e avançar com o carro sobre ela
Câmara dos Deputados: Nova lei prioriza agentes comunitários e de endemias
Agente de saúde é atropelada por motociclista embriagado em barreira sanitária

Conforme informações a que tivemos acesso, Márcia Rosa  Rodrigues era concursada desde 2008, na prefeitura. Ela testou positivo para a doença dia 4 de junho e foi internada dia 12 de junho. Após complicações pela doença, não resistiu. Sem sombra de dúvida, os 8 dias que ela passou em casa, até ser internada foi um fator decisivo para o resultado de sua morte.

A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde, manifestou profundo pesar pelo falecimento da agente de saúde.  

Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*COVID-19: Monitoramento dos casos de infecção de ACS/ACE, acesse aqui!





Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


.
Tecnologia do Blogger.