Header Ads


Mobilização nacional em prol da Aposentadoria Especial integral e exclusiva para os ACS/ACE

    Dra Elane Alves, ouvindo as demandas apresentadas pela CNF tem buscando amenizar os impactos das perdas da categoria ao longo de 15 anos.  —  Foto/Reprodução.

Mobilização nacional em prol da Aposentadoria Especial integral e exclusiva para os ACS/ACE
Publicado no Conexão Notícia em 24.abril.2021.  

Agentes de Saúde A Dra Elane Alves, que tem feito um trabalho muito importante para com a finalidade de reduzir as perdas absurdas acumuladas pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, nos últimos 15 anos, apresenta uma nova proposta de aposentadoria especial. 

A CNF - Comissão Nacional da Federalização dos ACS/ACE tem mantido diálogo com a jurista, a orientando sobre as reivindicações da categoria em suas bases. Valorando o principal objetivo do Movimento Nacional da Federalização, que é a desprecarização dos direitos da categoria. Quando falamos em desprecarização, estamos falando em criar meios que permitam o acesso dos ACS/ACE aos seus direitos. Não apenas 33% (trinta e três por cento) da categoria como já foi aferido em pesquisa realizada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.


Finalmente a Aposentadoria Especial volta a ser discutida pela categoria e pelo Congresso Nacional e dessa vez por meio de uma proposta exclusiva dos ACS e ACE elaborada pela Dra Elane Alves.


Vídeo esclarecedor sobre a Aposentadoria Especial dos ACS/ACE:


Acompanhe as notícias do JASB no WhatsApp ou Telegram 

STF - Advogados afirmam, que os ACS/ACE que já recebem o Piso Nacional, poderão ser prejudicados por erros da AASA-Bahia

    A AASA-Bahia, entidade criada a pouco tempo, é apontada como principal responsável por situação que deixa quase 380 mil agentes em alerta, no Brasil.  —  Foto/Reprodução.

O futuro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá decidir se o Piso Nacional é aplicável aos servidores dos estados, municípios e Distrito Federal ou não.

Como tudo aconteceu
Conforme matéria publicada pelo Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com base em informações de lideranças da categoria de diversos estados, inclusive da Bahia, além de advogados que analisaram o processo e a gravidade do problema, a AASA - Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia é a principal responsável pelo ocorrido. 
Segundo as lideranças e os advogados, a AASA-BA não deveria ter conduzido o rito processual pelo caminho que conduziu. Acesse a matéria completa, veja os principais posicionamentos sobre o assunto! Leia a matéria completa, aqui!



Cada vez mais agentes comunitários de Saúde realizam atribuições dos agentes de endemias

    Os agente comunitário de saúde (ACS) estão desenvolvendo atribuições dos agentes de combate às endemias (ACE).  —  Foto/Reprodução.

Os agente comunitário de saúde (ACS) são responsáveis por trabalhar com a prevenção e a promoção da saúde, esses profissionais mapeiam as comunidades e desenvolvem estratégias de intervenção voltadas ao auxílio da população local junto a suas unidades básicas. Esta é uma síntese das atribuições dessa categoria.  Leia a matéria completa, aqui!

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Veja outras formas de doações, aqui!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.