Header Ads


Pregador chinês é preso e acusado de “operações comerciais ilegais”

      Oficiais chineses em igreja de Henan.  —  Foto/Reprodução/ChinaAid.
 
Pregador chinês é preso e acusado de “operações comerciais ilegais”
Publicado no Conexão Notícia  em 20.junho.2023. Atualizado em 16.jagosto.2023.               

Grupo no WhatsApp |  Regime chinês busca novas formas de perseguir cristãos de igrejas domésticas.
-
-
Em maio, a segurança pública prendeu o cristão chinês Zeng Chuandao. Após cumprir sua detenção de 15 dias, Zeng foi acusado de supostas operações comerciais ilegais. Sua esposa, Wanjuan Quan, faz um apelo aos cristãos para que orem por ele.

De acordo com a China Aid, após um serviço de domingo em 14 de maio, o Bureau de Segurança Pública de Lanshan prendeu Zeng Chuandao. Ele sofreu uma detenção administrativa de 15 dias até 30 de maio. A polícia o colocou em detenção criminal por “operações comerciais ilegais” em 1º de junho.

Nesse sentido, Wanjuan Quan relata que sua família é uma família cristã comum. O casal tem três filhos pequenos. Quan trabalha em uma fábrica e Zeng é um professor cristão, mas não tem cargo de liderança em sua igreja doméstica. Em sua carta aberta, Quan escreveu que nunca esperava que Zeng se tornasse um prisioneiro por Cristo.

Atualmente, ela nomeou um advogado para intervir no caso o mais rápido possível. Quan orou pela graça de Deus em sua família. Para Zeng Chuandao, ela orou para que ele não cedesse a qualquer coerção. Ela também orou para que as autoridades conduzissem o caso com justiça e imparcialidade.

Nesse sentido, funcionários comunistas continuamente testam novas formas de perseguir cristãos de igrejas domésticas. Recentemente, pregadores chineses têm sido acusados de “operações comerciais ilegais”. Essas acusações se tornaram comuns para pastores e líderes. Ao mesmo tempo, a polícia também mira diretores e professores de escolas cristãs privadas.
-
-
Desse modo, as operações comerciais ilegais são a forma do Partido Comunista cortar a receita das igrejas domésticas ou organizações cristãs. Isso porque as igrejas na China devem se registrar no Movimento Patriótico dos Três-Eus, sancionado pelo Estado, para serem consideradas legais.


Assim, quando uma igreja doméstica aceita dízimos e ofertas, eles são considerados uma “operação comercial ilegal”. Alguns promotores chineses vão mais longe e afirmam que esses pastores estão enganando seus fiéis. Devido à sinicização, a igreja Três-Eus foi reduzida a mais um instrumento de propaganda para o regime comunista.


Igreja volta a ser invadida pela polícia comunista na China
Igreja na China é alvo de perseguição da polícia.

      Policiais chineses prendem cristãos.  —  Foto/Reprodução/ChinaAid.

A polícia invadiu e realizou a segunda operação na Igreja Reformada Bíblica de Guangzhou, na China, neste mês. O pastor Huang Xiaoning e os colaboradores da igreja negociaram com a polícia na porta da sala de conferências. No final, os fiéis foram retirados das instalações.
-
-
De acordo com China Aid, no domingo (4) vários policiais invadiram o serviço sem uniformes. Eles alegaram que havia relatos de um crime e vieram para investigar. Após fazerem algumas perguntas, disseram aos fiéis para saírem, alegando que “eventos religiosos não devem ser realizados naquele local de acordo com as regulamentações nacionais”

Nesse sentido, o pastor Huang Xiaoning questionou qual lei sustentava sua declaração. O oficial respondeu que eram as Regulamentações de Assuntos Religiosos. No entanto, o pastor Huang Xiaoning argumentou que as regulamentações mais recentes não se sobrepõem à Constituição da China.

Desse modo, a Igreja Reformada Bíblica de Guangzhou discutiu com a polícia por algum tempo, especialmente com relação  a jurisdição. O pastor Huang perguntou por que a polícia estava lidando com uma “questão religiosa ilegal” em vez do departamento de assuntos religiosos.

Logo, eles responderam que receberam um relatório de um cidadão preocupado. Seu trabalho era lidar com questões de segurança. Após encontrarem atividade religiosa ilegal, a polícia agiu “consequentemente”. Na realidade, a polícia foi enviada para assediar a Igreja Reformada Bíblica de Guangzhou.
-
-
Sendo assim, no mês passado, a polícia realizou operações em cinco locais da igreja simultaneamente. Após um esforço coordenado, eles seguiram a igreja até seu local temporário. O pastor Huang Xiaoning advertiu os policiais para aplicarem as leis adequadamente. Em seguida, a polícia ligou para o departamento de assuntos religiosos e pediu que eles lidem com o problema.

Assim, a polícia fez de tudo para fazer com que a Igreja parasse de adorar. Em certo momento, um policial disfarçado entrou subitamente com a intenção de arrastar o pastor Huang Xiaoning para fora. Enquanto isso, muitos fiéis tentaram continuar o serviço de domingo. Eles perguntaram qual lei havia sido descumprida, mas a polícia não respondeu, exigindo que todos fossem para a delegacia.

Por fim, a Igreja Reformada Bíblica de Guangzhou é uma igreja doméstica que se recusa a se juntar ao Movimento Patriótico dos Três Autos, sancionado pelo governo. As autoridades têm invadido repetidamente seus serviços de domingo desde 2018. O pastor Huang foi detido por até 5 dias, período em que ele jejuava e orava. Apesar das dificuldades, a presença na igreja aumentou.

Créditos: Gospel Prime
-
-
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.