A revelação profética das bênçãos de Jacó sobre os filhos de José.
A revelação profética das bênçãos de Jacó sobre os filhos de José.
Canal no WhatsApp | Foi Jacó (Yaakov) que pela primeira vez falou sobre os últimos dias. Diferente ao que se pensa, ele possuía um elevado potencial de visão profética, que revela em muitas situações citadas na bíblia. Mas, iremos tratar sobre as bênçãos sobre os filhos de José (Yosef).
--
-ad3
Nesta semana os descendente de Abraão estudam a parashá (porção semanal da Torá) Vaiechi (literalmente "E viveu").
Netos elevados à Categoria de Tribos
Então eles estão terminando o primeiro livro da Torá (Gênesis), que fala do falecimento do nosso último Patriarca, Yaakov (Jacó). Antes de falecer, ele vai dar brachá (bênção) para todos os filhos e também vai dar berachá para os netos Efraim e Manassés.
Por que justamente Efraim e Menashe?
Os filhos de Yosef (José), que a vida inteira eles estiveram no Egito, e agora, quando Yaakov (Jacó) se reencontrou com Yosef, ele conheceu os seus dois netos, Efraim e Manassés. É interessante que Yaakov (Jacó) dá bênção para Efraim e para Manassés. Assim está escrito na nossa parashá: ele deu bênção naquele dia. Ele disse para eles: brachá lemor (bênção, dizendo): "Que Deus faça de vocês como Efraim e como Manassés". E Yaakov vai dar brachá para os seus filhos e vai dizer: "Efraim e Manassés". Que Deus faça de vocês como Efraim e como Manassés. Assim será a brachá em todas as futuras gerações dos pais para os seus filhos.
-
-G
Israel x Egito: Dois ambientes de Educação
Segundo o rabino Efraim Birbojm é isso que cumprem toda noite de Shabbat (sábado), quando o pai volta para casa, se senta à mesa e dá bênção aos seus filhos. Os filhos homens recebem justamente essa: "Que Deus faça que vocês sejam como Efraim e como Manassés".
A grande pergunta: por que Yaakov está elevando os seus netos, Efraim e Menashe, ao nível de tribos, ao mesmo nível dos seus filhos? Eles são netos, mas espiritualmente têm o mesmo nível como se fossem filhos de Yaakov, e vão se transformar em duas das tribos de Israel: a tribo de Efraim e a tribo de Menashe.
O Perigo da Assimilação no Egito (Mitzraim)
Por que Yaakov tem tantos filhos - ele tem o Reuven (Rúben), ele tem o Shimon (Simeão), ele tem o Levi, tem todos os filhos - que são pessoas retas, são pessoas puras? Por que justamente Yaakov escolheu Efraim e Menashe para representar a brachá de todos os pais nas futuras gerações?
--
-ad4
A brachá que os pais vão dar para os filhos tem duas características que os sábios judeus ensinam que são muito especiais em Efraim e Menashe. Isso ensina algo muito importante na educação que devemos dar aos nossos filhos. A brachá é essa: "Que vocês sejam como Efraim e Menashe".
O Sucesso de Yosef: Filhos Íntegros
Todos os filhos de Yaakov, com exceção de Yosef obviamente, foram criados na terra de Israel, que já é uma terra de maior santidade. Eles viveram a vida inteira perto do gadol hador (grande da geração), que é Yaakov. Eles estão aprendendo com os exemplos de Yaakov, com o temor a Deus, a seriedade para cumprir os mandamentos, para o estudo da Torá, para servir Hashem (Deus). Eles têm um modelo vivo na frente deles.
Aceitação Sem Inveja: A Lição de Menashe
Ao contrário, Efraim e Menashe nasceram e viveram na terra do Mitzraim (Egito). Mitzraim representa toda imoralidade, representa toda falta de valores. Então como pode ser que alguém criado num lugar espiritualmente tão baixo vai conseguir ter sucesso? Temos muitas histórias na Torá de pessoas que foram viver com outros povos e se perderam. Na própria Meguilat Rute (Rolo de Rute), quando contamos a história de Noami casada com Elimelech, eles vão viver entre o povo de Moav (Moabe), e os dois filhos acabam se assimilando e casando com mulheres de Moav - ou seja, perderam a sua identidade judaica.
-
-G
Educação para Convivência em Paz
Olha que louvor a Torá está dando para Yosef: como você conseguiu educar os seus filhos de uma maneira tão reta, tão pura, que mesmo vivendo no Egito eles não se assimilaram? Eles não se perderam, não foram atrás da idolatria, não foram atrás da falta de moralidade. Eles se tornaram pessoas íntegras, espiritual e fisicamente falando. Isso é um grande louvor para os filhos de Yosef: Efraim e Menashe (Manassés).
O Exemplo do Ingresso: Integridade Acima de Tudo
Fora isso, imagine: eles são filhos do vice-rei do Egito, a pessoa mais poderosa abaixo do Faraó. Na prática, Yosef comandava: quem vai ganhar comida, quem não vai ganhar comida. Ele é extremamente respeitado, recebe honra para todo lado. Onde ele vai, as pessoas se ajoelhavam, se curvavam. Ele andava com a carruagem do vice-rei. Então Yosef sempre recebia muita honra.
O Segredo da Educação: Ser o Exemplo (Masí)
Normalmente, quando uma pessoa é muito grande, muito famosa, muito rica, os filhos saem mimados. Eles querem aproveitar, querem do bom e do melhor, se acham melhores que os outros e acabam se desviando. Efraim e Menashe, mesmo sendo filhos do vice-rei do Egito, o sucesso não subiu na cabeça deles. Eles continuaram pessoas retas, pessoas íntegras. Então esse é um ponto de louvor: diferente dos outros filhos de Yaakov, que foi muito mais fácil serem pessoas retas e íntegras, Efraim e Menashe nadaram contra maré, foram contra todas as dificuldades, contra todas as más influências e conseguiram mesmo assim se transformar em duas das tribos de Israel.
--
-ad4
Desde a criação do mundo
Um segundo ponto também muito interessante em relação a Efraim e Menashe: vemos vários "pares" na Torá, desde a criação do mundo, começando com Caim e Hevel (Abel). Infelizmente, o primeiro assassinato da Torá. Vamos indo para os patriarcas: sempre entre irmãos vemos brigas, discussões, inveja, ódio. Vemos pares de irmãos que não se dão bem, sempre tem alguma disputa, alguma briga, inveja, dificuldades entre esses irmãos.
Efraim e Menashe representam o Shalom (paz) mesmo nas adversidades. Quando Yaakov foi dar berachá para Efraim e Menashe, a verdade é que Menashe, o filho mais velho, o primogênito, deveria receber a berachá primogênita. Mas Yaakov inverteu, trocou as mãos. Quando foi dar berachá, a sua mão direita ele colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o filho mais novo. A berachá principal foi para Efraim.
A visão profética de Jacó (Israel)
Yosef reclamou: "Pai, você está errado, você inverteu as mãos". E Yaakov falou: "Eu sei o que estou fazendo. Menashe vai ser grande, vai ter grandes descendentes, mas Efraim vai ser ainda maior". O que deveria acontecer, obviamente, como aconteceu em toda a história da humanidade? Ter inveja! Menashe deveria ter inveja: "Como assim? Eu sou primogênito, eu merecia a berachá!" Deveria ter inveja, ódio, querer fazer mal para o seu irmão.
--
-ad3
Reflexo da boa educação
Em nenhum momento isso acontece. Menashe aceitou, em nenhum momento eles brigaram, não teve inveja. Uau! É essa berachá que eu quero dar para os meus filhos: que eles possam ter uma convivência tranquila, de amor. Um vai ser melhor que o outro, vai ser maior que o outro, não importa. Eles se amam, sabem se respeitar, sabem entender que cada um tem o seu momento, cada um tem seu papel, sua função no mundo, sem inveja, sem disputa, sem ódio entre os irmãos.
É essa brachá que a gente quer dar para os nossos filhos. Para conseguir ter filhos que não são mimados, que não vão brigar, que não têm ódio, que não têm inveja, que não vão para os maus caminhos, precisa de muita dedicação.
O Sucesso de José
O maior motivo que a gente pode ver aqui é que Yosef teve sucesso. O que mostra o sucesso? Não ter se assimilado. Os filhos eram retos, íntegros mesmo num ambiente espiritualmente tão hostil. Isso demonstra que Yosef investiu para colocar valores morais nos seus filhos desde pequenos. Com certeza Yosef mostrou, falou o que são as idolatrias, falou do ódio, falou da inveja. Ele educou os filhos dele para que fossem pessoas grandes.
Baruch Hashem (graças a Deus), a gente vê que eles foram tão grandes que superaram até mesmo o potencial deles. Eles eram netos de Yaakov, mas foram elevados a filhos de Yaakov e se transformaram em tribos de Israel.
--
-ad3
Os pais são exemplo para os seus filhos
A responsabilidade que a gente tem como pais é dar os valores corretos em qualquer situação. Tem uma história de um pai que levou seus dois filhos para assistir um jogo de futebol. Ele chegou na bilheteria e estava escrito que crianças até cinco anos de idade não pagam nada. O homem da bilheteria pergunta:
"Quantos anos têm seus dois filhos?" Ele responde: "Um tem sete e um tem seis anos". O homem da bilheteria fala: "Como você é bobo! Olha, seu filho pequeno não parece ter seis anos, você podia ter me dito que ele tinha cinco anos e com isso não pagaria ingresso. Por que você não falou que ele tinha cinco anos?"
E olha o que esse homem respondeu: "Você podia não saber que ele não tem cinco anos, mas ele sabe que não tem cinco anos. Você podia pensar que ele tem cinco anos, mas ele sabe. Por causa de um ingresso eu vou ensinar meu filho a mentir? De jeito nenhum! Eu prefiro pagar o ingresso e ensinar para meu filho que em nenhuma situação a gente não fala mentira, nem para economizar dinheiro, nem para ganhar nada, nem para enganar as pessoas. A gente não fala mentira. Assim eu educo os meus filhos".
Os filhos se espelham em seus pais
Existe um segredo na educação dos nossos filhos chamado de masí (exemplo). Seja você um exemplo para os seus filhos. Não adianta cobrar do seu filho: "Ah, eu queria tanto que meu filho estudasse Torá", se ele vê você estudando Torá, se ele vê você se esforçando. "Queria que meu filho não falasse mentira" - você se esforça para não falar mentira. "Queria que meu filho fosse isso, fosse aquilo" - será que você dá o exemplo para ele se tornar essa pessoa que você tanto deseja?
--
-ad3
Os sábios entre os descendentes de Israel explicam que não só o exemplo é a melhor forma de educação, o exemplo é a única forma de educar nossos filhos.
Por Efraim Birbojm
Fonte: Conexão Notícia com informações de Efraim Birbojm.i
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF



Faça o seu comentário aqui!