Header Ads


Prefeitura realiza entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde

 Entrega simbólica: Os agentes comunitários de saúde (ACS) receberam os tablets no gabinete do prefeito.  —  Foto/Reprodução.

Prefeitura realiza entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 16.ago.2020.  

Agentes de Saúde  Em São Francisco do Conde, o prefeito Evandro Almeida realizou na manhã de  terça-feira (11), a entrega de 72 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

A cerimônia foi realizada no Gabinete do Prefeito e estiveram presentes no evento, o secretário interino da Saúde, Nivaldo de Jesus, o secretário de Governo, Eliezer de Santana, além do gerente de Tecnologia da Informação (TI) da SESAU, Gilvan Silva, e a presença simbólica de alguns agentes comunitários de saúde (ACS), representando a categoria, levando em consideração o momento de pandemia.

“A entrega desse tablets irá proporcionar a esses profissionais maior agilidade no envio de informações, economia no uso de papel e mais eficiência no processo de trabalho, além de uma maior interação com o sistema de informação, que será interligado diretamente a esses equipamentos”, ressaltou o secretário interino da Saúde, Nivaldo de Jesus.

A tecnologia irá substituir o papel e assim melhorar o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e depois lançavam os dados no sistema. Agora, com esta ferramenta, os dados serão preenchidos e lançados em tempo real, garantindo maior agilidade no processo.

  Os agentes comunitários de saúde através do cadastro individual  irão transmitir informações obtidas na visita domiciliar para um servidor da Secretaria da Saúde.  —  Foto/Reprodução.

“Essa já era uma reivindicação antiga dos agentes, nós já tivemos momentos anteriores com terceirização por empresas, que no momento da saída da mesma, simplesmente o município perdia todas as informações por falta de responsabilidade da empresa. Nós iniciamos um trabalho há mais ou menos dois anos, onde tínhamos apenas 1.200 cadastros aproximadamente, e graças a força e a dedicação da equipe do Sistema de Informação, da Diretoria de Planejamento e em especial aos agentes comunitários, conseguimos evoluir para termos hoje em torno de 26.000 cadastros. A entrega desses equipamentos é apenas mais uma etapa, que tende agora a qualificar as informações”, declarou Gilvan Silva, gerente de TI da SESAU.

VEJA TAMBÉM:
Prefeitura é cassado pelo TRE e Agente de Saúde assume prefeitura em seu lugar
Prefeitura do RN é intimada a providenciar EPI's completos para ACS/ACE 
TABLET'S: ACS do Recife participam de treinamento para utilização de equipamento
SINDACS-PB: Agentes de saúde receberão R$ 1,00 por cada cadastro realizado
O valor do Novo Piso Salarial Nacional dos ACS/ACE e os Dois Salários Mínimos
Internacional: Avaliação  da realidade dos agentes de saúde no enfrentamento da Covid
PR - Adicional de insalubridade em 40% para agentes de Saúde começa tramitar
Bahia - População deve atualizar cadastro SUS até o dia 31
Projeto do Novo Piso Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)
Bahia: Agentes comunitários recebem novo fardamento

Com a entrega dos tablets, o município permitirá a sistematização, monitoramento e avaliação das informações cadastradas no sistema de Atenção Básica, bem como integração com toda a rede de saúde. A tecnologia ainda irá facilitar o acompanhamento da gestão de cuidados dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a busca e compreensão de dados epidemiológicos para planejar as ações e fortalecer as políticas públicas, conforme as características e necessidades de cada território. 

“Gostaria de fazer uma ponte com tudo que está sendo dito aqui, da importância de termos dados consistentes e verdadeiros em relação a nossa população, isso em todos os sentidos, e eu vou trazer como exemplo a questão do que está acontecendo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, a SEDESE, o trabalho que eles têm feito em relação aos cadastros, de tratar esses dados para que a população tenha acesso ao benefício. É uma coisa fantástica! Para vocês terem uma ideia, no primeiro mês de pagamento do benefício social do Governo Federal, foi  em torno de 6.300 famílias. Eles se empenharam para organizar a base de dados do município e já na 2ª parcela, 9.000 famílias já estavam recebendo”,  definiu o secretário de Governo Eliezer de Santana.

Através do cadastro individual, os profissionais irão transmitir informações obtidas na visita domiciliar, para um servidor da Secretaria da Saúde, que posteriormente será enviado para o Ministério da Saúde com mais agilidade por meio do aplicativo E-SUS AB (Atenção Básica) Território e em tempo real contribuir para a consolidação do perfil de saúde dos munícipes. 

“Quero aproveitar esse momento aqui, que é um evento de Saúde, para esclarecer também um ponto, falar da nossa secretária Eleuzina, do trabalho que ela fez na Secretaria da Saúde, pelo nosso povo, pela nossa cidade, dizer que ela se afastou, mas não foi afastada por qualquer coisa de ruim não, ela se afastou porque realmente estava precisando de um pouco de descanso, mas continua aqui, como superintendente, me representando, principalmente nos eventos de Saúde. Nesse momento, em nome da sua equipe, agradeço por tudo que você [Eleuzina] fez por nós, pela nossa cidade, isso aqui, é um trabalho que você mesma iniciou. E sobre os agentes comunitários, que lembro que trabalhavam com aquelas pranchetas, com vários papéis, então, agora chegou o momento de modernizar, estamos aqui para entregar esses tablets, onde eles irão poder fazer um trabalho muito mais eficiente, mais rápido, e também gostaria de parabenizá-los por estarem enfrentando esse momento tão difícil de pandemia, indo nas casas, fazendo visitas, vocês estão de parabéns!”, salientou o prefeito Evandro Almeida.

“Quero agradecer esse momento e parabenizar a Secretaria da Saúde e a gestão, e dizer que essas máquinas irão ajudar muito no desempenho dos agentes. Há muito tempo nós vínhamos solicitando esses tablets, porque até a coleta de dados será muito mais qualificada. Estamos realizando um sonho, um sonho de muitos anos”, disse Marivaldo Bispo, agente comunitário de saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família (USF) da Baixa Fria.

“Estou muito feliz em poder realizar o nosso trabalho, com mais prática, uma coisa mais moderna, eu estou muito agradecida mesmo”, declarou Antônia Nilda, agente comunitária de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) de Campinas.

A partir desta quarta-feira (12), seguindo um cronograma, os agentes comunitários de saúde (ACS) estarão recebendo o equipamento e treinamento.

 Fonte: Prefeitura de São Francisco do Conde/Bahia

Tecnologia do Blogger.