Header Ads


Ilhabela/SP: Secretaria de saúde retoma visitas domiciliares com Agentes de Saúde

   Existe uma grande preocupação com o período pós-pandêmico e a manifestação de doenças não identificadas no período do isolamento. —  Foto/Reprodução.

Ilhabela/SP: Secretaria de saúde retoma visitas domiciliares com Agentes de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 03.ago.2020.  

Agentes de Saúde A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu as adequações da retomada das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das Unidades da Saúde da Família no âmbito da Atenção Primária à Saúde, conforme informações publicadas no final do mês passado.

A divisão dos dias das palestras se tornou necessária devido à possibilidade do distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus. As apresentações foram executadas pela Coordenadora das Unidades de Saúde e pelo Coordenador da Atenção Primária à Saúde, Tânia Barbosa e Antonio Galante, respectivamente.

Existe uma grande preocupação com o período pós-pandêmico e a manifestação de doenças não identificadas no período do isolamento, tais como: aumento da incidência de infarto cardíaco, AVE, câncer de mama, câncer de colo de útero, doenças sexualmente transmissíveis graves, doenças passíveis de prevenção por vacinação na infância, doenças psiquiátricas, entre outras.

Gustavo Barboni, secretário de saúde, identifica que “Agente Comunitário de Saúde é, sobretudo, lutar e aglomerar forças em sua comunidade na defesa dos serviços públicos de saúde e educação, e da melhoria dos determinantes sociais de saúde. É ser agente de mudanças e de incentivo à participação comunitária”.

VEJA TAMBÉM:
Campanha "Somos Agentes de Saúde e os nossos direitos merecem respeito!"
Rondonópolis/MTVereador pede que prefeito contrate agentes de Saúde e Endemias
Covid-19 : Agentes de saúde do Recife já visitaram mais de 5,6 mil casas para orientar 
Andradina/SP: Médico alerta para pessoas tentando se passar por agentes de saúde 
Coronavírus: por que a covid-19 afeta tanto os profissionais de saúde?
MG: Agentes de saúde atuam como fiscais da Prefeitura no combate ao coronavírus
Vida de Agente de Saúde: um trabalho que vai muito além da promoção da saúde
Agente de combate às endemias é morto de forma absurda pela esposa 
SINDACS/PE reúne em assembleia ACSs e ACEs do município do Paulista
Bahia: Guanambi emite Nota de Pesar pelo falecimento de Agente de Saúde

Os retornos das visitas domiciliares foram enfatizados na prioridade os pacientes de risco em virtude de doenças crônicas descompensadas (imunossupressão, hipertensão e diabetes) ou condição crônica que requeira acompanhamento presencial (planejamento familiar, puerpério, pré-natal e puericultura). O gerenciamento das listas de pacientes poderá incluir o contato com as famílias através de telefonemas.

Durante as reuniões foram eleitos os representantes dos ACS em uma atividade democrática e com representatividade da classe, esses representantes farão a articulação com a gestão da Secretaria Municipal de Saúde semanalmente, onde todas as demandas dos serviços de saúde e da categoria serão discutidas em conformidade com as diretrizes do sistema de saúde local e as respectivas áreas abrangidas.

Os eleitos foram Alessandra Andrade e André Luiz, agentes das áreas do Perequê e Água Branca, respectivamente, que passam a representar a categoria e consideram que o ACS “ é antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Ser agente de saúde é ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. ”

Fonte:  Repórter Online Litoral 


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Tecnologia do Blogger.