Header Ads


Prefeitura faz entre de tablets para agentes comunitários de saúde

 O benefício é concedido aos funcionários públicos municipais.  —  Foto/Reprodução.

Prefeitura faz entre de tablets para agentes comunitários de saúde
Publicado no Conexão Notícia em 20.ago.2020.  

Agentes de Saúde | A Prefeitura de Bacabal através da secretaria Municipal de Saúde entregou tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), para utilização no dia a dia de trabalho. O evento contou com a participação do prefeito Edvan Brandão, da vice-prefeita Graciete Lisboa, do secretário Municipal de Saúde James Soares, além de vereadores e o deputado estadual Roberto Costa. O evento ocorreu no dia 14 de agosto.

Os equipamentos contêm o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos ACS durante as visitas e darão mais agilidade ao serviço. Essa modernização visa extinguir as fichas de papel permitindo coletar informações individualizadas de forma rápida e eficiente através da utilização do aplicativo e-SUS, fornecendo ao sistema de saúde, um diagnóstico mais completo da realidade dos usuários.

Com a entrega dos tablets, o Município cumpre a primeira etapa para a implantação do PEC - Prontuário Eletrônico do Cidadão, onde visa informatizar e interligar todas as Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Bacabal essa era uma reivindicação antiga da categoria, que foi atendida pela gestão do prefeito Edvan Brandão. “Esse Tablet já é uma reivindicação nossa nas gestões anteriores. E como o Ministério da Saúde hoje preconiza que o atendimento seja informatizado, então esse é o pontapé inicial. Estamos aqui parabenizando o prefeito Edvan por tão acertada escolha que é cumprir com essa meta,” destacou Laíres Bispo.

O prefeito Edvan Brandão lembrou da importância dos ACS sobretudo no período no combate a pandemia da Covid-19.  —  Foto/Reprodução.

James Soares, secretário Municipal de Saúde falou que essa era uma demanda bastante necessária e que agora o trabalho dos ACS terá mais precisão e agilidade. “É um momento ímpar pra saúde de Bacabal que estamos vivendo de forma geral e aqui atendemos a mais uma demanda dos nossos ACS que é a entrega do tablet onde fomos cobrados pois gera facilidade na execução do trabalho porque não precisarão mais está preenchendo várias fichas manuais”, afirma.

VEJA TAMBÉM:
Município garante insalubridade de 40% aos agentes comunitários de saúde 
MG - Ex-prefeito é condenado por contratação irregular de ACS e ACE 
O Dia Nacional dos Agentes de Saúde e a utilização dos Tablets, temas debatidos em PE
Coronavírus – Igreja doa kits de higiene e alimentação aos agentes de Saúde
Bahia: Prefeitura realiza entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde
TABLET'S: ACS do Recife participam de treinamento para utilização de equipamento
SINDACS-PB: Agentes de saúde receberão R$ 1,00 por cada cadastro realizado
PR - Adicional de insalubridade em 40% para agentes de Saúde começa tramitar
Bahia - População deve atualizar cadastro SUS até o dia 31
Projeto do Novo Piso Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)

Em sua fala, o deputado estadual Roberto Costa destacou a importância do trabalho do ACS no atendimento de saúde da população. “O Agente de Saúde tem um papel fundamental no sistema de saúde porque ele termina sendo a figura do sistema de saúde mais próxima à população. E eu fico feliz em ver mais uma vez as ações da prefeitura levando direitos e garantindo a qualidade de trabalho dos profissionais da prefeitura de Bacabal”.

“Pra mim tá sendo um dia muito especial porque é um equipamento que facilita muito o trabalho da gente na nossa comunidade. A gente aguardava isso há uns seis anos então hoje assim, o nosso coração se enche de alegria”, revelou a ACS Silvia Maria de Albuquerque.

Já o prefeito Edvan Brandão lembrou da importância dos ACS sobretudo no período no combate a pandemia da Covid-19. Edvan agradeceu e reconheceu a importância do ACS pois “é quem faz o atendimento do povo lá em suas casas e conhece a necessidade dos moradores bem perto,” afirmou.

“Eu tenho procurado de todas as formas valorizar essas pessoas no seus trabalhos e hoje nós estamos acompanhando o sistema de Saúde do nosso país. Bacabal vive um novo momento e eu estou muito feliz aqui juntamente com todos eles dando condições para um trabalho cada vez melhor em prol de uma cidade melhor”, disse o prefeito de Bacabal Edvan Brandão.

Fotos: Melquisedeque Morais 
Fonte: Prefeitura de Bacabal/MA

 



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Tecnologia do Blogger.