É ruim ou é bom? Quatro mitos sobre o colesterol
É ruim ou é bom? Quatro mitos sobre o colesterol.
Grupos no WhatsApp | No dia 8 de agosto, foi o dia nacional de combate ao colesterol e serve para esclarecer dúvidas.
-
-
Colesterol é uma gordura essencial para o organismo, ou seja, participa da formação de membranas celulares, produção de hormônios, síntese de vitamina D e ácidos biliares, além de contribuir para o revestimento dos neurônios.
A diferença é que o seu nível elevado do tipo LDL (Lipoproteína de baixa densidade) ajuda na formação de placas nas artérias, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio e derrame. Dessa forma, veja na sequência os quatro mitos sobre o colesterol com a participação do membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife e nutrólogo Nataniel Viuniski. Saiba os quatro mitos sobre o colesterol.
Todo colesterol é ruim
O colesterol é uma substância gordurosa necessária para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam na digestão dos alimentos. Existem dois tipos principais: o LDL e o HDL (Lipoproteína de alta densidade). O HDL ajuda a eliminar o LDL das artérias. Consumir alimentos como nozes, abacate, peixes gordurosos e azeite de oliva pode aumentar os níveis de HDL no corpo.
Apenas pessoas com sobrepeso têm colesterol alto
Somente 1/3 do colesterol da alimentação contribui para o aumento das gorduras no sangue, e os outros 2/3 são produzidos pelo próprio organismo. Assim, fatores genéticos, dieta, nível de exercício físico e outros hábitos de vida influenciam os níveis de colesterol.
-
-
Todos os tipos de gorduras aumentam o colesterol
As gorduras insaturadas reduzem os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL. Já as gorduras saturadas e trans presentes em alimentos fritos, ultraprocessados e industrializados, melhor evitar.
Pacientes com colesterol alto apresentam sintomas
Muitas pessoas podem ter níveis elevados de colesterol sem saber e até apresentarem problemas sérios, como um ataque cardíaco ou derrame. Por isso, é essencial fazer exames de sangue regulares.
As informações são do sipioiritiliiifie.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Alerta! Saiba qual é a principal causa de morte no Brasil.
Grupos no WhatsApp | Doença arterial coronariana pode ser confundida com outros problemas cardíacos.
-
-
A doença arterial coronariana é um problema mais comum do que se imagina. A doença, que caracteriza-se pela obstrução das artérias coronárias, é a principal causa de morte em todo o mundo e requer atenção.
As artérias coronárias fornecem sangue para o músculo do coração; por isso, elas são de suma importância para o funcionamento cardíaco.
No entanto, a obstrução acontece quando há o acúmulo de gordura nas artérias e, consequentemente, acaba prejudicando o transporte do sangue até o coração.
É muito importante ficar alerta aos sintomas, pois eles podem ser confundidos com outros problemas cardíacos.
Entre os sinais que o corpo dá de que está sofrendo com a doença arterial coronariana está a sensação de pressão, queimação, peso ou aperto no peito. Esforços físicos ou fortes emoções podem intensificar a dor, que pode durar até dez minutos.
-
-
Existem três opções de tratar o problema: para casos mais brandos, medicamentos; em situações moderadas, a angioplastia, que vai desobstruir as artérias e, em pacientes graves, intervenção cirúrgica.
Para evitar a doença, os médicos reforçam que não existe segredo: é necessário levar uma vida saudável, com bons hábitos alimentares, sem sedentarismo e, claro, idas regulares ao cardiologista. Quem possui fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, precisa redobrar os cuidados.
VEJA TAMBÉM:
As informações são do PiLiEiNiO NiEiWiS.
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
-
-
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!