Redes Sociais

Header Ads

+Covid-19: Ministério da Saúde publica documento com recomendações para os agentes comunitários de saúde

Recomendações do Ministério da Saúde aos ACS. — Foto/Reprodução/Ministério da Saúde.  

Covid-19: Ministério da Saúde publica documento com recomendações para os agentes comunitários de saúde

O Ministério da Saúde publicou documento com recomendações para adequação das ações dos agentes comunitários de saúde frente à atual situação epidemiológica referente ao covid-19. “Nosso desafio é informar cada cidadão brasileiro dos fatores que determinam esta doença e de que maneira podemos concentrar esforços para buscar seu controle. É necessário afastar esse perigo que ameaça todos  e  que  atinge  com  muita  força  os  idosos  e  pessoas  com  doenças  crônicas,  como hipertensos e diabéticos. Destacamos  seu  papel  enquanto  profissional  integrante  das  Equipes  de Atenção Primária à Saúde (APS) no que compete à promoção, prevenção e controle de agravos; e ao seu papel fundamental no reforço ao atributo derivado da APS denominado orientação comunitária.”

Competências dos agentes comunitários de saúde

Orientar a população sobre a doença, medidas de prevenção e sinais e sintomas.
Auxiliar a equipe na identificação de casos suspeitos.

Orientar, durante  as  visitas  domiciliares,  que  crianças  menores  de  cinco  anos  com  sinais  e sintomas respiratórios devem procurar a unidade de saúde. Caso o município e/ou a unidade apresentem fluxo próprios, os mesmo devem ser seguidos.
Orientar, durante as visitas domiciliares, que pessoas com 60 anos ou mais com sinais e sintomas respiratórios devem entrar em contato com a unidade de saúde. Caso o município e/ou a unidade apresentem fluxo próprios, os mesmo devem ser seguidos.


Fonte:  Ministério da Saúde / Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, Publicado em 27/03/2020.


Postar um comentário

0 Comentários