Header Ads


Agente de combate as endemias e Diretor do Sindicato dos Médicos do RJ foram detidos após participação de protesto

Profissionais da saúde pedem medidas de proteção à população contra a COVID-19. —  Foto/Reprodução.

Agente de combate a endemias e Diretor do Sindicato dos Médicos do RJ foram detidos após participação de protesto 
Fonte:    O globo. —   Publicado no  CN em 04.jul.2020. 

Agentes de Saúde | O diretor do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Carlos Vasconcellos, e a agente de combate a endemia, Lúcia Pádua, foram conduzidos até a 026ª DP (Todos os Santos) após participarem de um protesto que pedia medidas para proteger a população e garantir equipamentos de proteção individual para os trabalhadores no combate à COVID-19 na manhã de sábado. A manifestação reuniu um grupo de cerca de 15 pessoas na praça de pedágio da Linha Amarela por volta das 10h20 e durou 20 minutos, sem interrupção do trânsito.

O ato consistia em segurar uma faixa com os dizeres: "Quarentena geral para não adoecer. Renda mínima para sobreviver. Leitos para todos não morrer" e, de acordo com o presidente do sindicato, Alexandre Telles,  não houve bate-boca entre manifestantes e policiais mas, mesmo se prontificando a retirar uma faixa, dois integrantes do grupo foram direcionados até a delegacia. Ainda segundo Telles, o protesto tinha nove profissionais de saúde, respeitando o distanciamento e com uso de máscara. Entre eles havia três médicos, uma agente de vigilância em saúde, uma nutricionista e uma musicoterapeuta.

VEJA TAMBÉM:
Deputado Distrital visita sede do SINDIVACS-DF para reunião com a Diretoria
Falsos Agentes de Saúde estão tentando aplicar golpes na população
O amor acabou, o orgulho ferido ficou
Bahia: Gestão entrega EPI's aos Agentes comunitários e de combate as endemias 
Agente comunitária de saúde confecciona máscaras adaptadas para deficientes auditivos
Ceará: Nova entrega dos Kits aos Agentes Comunitários de Saúde 
Ceará: Prefeitura entrega kits aos agentes comunitários de saúde 
Pará: Prefeitura investe em tecnologia e entrega tablets aos agentes de saúde 
Agentes comunitários recebem tablets, bicicletas e UBS ganha nome de uma ACS 
Pandemia: impactos psicológicos e ocupacionais causados nos profissionais de saúde

— Isso é um completo absurdo e abuso de autoridade. São todos profissionais que estão na linha de frente, cuidado das pessoas, e merecem respeito — lamenta Telles.


A Polícia Militar informa que equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) foram acionadas para checar o protesto e que, chegando ao local, os policiais orientaram o grupo e desobstruíram a via e dois participantes foram conduzidos à 26ª DP (Todos os Santos) para registro dos fatos.

Segundo a Polícia Civil, Carlos Vasconcellos e Lúcia Pádua foram ouvidos e autuados no artigo 268 do código penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e, em seguida, liberados. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal - Jecrim.


Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Tecnologia do Blogger.