Header Ads


MA: Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação sobre Setembro Amarelo

 Servidores da Saúde Mental levaram informações sobre atendimentos para zona rural.   —  Foto/Reprodução.

MA: Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação sobre Setembro Amarelo
Publicado no Conexão Notícia em 25.set.2020.   

Agentes de Saúde Ações da campanha Setembro Amarelo, de responsabilidade da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, chegaram na zona rural. Na quarta-feira, 23, servidores estiveram na Unidade Básica de Saúde do povoado Coquelândia para uma formação com os Agentes Comunitários de Saúde, ACS.

Com as limitações impostas pela pandemia da Covid – 19, as atividades desenvolvidas ao longo da campanha pela valorização da vida, as palestras com número maior de pessoas, não estão sendo realizadas. Contudo, o foco está sendo o trabalho de conscientização dos Agentes de Saúde, para que sejam multiplicadores das informações sobre os cuidados com a saúde mental.

A ACS Marineide dos Santos trabalha no povoado há mais de 21 anos. “Tudo o que a gente houve e vê já é uma ajuda grande. Ninguém sabe tudo. Mas todo dia aprendemos algo novo. Esse treinamento veio somar muito com o nosso paciente, pois as vezes existem situações que a gente fica perdido”, conta.

Marineide chegou a relatar uma situação com um paciente que, durante a madrugada, estava com problemas mentais e precisava ajudá-lo. Naquela época, ela não sabia como reagir. Mas, a partir de hoje, por meio da palestra da saúde mental, ela sabe como reagir, caso aconteça algo semelhante, Marineide sabe que deve acionar o Corpo de Bombeiros ou o Samu.

VEJA TAMBÉM:

Para o coordenador da Unidade Básica de Saúde, José Elias Mendonça, as informações levadas aos agentes são positivas e irão contribuir de forma positiva com a comunidade. “Apesar de estarmos na zona rural da cidade, aqui temos casos de suicídio, com jovens e adolescentes, ou idosos. Essas informações são importantes, já que eles moram aqui na comunidade e conhecem as pessoas.”

A UBS de Coquelândia atende seis povoados, desde Bacaba até Petrolina, além de fazendas e demais comunidades, que juntas, somam mais de 3750 pacientes.

Secretaria de Saúde, Por Regilson Borges
Foto: Patrícia Araújo





Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 

Tecnologia do Blogger.