Header Ads


PE: Incentivo Adicional: Agentes de Saúde (ACS/ACE) denunciam prefeito por reter recurso e por persegui-los.

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias denunciam perseguição de prefeito, inclusive, demissão em massa. Na foto, sinalizam o "L" de  Labanca, candidato da oposição ao atual prefeito. —  Foto/Reprodução.

PE: Incentivo Adicional: Agentes de Saúde (ACS/ACE) denunciam prefeito por reter recurso e por persegui-los.
Publicado no Conexão Notícia em 22.set.2020.   

Agentes de Saúde | Região Metropolitana do Recife - São Lourenço da Mata: agentes de saúde afirmam que estão sendo perseguidos pelo prefeito Bruno Pereira e declaram apoio ao pré-candidato a prefeito Vinicius Labanca e ao vereador Leonardo Barbosa, conforme publicado no Portal Fala Pernambuco.

Segundo a matéria, o prefeito de São Lourenço da Mata tem o mandato marcado por irregularidades contra os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Em face do amparo a esses agentes, o vereador Leonardo Barbosa tem recebido o apoio desses profissionais.

Segundo a ACS Laudiene Maria, não existe outro político que tenha lutado tanto em favor da categoria como Leonardo. “Passamos por muita coisa durante esse desgoverno de Bruno Pereira e ele foi o único que abraçou nossa causa e lutou junto conosco. Tiveram dias que ficávamos em frente ao Ministério Público aguardando a promotora e Leonardo estava lá conosco, debaixo de sol e comendo pipoca com água”, disse a Agente.

Já para o ACE Ibrahim Almeida, o apoio a Leonardo dá aos Agentes a certeza de que a categoria continuará sendo valorizada e bem tratada pelo Poder Público. 

“Estávamos sendo humilhados e maltratados pela atual gestão. Junto ao Sindicato Metropolitano dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (SIMCACE), Leonardo denunciou as irregularidades e conseguimos a vitória na justiça. Seremos eternamente gratos a ele por tudo que fez por nós”, declarou Ibrahim.

Segundo a matéria, o recente exemplo de perseguição sofrida pelos Agentes é o incentivo adicional que recebem anualmente. O montante está na conta da prefeitura desde dezembro de 2019 e deve ser pago de forma única. Até setembro de 2020, só foi pago uma parcela do ano anterior e não há previsão para o pagamento restante.

VEJA TAMBÉM:

ENTENDA O CASO

Em fevereiro 2017, o prefeito Bruno Pereira demitiu 84 profissionais entre ACS’s e ACE’s, alegando a necessidade de oxigenar o quadro de profissionais da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, contrariando a Lei Municipal 2227/2008 que determina que os profissionais enquadrados devem permanecer no cargo até a criação de uma Seleção Publica.

Em denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi constatado que a demissão foi irregular e Bruno Pereira foi orientado a reintegrar os Agentes de forma imediata. Apesar da determinação, não houve reintegração e o prefeito foi afastado do mandato após ser alvo da Operação Tupinambá, em setembro, sem cumprir a recomendação.

O vice-prefeito Dr. Gabriel Neto assumiu a prefeitura de forma interina e, em outubro, seguiu a determinação judicial da Vara Cível de São Lourenço da Mata e baixou a Portaria nº 036/2017 autorizando os agentes a retornarem aos seus postos de trabalho. 

Fonte: Fala Pernambuco




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Tecnologia do Blogger.