Header Ads


USP diz que manifestação na Av. Paulista reuniu 12 mil pessoas.

   A manifestação aconteceu entre 14h e 16h deste domingo.  —  Foto: Divulgação/Pleno News.

USP diz que manifestação na Av. Paulista reuniu 12 mil pessoas.
Publicado no Conexão Notícia em 30.junho.2025.

Canal no WhatsApp O número foi obtido com base na análise de 34 imagens aéreas por inteligência artificial.
--
-ad3
A manifestação “Justiça Já”, realizada neste domingo (29) na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu aproximadamente 12,4 mil pessoas, conforme estimativa do Monitor do Debate Político do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), ligado à Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common. 

A margem de erro do levantamento é de 1,5 mil para mais ou para menos. O número foi obtido com base na análise de 34 imagens aéreas por inteligência artificial, utilizando o método P2PNet (Point to Point Network), desenvolvido na China por pesquisadores da Universidade de Chequião e da empresa Tencent.

Contagem ocorreu no pico da manifestação

O pico de concentração de público foi registrado às 15h40, no coração da Avenida Paulista, entre os quarteirões mais movimentados da manifestação. A contagem se baseou em cinco imagens selecionadas de drones, que captaram diferentes ângulos da avenida e permitiram uma medição mais precisa. 
--
--ad5
O método, que já vem sendo utilizado em outros eventos públicos no Brasil, é considerado mais confiável do que estimativas visuais feitas por organizadores ou autoridades.

Bolsonaro fala em mudança de rumo político

Durante o ato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou para os apoiadores e destacou que a mudança de rumo político do país dependerá da composição do Congresso Nacional nas eleições de 2026. 

“Não interessa onde eu esteja, aqui ou no além. Quem estiver na liderança vai mandar mais que o presidente da República”, afirmou Bolsonaro, sinalizando a importância de eleger maioria conservadora no Legislativo.

Governadores e aliados marcaram presença

A manifestação contou com a presença de figuras políticas de peso, como os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC) e Cláudio Castro (RJ). Todos se alinham ao campo da direita política e demonstraram apoio público a Bolsonaro. 
-
-G
Além dos chefes de Executivo estadual, participaram também o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e deputados federais como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Coronel Zucco (PL-RS), ambos ligados à base bolsonarista.

Mobilização política e expectativas para 2026

O evento na Paulista reforçou a articulação do campo conservador em torno das eleições de 2026, quando estarão em disputa a Presidência da República, governos estaduais e o Congresso. 

A manifestação buscou não apenas reunir apoiadores, mas também consolidar uma narrativa de mobilização constante, mesmo fora de períodos eleitorais. 

Apesar da expressividade do ato, os organizadores não divulgaram estimativas próprias de público, enquanto a USP seguiu com o monitoramento técnico utilizado em grandes eventos desde 2016.  


Conexão Notícia, com informações do Pleno News.
Edição Geral: CN.
--
-ad52
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.