Urtiga: saiba para que serve e como fazer o chá.
Urtiga: saiba para que serve e como fazer o chá.
Canal no WhatsApp | Entenda os riscos do uso excessivo e efeitos colaterais da planta.
--
--ad5
A urtiga, conhecida cientificamente como Urtica dioica, é uma planta medicinal tradicionalmente usada em tratamentos caseiros.
Popular em várias culturas, ela é reconhecida por ajudar a regular a pressão arterial, equilibrar os níveis de açúcar no sangue e aliviar dores associadas à artrite e ao reumatismo.
Partes utilizadas e formas de consumo
As folhas da urtiga costumam ser aproveitadas para o preparo de chás, enquanto a raiz é encontrada em cápsulas em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.
O consumo deve ser orientado por um profissional de saúde, já que o uso incorreto pode trazer riscos. A planta também recebe nomes como ortiga, urtigão ou urtiga-maior.
-
-G
Diferença entre espécies
Além da Urtica dioica, existe a Lamium album, conhecida como urtiga branca. Embora o nome seja parecido, suas propriedades são diferentes.
Essa espécie é indicada principalmente para problemas ginecológicos, como cólicas menstruais, inflamações no útero e sangramentos.
Para que serve
A urtiga é indicada para:
1. Aliviar os sintomas da artrite
A urtiga tem ação ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo, o que pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite, como dor muscular ou nas articulações.
--
-ad3
Além disso, devido ao seu efeito anti-inflamatório, a urtiga também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrose, gota ou reumatismo.
2. Auxilia no controle da diabetes
A urtiga rica em polifenois com propriedades antidiabéticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a estimular a produção de insulina pelo pâncreas, podendo ser útil para auxiliar no controle da diabetes.
Além disso, a urtiga ajuda a reduzir a absorção de açúcar da alimentação pelos intestinos, o que reduz os níveis de glicose no sangue, ajudando a controlar a diabetes.
--
-ad4
O uso da urtiga não substitui o tratamento médico para diabetes. Veja como é feito o tratamento da diabetes.
3. Diminuir a pressão arterial
A urtiga pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea, pois estimula a liberação de óxido nítrico responsável por dilatar os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua mais facilmente pelas veias e artérias.
Além disso, a urtiga também tem um efeito bloqueador dos canais de cálcio, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos e reduzindo a resistência vascular periférica.
No entanto, é importante ressaltar que o uso da urtiga não substitui o tratamento com remédios para pressão alta, além de dieta adequada e prática de exercícios físicos.
--
-ad52
4. Combater a acne
A urtiga é rica em compostos fenólicos, como potente ação antioxidante e antibacteriana, que pode ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres na pele e a combater a acne.
Além disso, a urtiga ajuda a acelerar a cicatrização da pele com acne, e a reduzir a aparência das cicatrizes na pele.
5. Melhorar a aparência da pele
Devido aos seus efeitos antioxidantes, a urtiga também pode melhorar a aparência da pele e a prevenir o surgimento de rugas, linhas de expressão ou manchas na pele.
--
-ad5
6. Combater a rinite alérgica
A urtiga pode ajudar a combater ou prevenir a rinite alérgica, pois é capaz de bloquear os receptores e a liberação de histamina no corpo, que é responsável pelos sintomas de nariz escorrendo ou entupido ou espirros constantes. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprove esse benefício.
7. Ajudar no tratamento da infecção urinária
O chá de urtiga tem efeito diurético, ajudando a aumentar a eliminação da urina das vias urinárias.
Isso pode ser útil para ajudar a eliminar o excesso das bactérias das vias urinárias e ajudar no tratamento de infecções urinárias, ou até de pedra nos rins.
--
-ad6
8. Fortalecer os ossos
A urtiga é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco, vitamina K e boro que são minerais importantes para os ossos.
Desta forma, a urtiga ajuda a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os ossos, além de prevenir a osteoporose.
9. Auxiliar no tratamento da próstata aumentada
Alguns estudos mostram que a raiz da urtiga pode ser usada para auxiliar no tratamento da próstata aumentada por reduzir a ação de enzimas responsáveis pela produção de testosterona, devido aos flavonoides na sua composição.
--
-ad9
Propriedades da urtiga
Os principais benefícios da urtiga se devem aos polifenóis, flavonoides, vitaminas A, C e K, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio, na sua composição que lhe conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, diuréticas e antidiabéticas.
Embora tenha muitos benefícios para a saúde, a urtiga não substitui o tratamento médico e deve ser usado com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.
Como fazer o chá de urtiga
O chá de urtiga é simples e rápido de fazer e possui vários benefícios para a saúde.
--
-ad3
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 2 xícaras por dia.
Outra forma de usar a urtiga para obter seus benefícios, é na forma de cápsulas que pode ser tomada 1 cápsula de 400 mg, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica.
--
-ad52
Cuidados e contraindicações
Apesar de benéfica, a urtiga pode causar efeitos colaterais se consumida em excesso, como dores abdominais, diarreia, coceiras e até crises de hipoglicemia ou queda de pressão.
É contraindicada para grávidas, lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca ou renal. Por isso, o consumo deve ser moderado e sempre acompanhado por orientação profissional.
Fonte: Conexão Notícia com informações de Tua Saúde.i
--
-ad4
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!