Header Ads


+Coronavírus pode sobreviver em superfícies por até 3 dias, diz estudo

Lavar as mãos ajuda a reduzir o risco de transmissão docoronavírus. — Foto: Reprodução Martin Slavoljubovski/Pixabay.  

Coronavírus pode sobreviver em superfícies por até 3 dias, diz estudo
Revista GALILEU

No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para entender todas as possíveis vias de transmissão do Covid-19.

Um estudo publicado no dia 11 pelo periódico científico medRxiv concluiu que o Covid-19 — que já atinge quase 130 mil pessoas e já matou mais de 4,7 mil no mundo — pode sobreviver no ar por diversas horas e, em algumas superfícies, por até três dias. 

Segundo a agência de notícias Associated Press, os pesquisadores — vinculados a universidades e entidade de saúde dos Estados Unidos — chegaram a essa conclusão após usar um nebulizador para lançar no ar amostras do vírus, como se uma pessoa infectada tivesse tossido. 

Os resultados mostraram que o coronavírus pode ser detectado no ar por até três horas. Em superfícies de cobre, esse tempo chegou a quatro horas; em papelão, 24 horas; e em plástico e inox, de dois a três dias.  

O estudo ainda precisa ser concluído, mas os autores consideram que os achados são relevantes. "É um trabalho sólido que responde a perguntas que as pessoas estão fazendo", disse à AP Julie Fischer, professora da Universidade Georgetown que faz parte do time da pesquisa. 

Os autores ponderam, contudo, que esse trabalho não significa que o vírus pode ser transmitido pelo ar — isso ainda precisa ser confirmado em novos testes. "O que precisamos fazer é lavar as mãos e estar conscientes de que pessoas infectadas podem ter contaminado superfícies", orienta Fischer. 


Fonte: Revista GALILEU / Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, Publicado em 17/03/2020.


Tecnologia do Blogger.