Header Ads


Faculdade argentina cancela palestra de Moro após críticas nas redes sociais

A faculdade de direito da Universidade de Buenos Aires (UBA) cancelou um evento virtual que teria como principal orador Sergio Moro. —  Foto/Reprodução.  


Faculdade argentina cancela palestra de Moro após críticas nas redes sociais
Fonte:  Gauchazh —  Publicado no  CN em 29.maio.2020. 

Brasil  -  Debate com ex-ministro, previsto para o dia 10 de junho, tinha como tema "o combate à corrupção, a democracia e o Estado de direito"

A faculdade de direito da Universidade de Buenos Aires (UBA) decidiu cancelar um evento virtual que teria como principal orador o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, horas depois de divulgá-lo em sua página oficial e nas redes sociais.

No flyer, a palestra é descrita como um debate sobre "o combate à corrupção, a democracia e o Estado de direito" e Moro é apresentado como "juiz da República Federativa do Brasil", omitindo sua passagem pelo governo de Jair Bolsonaro e o fato de hoje ele ser ex-juiz. O evento ocorreria no próximo dia 10 de junho.

O convite a Moro havia sido feito pelo Centro de Estudos sobre Transparência e Luta, vinculado ao ex-presidente Mauricio Macri e a seu partido, o PRO.



O assunto viralizou rápido nas redes, causando muita reação negativa por parte de lideranças políticas de esquerda ou ligadas ao kirchnerismo – corrente do peronismo hoje no poder, com o presidente Alberto Fernández e a vice, Cristina Kirchner.

Deputados e ministros se manifestaram. Um deles foi a titular da pasta da Mulher, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, que postou: "Compartilho o repúdio a essa atividade, em uma universidade pública em que se deve formar as pessoas para a defesa do Estado de Direito e das garantias constitucionais".
A embaixadora da Argentina na Rússia, Alícia Castro, afirmou que Moro "é o emblema da manipulação da Justiça com fins partidários e o responsável pelo 'lawfare' que foi provocado, sem provas, contra o ex-presidente Lula da Silva".


Menções à prisão de Lula predominaram nas notas de repúdio e nas postagens, tanto de lideranças políticas como de internautas.

VEJA TAMBÉM:
CONACS e FENASCE debatem a situação dos ACS/ACE no enfrentamento da Covid-19
Faculdade argentina cancela palestra de Moro após críticas nas redes sociais
Bolsonaro diz que PF não obedecerá nenhuma ordem ilegal de Moraes e Celso de Melo
Ministros revogam portaria de Moro e Mandetta que ameaçava direitos fundamentais
Ives Gandra: “não encontrei na constituição nada que justifique um ministro do STF..."
Prefeitura de BH alerta para golpe: falsos enfermeiros oferecendo testes para Covid-19 
Brasileiros criam petição por impeachment de Moraes
Bolsonaro convoca ministros e prepara reação contra o STF
+“Só Deus sabe o que passei”, diz Sikêra Jr. após se recuperar da Covid-19
Deputados bolsonaristas pedem impeachment de Moraes depois de operação 
EMOCIONANTE: Idosa desempregada acha R$ 1.140 e vai a pé devolver
Moro quer identificar os “autores” de uma suposta “rede de fake news e de ofensas...”
Roberto Jefferson, Luciano Hang, Douglas Garcia e Terça Livre são alvos da PF

A deputada governista Julia Perié, disse: "A faculdade de direito da UBA está propondo essa atividade com aquele que mandou prender Lula por suposições, não permitindo que fosse candidato, e logo depois assumiu como ministro de Justiça de Bolsonaro. Vem para falar de corrupção. Uma vergonha!".

Depois da chuva de críticas, a UBA anunciou que a atividade estava cancelada.



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.