Header Ads


Câmara dos Deputados: CONACS e FENASCE debatem a situação dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) no enfrentamento da Covid-19.

 Audiência pública interativa com a participação parlamentar e representação dos Agentes de saúde do Brasil. —  Foto/Reprodução.  


Câmara dos Deputados: CONACS e FENASCE debatem a situação dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) no enfrentamento da Covid-19.
Fonte:    Conexão Notícia com informações da Câmara dos Deputados —  Publicado no  CN em 02.jun.2020.  


Agentes de Saúde -  A CONACS - Confederação Nacional das Associações dos Agentes Comunitários de Saúde e a FENASCE - Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, representados por seus diretores, respectivamente: Ilda Angélica Correia e  Luiz Cláudio Celestino debateram, em audiência pública (com participação interativa, ou seja, online) realizada pela Câmara dos Deputados, sob o título "A Atenção Básica e os Agentes Comunitários de Saúde na Covid-19." A situação dos Agentes de Combate às Endemias também foi colocada em evidência pelas citadas representações.


VÍDEO: Ilda Angélica, durante  interação com a Câmara dos Deputados. 

A mesa foi presidida pelo deputado Antônio Brito (PSD-BA).

Além da representação das citadas categorias, foram convidados para o referido debate:
- a diretora substituta do Departamento de Saúde da Família, Larissa Gabrielle Ramos;
- o Oficial Nacional de Geração e Análise de Dados para a Promoção do Trabalho Decente da OIT, Dr. José Ribeiro Soares Guimarães;
- a vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Cristiane Martins Pantaleão; e
- a assessora técnica do Conass, Maria Jose Evangelista.

VEJA TAMBÉM:

Desrespeito a agentes de saúde pode prejudicar combate ao coronavírus
[CURSO NOVO] Manejo Clínico da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde
Agentes comunitários cobram pagamento de auxílio do Governo Estadual
Agente de Saúde testou positivo para Covid-19 e denuncia que é obrigada a trabalhar 
Agentes de saúde realizam distribuição de máscaras de tecido para população
SINTRACE-MT faz articulação sobre Certificações, Piso, Incentivo, PMAQ, PQA-VS e...
Agente de combate às endemias morre vitima da Covid-19
Quanto vale um profissional de saúde, se ela é essencial?
Covid-19: Brasil já é o segundo com maior número de curados
RS: Agentes comunitários de saúde ajudam comunidade na prevenção ao coronavírus
Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador e 10 estão contaminados 
COVID-19: Monitoramento dos casos de infecção de ACS/ACE 

Perguntadas antecipadamente apresentadas, por meio do sistema interativo da Câmara dos Deputados, por ordem apresentada no painel. 

Atenção, as mensagens enviada no momento da Audiência, estão logo após este primeiro bloco.

Samuel Camêlo,
"Nessa semana fizemos uma matéria sobre a morte de 13 agentes de saúde (ACS/ACE). A cada dia há novos óbitos. As prefeituras, além de negar os EPI's, também negam testes rápidos, afirmando que a categoria não tem direito, como disse Débora Costa, secretária de saúde Caicó/RN. O que está havendo?"
19:55, 30/05/2020;

Marcelo P. da Silva
"Quando teremos uma padronização das atividades e material de proteção individual para as funções de ACS e ACE? Os municipios continuam a exigir o trabalho e não estão nos dando condições."
18:16, 31/05/2020;

Genaldo Sousa ACE,
Precisamos que o Ministério da Saúde reformule o iten no plano de contigencia ao covid 19 no que diz respeito aos EPI'S dos ACS.
às 13:00, 31/05/2020;

Claudia Almeida
Porquê o Governo Federal ainda não fez um levantamento dos valores que são depositados no fundo a fundo de saúde epara os ACE e ACS e São desviados pelos GESTORES, além das contratações PRECARIZADA com objetivos eleitoreiros. A falta de CUMPRIMENTO das leis FEDERAIS nós Municípios . Federalização já
17:57 31/05/2020;

Leumaci Silva,
Os agentes de saúde vao ter direito a esses 40% de insalubridade durante essa pandemia?
 às 08:30 31/05/2020;

Claudia Almeida,
Porque não se fez uma Denuncia ao MINISTRO DA SAÚDE E ao PRESIDENTE da REPUBLICA que os valores do Governo Federal enviado ao fundo a fundo dos municípios são desviados pelos GESTORES , os profissionais trabalham sem EPIs e com CONTRATOS CLT e que estão se apropriado Indébitamente dos valores.
 às  18:01 31/05/2020;

Roberto Lourenço
Gostaria de sugerir que fosse revisto o cálculo do quantitativo de ACE por município. Que esse cálculo fosse feito por campanhas individuais e não o somatório delas. Um ACE só pode fazer uma campanha por vez. Aqui em Canindé-Ce, estamos localizados dentro das UBS, uma equipe e um supervisor.
 14:13 01/06/2020;

Arielson Gomes Modesto
Boa noite, porque não é mandado verba para saneamento em Nova Cruz RN
19:33 29/05/2020

Adriano Paulo da Silva
Os agentes de saúde estão inclusos no congelamento salarial
00:11 31/05/2020

Fabio Santos Santos
Nós ACE , fazemos os mesmos serviços do pessoal da Funasa e a renomeação é diferente? Se os produtos tóxico é o Memo.
15:25 01/06/2020

Ivando Antunes da Silva,
Até quando o Projeto de Lei que institui os ACS e ACE como profissionais de saúde? Está parado na comissão até hoje...
 22:44 01/06/2020

Janilson Souza Glória,
Ola bom dia pessoal,porque sempre vem um fardamento de péssima qualidade e porque nos ainda não somos valorizados a altura do nosso trabalho desenvolvido na nossa cidade"Natal/RN,e porque somos uma classe de servidores tão sofrida e ainda não respeitada? 
 06:28 02/06/2020

Sacsrat Alto Turi
Alguns municípios estão aumentando o percentual de insalubridade dos profissionais de saúde da linha de frente do Covid, e outros estão dando gratificações ,muitos desses municípios estão deixando os acs de fora desses benefícios, Deputado veja o que se pode fazer diante de todo esse descaso.
11:00 02/06/2020

Sacsrat Alto Turi
Deputado por favor interceda junto ao ministério da saúde para que possam incluir no plano de cotigencia ao Covid 19, medidas que visem ao gestor , dar melhores condições de trabalho aos Agentes de saúde, não está sendo facil todosbos dias e uma queda de braço com gestor.
11:04 02/06/2020

LUIS CLAUDIO CELESTINO DE SOUZA,
A NÃO Participação da FENASCE ( FEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS) NESSA Audiência Pública , Só comprova mais um ato Sorrateiro e sem Democracia por parte dos membros dessa Comissão Especial.
 11:09 02/06/2020.

LUIS CLAUDIO CELESTINO DE SOUZA
Essa AUDIÊNCIA É PÚBLICA OU É PARTICULAR DOS DEPUTADOS (ANTÔNIO BRITO. CARMEM ZANOTTO E O PRESIDENTE DA COMISSÃO - DEP. LUIZINHO?
11:11 02/06/2020

FLAVINEY ALMEIDA PEREIRA
Boa tarde, gostaria de saber como está o andamento do PL que reconhece o ACS e ACE como profissionais de saúde ,tendo em vista que os municípios em sua grande maioria não reconhece esses profissionais de tamanha relevância para o Enfrentamento ao COVID 19.
11:57 02/06/2020

Antonio Cruz Cruz
Eu sou de Pedreiras no Maranhão, e o que se tem visto é um descaso com os ACSs , porque estamos indo combater a covid19 sem as condições adequadas.
11:51 02/06/2020

Juliana
DENÚNCIA!! Nós, agentes de combate a endemias (ACEs) de Porto Alegre, estamos na iminência de sermos demitidos em plena pandemia. Somos trabalhadores de uma empresa pública de direito privado, o IMESF, à qual prestamos concurso público em 2012. A Lei de Criação do Instituto foi julgada no Supremo.
11:35 02/06/2020

SINDICATO SASES
Temos municípios que os coordenadores estão exigindo que os ACS e ACE cumpram as metas e muitas vezes sem os EPIs adequados e o mais gritante que temos ACS e ACE nos grupos de riscos e que os gestores ainda não tomaram a decisão de afasta-los.
00:17 02/06/2020

Maria do Socorro Costa Rodrigues
Gostaria de saber porque ACS não é considerado profissional da saúde? Pois eu estava com sintomas de covid 19, fui em busca de atendimento, num hospital do SUS, mas não foi coletado material para exames, pois eu não me encaixava nos critérios.
17:55 01/06/2020

Lina Lauane de Melo Moreira.
Por que na cidade de Pedreiras MA, estamos sendo obrigados a trabalhar com EPI's de péssima qualidade? Muitos ACE'S / ACS's já adoeceram... Tendo às vezes que pagar para realizar seus exames.
 14:58 01/06/2020

Vicnte de Paula da Silva
Gostaria de propor ao MS a criação de uma comissão nacional formada por representantes ACS e ACE de cada estado da federação e DF, prol fiscalização e acompanhamento das verbas destinadas a saúde de cada ente federativo do Brasil, mesmo sabendo que é competência do CNS, CES, CMAS e Soc. Civil.
18:58 31/05/2020

Nivaldo Nascimento da Silva 
O que os governos federal estadual e Municipal tem feito em favor do dos ACS e ACE ?
 08:58 31/05/2020

EMERSON GOMES DA SILVA 
O munícipio de Novo Oriente do Piauí, está tratando os ACE igual a animais , onde nos estalou em uma Sede que nao tem energia elétrica, água potável. Sabendo que os Profissionais da saúde hoje , estão na linha de frente na pademia pq nao executar uma fiscalização nos Municípios ?
08:38 31/05/2020

Leocides Jose de Souza
Goiás participando da audiência pública, acompanhei a trajetória do nosso presidente da FENASCE durante sua luta contra o COVID-19 lamentamos que dezenas de outros ACE e ACS não tiveram a mesma sorte que nosso presidente.
12:28 02/06/2020

Cristiane Eleuterio Freire Ibiapino
Boa tarde, sou Ace Cristiane Freire, de Tianguá-Ce, a minha pergunta ao Presidente e os membros da Comissão, se convidaram os representantes da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde? Pois, todas as ações referentes aos ACE's, são de responsabilidade dessa secretária.
Temos que saber quais as ações que o Ministério da Saúde, tem em relação a retomada dos trabalhos das endemias, pois, hoje todas as ações são relacionadas ao COVID 19, enquanto estão esquecendo as Arboviroses e demais endemias que a nossa categoria faz no seu dia a dia.
12:27 02/06/2020


Participações pelo Chat do sistema interativo da Câmara


Rosangela Souza: *DENÚNCIA!!* Nós, agentes de combate a endemias (ACEs) de Porto Alegre, estamos na iminência de sermos demitidos em plena pandemia. Somos trabalhadores de uma empresa pública de direito privado, o IMESF, à qual prestamos concurso público em 2012. A Lei de Criação do Instituto foi julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) e considerada inconstitucional. A seguir, não houve qualquer boa vontade da gestão municipal em nos absorver, gerando essa situação de demissão. Somos menos de 100 ACEs para uma cidade em que o mínimo necessário previsto, devido à área e à população, seria de 350 agentes. Essa demanda, porém, nunca foi respeitada. O cargo de ACE foi criado na administração direta do município usando uma legislação paralela, sendo que o Executivo de Porto Alegre já possui uma legislação específica para os seus servidores. O Processo Seletivo está em andamento com a oferta de uma vaga de ACE, desresponsabilizando o gestor de cumprir com o mínimo para suprir as necessidades da Capital. 18:55 01/06/2020

Dayane Abelhinha:
Nós, agentes de combate a endemias (ACEs) de Porto Alegre, estamos na iminência de sermos demitidos em plena pandemia.
Somos trabalhadores de uma empresa pública de direito privado, o IMESF, à qual prestamos concurso público em 2012. A Lei de Criação do Instituto foi julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) e considerada inconstitucional. A seguir, não houve qualquer boa vontade da gestão municipal em nos absorver, gerando essa situação de demissão.
Somos menos de 100 ACEs para uma cidade em que o mínimo necessário previsto, devido à área e à população, seria de 350 agentes. Essa demanda, porém, nunca foi respeitada.
O cargo de ACE foi criado na administração direta do município usando uma legislação paralela, sendo que o Executivo de Porto Alegre já possui uma legislação específica para os seus servidores. O Processo Seletivo está em andamento com a oferta de uma vaga de ACE, desresponsabilizando o gestor de cumprir com o mínimo para suprir as necessidades da Capital. 09:38 02/06/2020


Genaldo Sousa ACE
Os ACS E ACS precisam dos EPI'S completos para poder enfrentar a Pandemia, o Ministerio da Saúde so diz que pra os profissionais ACS é apenas uma mascara. 09:40 02/06/2020

Genaldo Sousa ACE
Precissamos de uma reformulação no plano de contigenciamento tanto para os EPI'S, quanto na forma de trabalho. Pois muitos gestores Municipais no pais não estão dando segurança a esses profussionais que são essencias e podem ser decisuvis nesse combate. Muitos ja perderam a vida, quantos mais teremos que perder, não podenos perder nenhuma vida que trabalaha salvando vidas nessa pandemia. 09:44 02/06/2020

Fabiana Silva
Gostaria que nós ACS E ACE fossemos tratados como peofissional de saúde igial aos outros pois estamos na linha de frente e não somos tidos como essênciais pelo menos por parte da nosssa gestão. Falo isso porque o tratamento para médicos, enfermeiros São difetenciados dos nossos isso dá uma indignação terrível. O que pode ser feito para que esse canário mude? 10:56 02/06/2020

Julia
É necessário haver uma padronização dos equipamentos de proteção individual para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). O Plano de Contingência desenvolvido pelo Ministério da Saúde prevê apenas uma máscara para os ACS enfrentarem a Pandemia Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde referência em síndrome gripal e Covid-19. 11:03 02/06/2020

Claudemir Menezes Menezes
Somos ACS estamos na linha de frente para ser preciso sempre estamos,somos nós que fazemos o elo entre a comunidade e o serviço de saúde. 11:04 02/06/2020

Marcelo P. da Silva: DENÚNCIA: ESTÃO EVITANDO A PARTICIPAÇÃO DA FENASCE NO EVENTO! O QUE ESTÃO ESCONDENDO? UMA FEDERAÇÃO TÃO IMPORTANTE E ESTÃO IMPEDINDO DA MESMA PARTICIPAR. 11:04 02/06/2020

Claudemir Menezes
Precisamos de Epis e que o mesmo seja fornecido em quantidade suficiente para desempenharmos nossas atividades com segurança com isso levar mais saúde para nossa comunidade para nós trabalhadores e para nossos familiares 11:06 02/06/2020

Vanessa Ferreira
Um tema de tão relevante importância teria que ter a participação de todas as entidades que fazem a defesa dos ACS e ACE do Brasil. Total repúdio à exclusão da Fenasce da participação desta audiência pública. 11:16 02/06/2020

Vanessa Ferreira
Um tema de tão relevante importância teria q ter a participação de todas as entidades que fazem a defesa dos ACS e ACE do Brasil.Total repúdio à exclusão da Fenasce da participação desta reunião 11:17 02/06/2020

FLAVINEY ALMEIDA PEREIRA
Bom dia, bom dia sou FLAVINEY ALMEIDA PEREIRA PRESIDENTE DO SINDACSE RORAIMA, gostaria de saber porque a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DOS AGENTES COMBATE AS ENDEMIAS (FENASCE), 11:18 02/06/2020

Vandreia Martins
*DENÚNCIA!!* Nós, agentes de combate a endemias (ACEs) de Porto Alegre, estamos na iminência de sermos demitidos em plena pandemia. Somos trabalhadores de uma empresa pública de direito privado, o IMESF, à qual prestamos concurso público em 2012. A Lei de Criação do Instituto foi julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) e considerada inconstitucional. A seguir, não houve qualquer boa vontade da gestão municipal em nos absorver, gerando essa situação de demissão. Somos menos de 100 ACEs para uma cidade em que o mínimo necessário previsto, devido à área e à população, seria de 350 agentes. Essa demanda, porém, nunca foi respeitada. O cargo de ACE foi criado na administração direta do município usando uma legislação paralela, sendo que o Executivo de Porto Alegre já possui uma legislação específica para os seus servidores. O Processo Seletivo está em andamento com a oferta de uma vaga de ACE, desresponsabilizando o gestor de cumprir com o mínimo para suprir as necessidades da Capital. 11:28 02/06/2020
Diego Reis: Aqui em caxias-ma estamos sem EPIs...sem incentivos pra atenção básica 11:28 02/06/2020

Sindicato dos agentes comunitários de saúde sindicato: Regional de Barra do Corda-MA, presente 11:30 02/06/2020

Genaldo Sousa ACE
Os mais de 300 mil ACS e ACE não tem uma padronização das atividades e material de proteção individual para as funções. Os municípios continuam a exigir o trabalho mas não dão proteção necessária, pois alegam que o Ministério da Saúde, não tem uma definição clara sobre nós. 11:33 02/06/2020

Vanessa Ferreira
padronização da aitividadfe emtempos de pandemia 11:33 02/06/2020

Juliana
*DENÚNCIA!!* Nós, agentes de combate a endemias (ACEs) de Porto Alegre, estamos na iminência de sermos demitidos em plena pandemia. Somos trabalhadores de uma empresa pública de direito privado, o IMESF, à qual prestamos concurso público em 2012. A Lei de Criação do Instituto foi julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) e considerada inconstitucional. A seguir, não houve qualquer boa vontade da gestão municipal em nos absorver, gerando essa situação de demissão. Somos menos de 100 ACEs para uma cidade em que o mínimo necessário previsto, devido à área e à população, seria de 350 agentes. Essa demanda, porém, nunca foi respeitada. O cargo de ACE foi criado na administração direta do município usando uma legislação paralela, sendo que o Executivo de Porto Alegre já possui uma legislação específica para os seus servidores. O Processo Seletivo está em andamento com a oferta de uma vaga de ACE, desresponsabilizando o gestor de cumprir com o mínimo para suprir as necessidades da Capital. 11:34 02/06/2020

Roberta Patrícia Camargo
Estamos divulgando! Mas, fica registrado a NÃO Participação da FENASCE! 11:34 02/06/2020

Vanessa Ferreira
padronização da atividade dos acs e ace, em tempos de pandemia; fornecimento de EPI's completo; testagem para todos os profissionais; reconhecimento da profissão de acs e ace; suspensão do cadastramento, pelo menos, até o final do ano; garantir o pagamento do piso salarial, inclusive para o ano de 2021 e subsequentes; pagamento de adicional de insalubridade, em percentual maximo; 11:38 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA PARÁ OS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS, NÃO RECEBEM O ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO MUNTO GRANDE COM ESSES PROFISSIONAIS DE LINHA DE FRENTE DA SAÚDE 11:40 02/06/2020

Rodrigo Buarque
Bem, vale aqui ressaltar que na qualidade Gestor Municipal de Saúde tenho priorizados nossos ACS e ACE em tudo o que diz respeito a segurança do trabalho. E temos esse trabalho por entender que o maior elo entre a nossa gestão e a comunidade são eles. Então existe gestores que realmente dá o devido valor a categoria. 11:41 02/06/2020

Vanessa Ferreira
O evento está sendo muito divulgado, aqui em Sergipe. Mas, nao podemos deixar de citar que a FENASCE, enquanto entidade de defesa da categoria, NÂO FOI CONVIDADA e, restou claro que o objetivo era excluir a entidade dos diálogos. Vanessa - Itabaiana/SE 11:41 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
quem não é visto não é notado 11:41 02/06/2020

sindicato dos agentes comunitários de saúde sindicato: .
Dra Marcia suas literaturas acerca dos ACS tem tido uma importacia excelente na produção de artigos no tocante ao ACS. obrigada 11:44 02/06/2020

Neto de Sousa
Bom dia eu sou ACE no Amazonas gostaria de saber qual atitude do MS na questão das mortes dos profissionais o que o MS vai fazer sobre essa situação 11:46 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
VC FALOU EM BELÉM, ANANINDEUA É UMA CIDADE QUE FAZ PARTE DA REGIAÕ METROPOLITANA DE BALÉM TIVEMOS 02 ACS DO GRUPO DE RISCO QUE FORAM A OBITO E ATÉ AGORA NADA SE FOI FEITO E POR ENCRIVEL QUE PAREÇA O PREFEITO FEZ UM DECRETO CONVOCANDO TODOS OS SERVIDORES DO GRUPO DE RISCO, PARA VOLTAR AS SUAS ATIVIDADES NORMAIS 11:51 02/06/2020

Roberta Patrícia Camargo
A tempo Dra. Elane Alves de Almeida, não trabalha mais na CONACS! 11:56 02/06/2020

sindicato dos agentes comunitários de saúde sindicato
Comungamos com vc companheira Jesabel, aqui em Barra do Corda-MA, o prefeito fez a mesma coisa, como lidar com essa situação?? 11:57 02/06/2020

Roberta Patrícia Camargo
Lamentável, Ilda Angelica de não reconhecer as demais entidades representativas! Somos muitos respeitosos com a Conacs, portanto não recebemos o mesmo tratamento por parte da entidade que vc preside! 11:59 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
DIFICIL AMIGA, JA REUNIMOS COM O SECRETARIO O SECRETARI DE SAÚDE QUE CONVERSOU COM O PREFEITO, E VAI REVOGAR O DECRETO HJ 12:00 02/06/2020

Sindicato dos agentes comunitários de saúde sindicato
Aqui protocolamos um requerimento, mais até agora nenhuma resposta!! 12:01 02/06/2020

Patrícia Rosa de Oliveira
O Município de São Bernardo do Campo forneceu máscara N95, Face Shield, álcool gel para TODOS os Agentes Comunitários de Saúde. 12:06 02/06/2020

Patrícia Rosa de Oliveira
São Bernardo do Campo também realizou testes para investigação do COVID em TODOS os funcionários, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde 12:06 02/06/2020

Raimundo Nonato
Sou nonato acs de teresina piaui 12:08 02/06/2020

francisco williames Araujo
A CONACS nos representa. Teresina Pi. Precisamos fazer a testagens nos ACE E ACS, precisamos de uma forma padronizada a nível nacional das atividades e dos EPI’S desses profissionais 12:09 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
SOU JESABEL ALMEIDA DE ANANINDEUA PARÁ/ A CONACS ME REPRESENTA 12:12 02/06/2020

Raimundo Nonato
Sou nonato acs de teresina piaui: gostaria de saber posição da conacs com relação aos governadores no sentido de cobra-los o apoio outrora prometido aos agentes de saúde porém nunca cumprido ; sobretudo neste momento tão complicado. Recurso a gente sabe que tá transbordando. 12:14 02/06/2020

Patrícia Rosa de Oliveira
São Bernardo do Campo elaborou Nota Técnica para orientação das ações dos Agentes Comunitários de Saúde, possibilitando organização dos fluxos exclusivamente desses importantes profissionais da Atenção Básica. 12:17 02/06/2020

Nilza Sousa
Nilza acs de Tuntum-ma 12:17 02/06/2020

Roberta Patrícia Camargo
Sra. Maria José, peço por gentileza que a verifique a postura inadequada da Débora Costa (Secretária de Saúde do Município de Caicó/RN) no ataque ♥ a todos os ACSs e ACEs. Pedimos providências urgente .... 12:24 02/06/2020

Deny Leopoldino
O maior problema é que, as Informações são sempre repassadas de forma errônea, a Base somos nós ACS que sabemos onde estão os problemas,. só que não nos escutam, só vão acreditar quando as coisas estão dando errado e precisam de nós para conseguir uma solução... e de imidiato! 12:24 02/06/2020

Nilza Sousa
precisamos de mais apoio por partes dos gestores com melhoria na condição de trabalho com epi's, tambem nos incluindo na lista de insalubridade pos somos os primeiros a ter contato com o paciente infectado pelo o Covid-19. Tuntum-ma 12:25 02/06/2020

Deny Leopoldino
As secretarias de saúde se preocupa com a parte curativa e deixa a parte de prevenção para ultimo caso. e a Atenção Básica Precisa é de estrutura porque, orientações não conseguem resolver tudo sem as condições necessárias. 12:27 02/06/2020

Marcelo P. da Silva
Parabéns a FENASCE, trabalho excelente dessa Federação. Obrigado presidente Cláudio, prova viva que é possível vencer o COVID 19 12:28 02/06/2020

Vanessa Ferreira
Parabéns, Claudio! Vc tem realizado um importante trabalho, em defesa dos ACS e ACE do Brasil, através da FENASCE. Sou ACS de Itabaiana/SE e a FENASCE me representa! 12:33 02/06/2020

Roberta Patrícia Camargo
Parabéns, Luis Claúdio fala excelente! Fenasce mandando a letra não fazendo média, mas colocando a categoria como protagonista. 12:34 02/06/2020
JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA: O MINISTÉRIO DA MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO 12:36 02/06/2020

Tancleide Alves
É percebivel que essas orientaçoes do CONASS E CONASEMS,NAO CHEGA NOS SECRETARIOS DE SAUDE,POIS OS MESMOS FAZEM O QUE SUA VONTADE DETERMINA. 12:39 02/06/2020

Vania Santos
Parabéns, Cláudio sempre nos representando 👏👏👏👏👏 falou tudo o que está acontecendo de verdade no nosso país! 12:39 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
VERDADE, OS SECRETARIOS DE SAÚDE SÓ OLHA PARA SEUS UMBIGOS E SE LIXAM PARA OS SERVIDORES 12:40 02/06/2020
JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA: NOBRE DEPUTADO TEM QUE FAZER UM PROJETO DE LEI BEM AMARRADO, POIS JÁ TEMOS UMA LEI QUE GARANTE A INSALUBRIDADE PARA ACS E ACE, PORÉM REMETE AOS MUNICIPIOS FAZER O LAUDO TECNICO E NISSO ACABAMOS FICANDO REFÉM DOS PREFEITOS. 12:43 02/06/2020

Genaldo Sousa ACE: O que seria do sistema único de saúde se não fosse os ACE e ACS na linha de frente, 12:45 02/06/2020

Tancleide Alves
os municipio que recebem,so consegue 20 por cento 12:46 02/06/2020
sindicato dos agentes comunitários de saúde sindicato: Os sindicatos Deputada, tem arcado com a compra de EPIs para seus associados, para não ve-los anteciparem o contagio ao COVID-19!!! 12:46 02/06/2020

Tancleide Alves
isso mesmo deputada! 12:48 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
TU QUERIA ACABAR COM NOSSA CATEGORIA ISSO SIM, AFERIR PA É FUNÇÃO DOS TECNICOS E AUXILIAR DE ENF. 12:49 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
OUTRA COISA NÃO, E SIM TECNICO EM AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE 12:50 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
RICARDO BARROS QUERIA A EXTINSÃO DA GATEGORIA 12:52 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
#FORARICARDOBARROS 12:53 02/06/2020

Deny Leopoldino
DEP. RICARDO BARROS, NÃO TEMOS COMO DAR CNTAS DE SERVIÇOS DE ACS E TEC. ENFERMAGENS NÃO. O SENHOR SABE O QUE É O SERVIÇO DE UM ACS? 12:54 02/06/2020

sindicato dos agentes comunitários de saúde sindicato
Dep. Ricardo Barros o sr. não entendeu as falas até agora, a metade dos ACSs não estão em casa, estão nas casas dos brasileiros, e de forma extremamente precaria!!! 12:56 02/06/2020

Rosa Grangeiro
Se não temos EPIs de qualidade alem de nos contaminar contaminamos nossa comunidade e nossos familiares 12:58 02/06/2020

Vanessa Ferreira
primeiramente: que seja aprovado o PL que diz que os acs e ace são sim, profissionais de saúde. Segundamente: curso técnico em ACS e ACE. Agente e técnico de enfermagem tem atribuições totalmente diferentes, com o memso grau de importância na equipe. 13:09 02/06/2020

Francisca Costa
Sou agente de Saúde de Caxias Ma e aqui eles não estão seguindo nenhum protocolo. Eu mesma escutei da bica de um médico. Ele disse não sabemos o que fazer estamos totalmente sem rumo 13:32 02/06/2020

Cristiane Eleuterio Freire Ibiapino
O problema hoje no Brasil é um pais, a deriva, sem um Presidente comprometido com essa PANDEMIA e um Ministério da Saúde sem Ministro e nesse contexto, estamos enxugando gelo. 13:33 02/06/2020

Francisca Costa
Pessoas estão indo nas ubs ou na upa e voktam sem receita. E quando aoenas com recomendações pra ficar em casa beber líquido e tomar paracentamol 13:33 02/06/2020

Francisca Costa
Isso aconteceu comigo. Eu e minha familia estamos em isolamento. Testamos positivo mas não estanos tendo assistencia . Sorte que um.medico amigo da famimia prontamente twm cuidado de nós 13:35 02/06/2020

Francisca Costa
Nao acho que o ministerio da saúde esteja falhado. Os givernadors e orefeitos receberam autonomia para executar suas ações. O Gov Federal tem repassado os recursos. Mas infelizmente eles não estão sendo gerenciados da forma como deveria 13:37 02/06/2020

Elenilton Pereira pinto
sou ace tem que aumenta a porcentagem da issalubridade do ace e acs de 20% para 40% o risco e grande agora sua exelencia e da mesa de comissões 13:38 02/06/2020

Cristiane Eleuterio Freire Ibiapino
Elenilton a Lei Federal 13.342/2016, é bem claro tem que ter o LTCAT e a PPP, são esses os documentos que nos garante a porcentagem correta e para isso o Médico, Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho estão aptos para fazer esse trabalho. 13:48 02/06/2020

Norman Bomfim
Boa tarde a todos! 13:54 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
REMETE AOS MUNICIPIO 13:59 02/06/2020

IVETE MARIA LORENZI
Se o País está a deriva não é por culpa de presidente, deputado prefeito ou qualquer desculpa que nos servidores de saúde independente do vinculo, usamos para não fazer a nossa parte, e fácil olhar seu umbigo, ir atrás dos nosso direitos, ou direitos da nossa classe, e o direito das pessoas que nos deixamos de atender, quando usamos nosso tempo procurando culpados e falhas, ao ínvies de ver oque dentro do que achamos que esta errado, ver e fazer soluções. Estamos sempre fazendo tudo igual e queremos resultados diferentes. 14:00 02/06/2020

Henio Dantas Marques
Os agentes de saude tem q ser visto com mais valores. Precisamos de EPIS para trabalhar 14:06 02/06/2020

Francisca Costa
Aqui em Caxias Maranhão não temos Epi. Eu estou com covid e toda minha família 😭 14:09 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA: KD A DRA. ELAINE ALVES. GENTE ELA NÃO VAI FALAR? 14:14 02/06/2020

Tancleide Alves
to ansiosa para ouvi la 14:15 02/06/2020

JESABEL ALMEIDA DE MELO SILVA
POIS É MAIS PELO QUE TO VENDO, SEI NÃO 14:16 02/06/2020

Luciana Mae: vocês tem como obrigar os prefeitos que não pagam insalubridade a pagarem? Porque no meu município nós ACS não o recebemos insalubridade por que o prefeito fala que nós não temos direito de receber a nossa insalubridade. 14:41 02/06/2020

Tancleide Alves
Obrigada comissão externa!!somos gratos 14:53 02/06/2020


Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!



VÍDEO EM DESTAQUE:


Secretária de saúde de Caicó, Déboa Costa faz as declarações que provocaram indignação nacional dos agentes de saúde. Assista ao vídeo acima!  



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.