Redes Sociais

Header Ads

JM Bahia: Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador e 10 estão contaminados.

Jacome Eduardo Brito, de 55 anos, era asmático. Ele estava internado em um hospital da rede particular desde o dia 15 de maio. —  Foto/Reprodução.  


JM Bahia: Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador e 10 estão contaminados.    
Fonte:  Jornal da Manhã/G1—  Publicado no  CN em 29.maio.2020. 

Coronavírus - Um agente de endemias de Salvador morreu na terça-feira (26), após ser infectado pelo coronavírus. Jacome Eduardo Brito, 55 anos, estava internado desde 15 de maio no Hospital Teresa de Lisieux, unidade de saúde particular da capital baiana.

De acordo com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (Sindacs), que representa a categoria, a morte de Jacome é a primeira entre os agentes, em Salvador, por causa do coronavírus. Ele era asmático.


O sindicato detalhou ainda que Jacome trabalhava desde 2008 como agente de endemias no distrito sanitário Itapagipe. Ele era casado, e a mulher dele está grávida.

O coordenador do Sindacs, Aldenilson Rangel, afirma que em Salvador trabalham cerca de 1,3 mil agentes e que 10 já foram diagnosticados com a Covid-19.

VEJA TAMBÉM:
Obesidade pode está relacionada a morte de jovens com covid-19, diz MS 
Golpistas se passam por agentes de saúde no Paraná
Brasil registra mais de 700 mil casos de dengue e alto risco para Chikungunya
Proposta no Senado cria Piso de R$ 7 mil para Enfermeiros e antecipa a aposentadoria 
Saúde mental é fator-chave na recuperação de pacientes com COVID-19 em México
5 ações para proteger as pessoas em movimento contra a COVID-19
5 depoimentos de profissionais de MSF que atuam contra a COVID-19
Saúde repassa R$ 2,2 bi para serviços de atenção primária
COVID-19: Monitoramento dos casos de infecção de ACS/ACE
Agentes de saúde testam positivo para Covid-19 e posto de saúde é fechado  
Agentes de saúde de SC flagram pessoas com Covid-19 descumprindo isolamento social

Nas redes sociais, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, lamentou a morte do agente, destacou a importância dele no combate ao aedes aegypti e se solidarizou com a família.

Na Bahia, até a manhã de quarta-feira (27), o número de casos de coronavírus passava de 14,5 mil, com mais de 490 mortes.


Cresce número de óbitos entre os agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias 

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do país enfrentam um inimigo maior do que a Covid-19.  —  Foto/Reprodução/Raylle Ketly

Agentes de Saúde -  Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), um grande exército de quase 400 mil profissionais, estão enfrentando um inimigo maior do que a Covid-19, trata-se da negligência dos secretários municipais de saúde e prefeitos. Tal negligência tem provocado a morte de inúmeros agentes, exatamente como iremos descrever adiante.

MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, uma rede de voluntários que usa das facilidades das redes sociais para fortalecer a luta dos ACS/ACE, vem fazendo uma série de denúncias sobre as negligências praticadas contra as referidas categorias a quase 20 anos. E, diante da Pandemia de Coronavírus, as consequências resultantes dos absurdos provocados pelos maus administradores públicos tem assumido proporções inimagináveis, que podem ser aferidas com o número de óbitos registrados entre os agentes.

Mais absurdos
Agente comunitária de saúde com sintomas de Covid-19 diz que categoria não passa por testes. Sindicato afirma que médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem são os que recebem o benefício.  Confira a matéria!

Para informar casos de óbitos de ACS ou ACE, acesse aqui!
Confira o Painel de Monitoramento dos Casos de contaminação de ACS/ACE por Covid-19.





Registro de óbitos recentes de Agentes de Saúde (atualizado às 14h18)

Agentes Comunitários de Saúde Juliane Gamarano

A ACS  Juliane Gamarano trabalhava na Prefeitura de Angra dos Reis (RJ). Infelizmente faleceu na manhã dessa quarta-feira (27/05), vítima de Covid-19.
Colegas a descrevem como "uma profissional que corria atrás, lutava para o bem da nossa categoria. Foi guerreira..." 
A categoria está em luto na cidade e bastante chocada com essa perda. 

Informação compartilhada por meio do Grupo da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde



Agentes Comunitários de Saúde da  Zona Sul da Cidade de São Paulo.

Sincomunitário, através dessa nota, comunica com pesar o falecimento da nossa associada e amiga Maria das Graças Fernandes Figueredo. Ela atuava na UBS Colonia, na Zona Sul da Cidade de São Paulo, na função de Agente Comunitário de Saúde (ACS).

O Presidente Jailson e toda a sua equipe externam os pêsames aos familares e amigos pela perca. Dada da divulgação da informação: 26/05/2020.



Agentes Comunitários de Saúde de Sobral.

SINDRACSE - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), Regional XI, se solidariza com a dor da perda da nossa companheira Agente de Saúde Rosângela Rodrigues, conhecida como Dodô. O falecimento ocorreu na noite do dia 24/05/2020. Registramos o nosso sentimento de pesar à família e aos colegas. Sabemos que não é fácil!

Mas Deus tudo pode e com fé, atravessaremos essa tormenta, que estamos vivendo nesse momento, chamada coronavírus. Descanse em paz, companheira!

Enviado por Marcia Novaes


Agentes Comunitários de Saúde de Jardim Carapina, BA.

A Agentes Comunitários de Saúde Rose de Jardim Carapina, BA, foi infectada pela Covid-19 (coronavírus) e faleceu. A divulgação sobre o óbito da colega foi feito no dia 25/05/2020. 

Que Deus console aos familiares e amigos de Rose.

Não tivemos acesso a mais detalhes sobre o caso. Qualquer informação, que possa tornar possível o complemento desses dados, use o formulário de contato do final da página para nos enviar. Nós agradecemos!




Agentes Comunitários de Saúde Joselita Augusto Pereira de Salvador, BA


Nota do SINDACS BAHIA 

É com extremo pesar que a direção do SINDACS-BAHIA comunica o falecimento da nossa colega de farda a ACS Joselita Augusto Pereira.

O sepultamento acontece na Ordem Terceira de São Francisco (Quinta dos Lázaro). Às 15:00 hs.
Nós lamentamos imensamente esta fatalidade e neste momento de perda e dor, transmitimos os sentimentos aos familiares, amigos e colegas.

SINDACS-BAHIA,SOMOS DE LUTA, SOMOS FORTES!

Compartilhado no dia 24/05/2020.



Agentes Comunitários de Saúde Marielza Miranda dos Santos (RR)

NOTA DE FALECIMENTO DO SINDACSE-RR

É com profundo pesar, que o SINDACSE-RR comunica o falecimento do 1°caso de Óbito de uma Agente de Saúde, ocorrido em Roraima, hoje, Sexta-feira (22 de maio de 2020). A  servidora Elza, Agente Comunitária de Saúde do Município do Cantá.

MARIELZA MIRANDA DOS SANTOS, cariosamente conhecida como "DONA ELZA", esta deixando muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade.

O SINDACSE se solidariza com familiares e amigos, diante desta dolorosa perda.

Que a fé seja um refúgio neste momento tão difícil, que a humanidade atravessa e possa confortar os corações, entristecidos pela partida da pessoa inesquecível que era a companheira de LUTA.

Att: Diretoria do SINDACSE!!




Agentes Comunitários de Saúde (Abreu e Lima-PE)

A categoria noticiou pelas redes sociais a morre da primeira ACS de Abreu e Lima-PE por coronavírus (Covid-19). 
Não tivemos acesso a mais informações sobre a agente. Tentaremos entrar em contato com o sindicato.

Que Deus conforte a família e amigos!

*Pedimos aos colegas de trabalho que nos envie mais informações sobre esse caso. Basta acessar o formulário de contato no final da página. 




Agentes Comunitários de Saúde 

Mais uma ACS que perdeu à batalha contra o COVID-19. Não tivemos acesso a mais detalhes sobre a agente. Apenas que ela era de Santa Luzia, Maranhão.
Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos! 

Compartilhado no Facebook no último dia 22/05.

*Pedimos aos colegas de trabalho que nos envie mais informações sobre esse caso. Basta acessar o formulário de contato no final da página.




Agente Comunitária de Saúde Maria Inês Silva Bezerra 

É com pesar que a categoria de ACS se despediu de Maria Inês Silva Bezerra, mais uma suspeita da COVID-19. Segundo informações (a confirmar), ela era do município de Bonito, Bahia. 

"Ainda na ativa, acompanhamos sua garra, sua luta,sua força de viver.. acompanharmos também aos familiares na luta..... Fica nossos sentimentos aos familiares e amigos, comentou a colega ACS Marcia Novaes.

Compartilhado no Facebook no último dia 20/05.



Agente Comunitária de Saúde Rosangela Seixas 

Rosangela Seixas era ACS em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Conforme informações compartilhadas no Facebook, ela se contaminou com o coronavírus. 

Compartilhado no Facebook no último dia 19/05.



Agente Comunitária de Saúde  Raimundo

Conforme informações, o ACS Raimundo era do município de Cametá, no Pará. Também foi vítima da Covid-19. 

Compartilhado no Facebook no último dia 19/05.




Agente Comunitária de Saúde Inaldo Severino

Os agentes de saúde e combate às endemias do Cabo de Santo Agostinho (PE) estão de luto pela partida de um grande lutador pelas causas da categoria, que foi Inaldo Severino

Compartilhado no Facebook no último dia 16/05.

Registramos a nossa solidariedade aos familiares e amigos enlutados, assim como o fazemos aos familiares de cada uma das pessoas que foram listadas aqui.

REFLEXÃO
*Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
João 6:47

*Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada). 1 João 1:2.

Ainda há outros casos não registrados nessas informações. Assim como há diversos casos de ACS/ACE que conseguiram vencer a luta contra o Coronavírus.


Casos de óbitos entre ACS/ACE

Atenção! Para nos informar casos de óbitos, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!


VÍDEO EM DESTAQUE:


Secretária de saúde de Caicó, Déboa Costa faz as declarações que provocaram indignação nacional dos agentes de saúde. Assista ao vídeo acima!  


 



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Postar um comentário

0 Comentários