Header Ads


Agentes flagram pacientes com Covid-19 descumprindo isolamento social.

Agentes de Içara flagram pacientes com Covid-19 descumprindo isolamento social. —  Foto/Reprodução/NSC TV.  


Agentes flagram pacientes com Covid-19 descumprindo isolamento social.
Fonte:  G1 SC/NSC TV  —  Publicado no  CN em 28.maio.2020. 

Coronavírus | Agentes de Saúde -  Agentes de saúde de cidade de Santa Catarina flagram pessoas com Covid-19 descumprindo isolamento social. 

Três delas têm diagnóstico positivo para a doença e outras sete estão com sintomas suspeitos. Situação ocorreu em Içara, no Sul do estado.
  
Em Içara, no Sul catarinense, agentes de saúde flagraram nesta semana três pessoas com Covid-19 e outras sete com suspeitas da doença descumprindo o isolamento social. A maioria delas estava trabalhando. O município tem 20 pacientes infectados, sem mortes. Santa Catarina já passa dos 5,6 mil registros de coronavírus, com 98 óbitos.

Os flagrantes em Içara ocorreram depois que a Vigilância Sanitária, que faz o monitoramento de quem testou positivo ou que são casos suspeitos de coronavírus, não conseguiu contatar essas pessoas. Nesses casos, a primeira providência é ir até o local de trabalho delas.


Uma unidade de saúde do município também recebeu denúncias ao longo da semana de que pessoas infectadas ou com sintomas da doença não estavam respeitando a orientação das autoridades sanitárias de ficar em isolamento domiciliar e que algumas, inclusive, estavam indo trabalhar.

"Essas pessoas vão se responsabilizar, ser enquadradas numa penalidade, porque a partir do momento que elas assinam um termo de responsabilidade, infringindo esse termo, elas acabam sofrendo essas penalidades", disse Janaína Prudêncio de Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica que acompanhou a fiscalização.

Veja também:
Agentes de saúde de SC flagram pessoas com Covid-19 descumprindo isolamento social
Prefeitura de BH alerta para golpe: falsos enfermeiros oferecendo testes para Covid-19 
Vigilância Epidemiológica traçam estratégias de controle às arboviroses
Agentes de saúde auxiliam pesquisadores do Ibope contra à covid-19
Agente de saúde comunitário tem direito a adicional,diz Órgão Especial
Após adaptação, agentes de saúde ganham importância ainda maior na pandemia 
Justiça determina afastamento de agentes de saúde que fazem parte do grupo de risco  
CORONAVÍRUS: A grave ameaça às atividades dos agentes de saúde (ACS/ACE)
Câmara aprova Benefício de R$ 50 mil aos Agentes de Saúde (ACS/ACE) 
Agente de saúde foi morto por causa de dívida de R$ 500 

Ela reforça que sejam respeitadas as regras de distanciamento social. "A gente pede que as pessoas, a partir do momento que passam pela avaliação médica, e recebam orientação do isolamento, que elas cumpram, tanto as que não fizeram o exame mas que o profissional de saúde orientou que elas fiquem em isolamento, e mais ainda as pessoas que têm o resultado positivo", declarou.

Nessas situações, as pessoas flagradas são notificadas e orientadas a voltar para casa. Se houver resistência, respondem criminalmente e podem até ser presas por estarem descumprindo a legislação e colocando em risco a vida ou saúde de outras pessoas.

 

Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.