Header Ads


VÍDEO/CORONAVÍRUS: Agente de Saúde testou positivo para Covid-19 e denuncia que é obrigada a trabalhar

Agentes Comunitária de saúde Marina Targino. —  Foto/Reprodução.  


Agente de Saúde testou positivo para Covid-19 e denuncia que é obrigada a trabalhar 
Fonte:   Com informações da ACS  Marina Targino —  Publicado no  CN em 01.jun.2020.  

Agentes de Saúde Quando a gente pensa que já viu de tudo nessa pandemia, vem a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita e ordena que Agente Comunitária de Saúde (ACS) infectada pelo novo Coronavírus volte ao trabalho. Isso mesmo, a agente Marina Targino que testou positivo à Covid-19, foi orientada a retornar nesta segunda-feira (1). Marina aproveitou para fazer um apelo ao prefeito Emerson Panta que é médico.

Em vídeo, a agente mostra o resultado do seu teste e a receita, com os remédios que está tomando para o tratamento da doença.

COVID-19: Monitoramento dos casos de infecção de ACS/ACE 
“Depois de muita espera, eu conseguir fazer o teste sexta-feira, dia 29 de maio. E a minha indagação quando devo voltar a trabalhar, a médica disse que a partir de segunda-feira (1) já posso voltar a trabalhar. Mas, eu não fiz outro teste para saber se estou curada e se eu estivesse curada a médica não teria passado tantas medicações. No próprio teste, está dizendo que pessoas com o resultado reagente devem seguir a conduta clínica e o isolamento. E aí eu pergunto aos senhores médicos de Santa Rita: eu como Agente Comunitária de Saúde, que adentro as residências, sento na casa dessas pessoas, visito os acamados, pessoas com doenças crônicas, visito gestantes e colocar em risco essas pessoas devo mesmo voltar ao trabalho?”
VEJA TAMBÉM:
CONACS e FENASCE debatem a situação dos ACS/ACE no enfrentamento da Covid-19
SINTRACE-MT faz articulação sobre Certificações, Piso, Incentivo, PMAQ, PQA-VS e...
Agente de combate às endemias morre vitima da Covid-19
Quanto vale um profissional de saúde, se ela é essencial?
Covid-19: Brasil já é o segundo com maior número de curados
Comissão externa sobre o coronavírus debate ação de agentes comunitários de saúde 
RS: Agentes comunitários de saúde ajudam comunidade na prevenção ao coronavírus
Agentes Comunitários de Saúde do Paraná recebem tablets
Espirito Santo: Agente de unidade de saúde  morre por coronavírus
Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador e 10 estão contaminados 
Obesidade pode está relacionada a morte de jovens com covid-19, diz MS 
Golpistas se passam por agentes de saúde no Paraná
“Nesse momento que ainda apresento os sintomas da doença. Eu acho que seria uma covardia de minha parte, mesmo porque existe uma lei que me acoberta, a Lei 13.979/20.  Só quero dizer a vocês que ir para essas casas, numa época de pandemia, onde a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Procuradoria Geral do Trabalho recomendam para que a gente trabalhe corretamente, eu, Marina Targino, não posso fazer errado. Não posso chegar nas residências dizendo que estou 100%, quando na verdade eu não estou. Eu devo, no mínimo, seguir o tratamento em casa, no meu isolamento”, acrescenta a agente Marina.
A profissional de saúde ressalta que sua função é promover a saúde e prevenir a população de Santa Rita, que voltar suas atividades vai de encontro aos princípios da sua profissão. “Não posso ser responsável de levar o vírus para dentro das casas das pessoas. Lamentável tudo isso”, pontua.
Assista ao vídeo completo!

Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!


VÍDEO EM DESTAQUE:


Secretária de saúde de Caicó, Déboa Costa faz as declarações que provocaram indignação nacional dos agentes de saúde. Assista ao vídeo acima!  



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 




Tecnologia do Blogger.