Redes Sociais

Header Ads

RJ - Saúde potencializa cadastro de moradores com apoio de tablets

A partir de agora, os agentes comunitários poderão cadastrar os moradores on-line no E-SUS-AB. —  Foto/Reprodução/Luana Macêdo.  


Saúde potencializa cadastro de moradores com apoio de tablets
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Luana Macedo. —  Publicado no  CN em 15.jun.2020.   

Coronavírus — Para dinamizar o trabalho e fortalecer o cadastro on-line de moradores de São Pedro da Aldeia, os agentes comunitários de saúde foram contemplados com tablets. A aquisição, uma luta de muitos anos da Secretaria de Saúde, foi alcançada após esforços da gestão e suas coordenadorias. Os aparelhos estão habilitados para o acesso ao e-SUS AB, uma ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para reestruturar as informações da Atenção Básica em todo país. Com os dispositivos móveis, os agentes poderão realizar o cadastro diretamente na base de dados, eliminando a necessidade de fichas manuais. A partir desse reforço, o trabalho também poderá ser realizado de forma mais ágil e prática. 

Antes da entrega, o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu os coordenadores da Saúde em seu gabinete.

De acordo com a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, a entrega dos tablets é um ganho para toda a equipe. Segundo ela, os dispositivos chegam para somar junto ao trabalho já realizado pelas equipes. 

“O dispositivo móvel é uma das conquistas do atual governo na busca de melhorias nas condições de serviços e melhor atendimento à população. O cadastro do usuário é um dos incentivos do Governo Federal aos municípios, para a captação de recursos e investimentos na rede básica de saúde. Com o apoio dos tablets, os agentes comunitários poderão cadastrar os moradores diretamente no sistema e-SUS AB”, lembrou a secretária. 

O prefeito Cláudio Chumbinho lembrou do incansável trabalho para que essa nova ferramenta pudesse ser implantada no município. Para ele, o reforço vai influenciar positivamente na rotina dos profissionais.

“Com os tablets os profissionais poderão ter acesso ao sistema, fazer os registros sem a necessidade de cadastrar em papel e transcrever. Todo avanço que possa agregar melhoria é válido. Desejamos a implementação desse serviço há muito tempo, hoje isso se torna uma conquista alcançada após um árduo trabalho, com muito esforço das equipes”, disse.

Profissionais das ESF Baixo Grande, Vinhateiro e São João II receberam os dispositivos móveis.

VEJA TAMBÉM:
MG: Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa
A UNA-SUS está com matrículas abertas para uma série de cursos sobre a COVID-19
Agente Comunitária de Saúde morre depois de lutar contra câncer
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil divulga nova relação de vítimas da Covid-19
GOLPE: 9 mil reais são roubados por pessoa se passando por agente de saúde
PE: Prefeitura  entrega tablets para novos Agentes Comunitários de Saúde
Secretaria de Saúde entrega kits de materiais de trabalho para agentes de saúde 
Projeto pede doações para formação de 'agentes populares de saúde.' 
Agentes de saúde levaram covid-19 a povos isolados, dizem indígenas; governo nega 
Prefeitura de Amambai realiza contratação temporária de agentes comunitários
+“Detetives da Covid”: Curitiba tem poucos agentes comunitários de saúde 

A ENTREGA
Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a Secretaria de Saúde realizou uma cerimônia simbólica para a entrega dos tablets aos agentes comunitários de saúde. Com a presença das equipes do Vinhateiro, Baixo Grande e São João II, destaques com as melhores produções, a secretária e suas coordenações entregaram 16 dispositivos aos presentes.

Os demais agentes comunitários, que estão em serviço nas Estratégias de Saúde de São Pedro da Aldeia, também receberão os aparelhos. Os profissionais, além de contar com os equipamentos, serão capacitados para o uso. Ao todo, cerca de 90 tablets serão entregues, de acordo com os profissionais que estiverem em serviço. A compra de tablets foi custeada com verbas do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS).

Agente Comunitária de Saúde do Baixo Grande, Thaís Martins de Abreu, destacou o trabalho de equipe realizado na Estratégia de Saúde, para alcançar a meta definida para as unidades. “Estamos perto de bater a nossa meta, todos se esforçaram e trabalharam juntos, tenho certeza que seguindo nesse ritmo vamos conseguir alcançar esse número. Agradecemos o apoio da Secretaria de Saúde e esperamos sempre poder contar com todos”, ressaltou.

Tatiana de Lima, Agente Comunitária há mais de 10 anos, comemorou a entrega dos tablets e ressaltou o comprometimento da equipe com o trabalho.




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Postar um comentário

0 Comentários