Header Ads


MG: Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa

  A atenção direta com a população idosa foi estabelecida como prioridade no início da pandemia em Fabriciano. —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Coronel Fabriciano.  


Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa
Fonte: Prefeitura de Coronel Fabriciano —  Publicado no  CN em 14.jun.2020.   

Agentes de Saúde — Segundo a Prefeitura de Coronel Fabriciano (MG), a administração do município intensificou nesta semana uma série de visitas aos idosos da cidade para se certificar que todos estão guardando a quarentena, se estão em boas condições de saúde e se estão conscientes do perigo que o Coronavírus representa para eles.

A visita é feita pelos agentes comunitários de saúde em suas áreas geográficas de atuação. Da calçada mesmo, a pelo menos 2 metros de distância, o agente faz uma série de perguntas sobre a rotina da pessoa e termina entregando um folheto que contém informações sobre a prevenção à doença. Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo que o idoso recebe gratuitamente da prefeitura. Caso tenha alguma dúvida sobre o serviço de saúde para atendimento coronavírus, a informação é dada na hora.

De acordo com a prefeitura, a atenção direta com a população idosa foi estabelecida desde o começo das ações da cidade. Assim que foi implantado o Comitê Gestor de Crise Covid-19, a administração municipal determinou a vacinação dos 17 mil idosos do município em casa e mandou fazer um selo para colar na porta de cada um. O adesivo alerta que naquele imóvel mora um idoso e sugere ao visitante adotar medidas preventivas a fim de proteger a saúde do morador.

Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo Foto: Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano.

VEJA TAMBÉM:
STF tenta mandar recado para às Forças Armadas contra “poder moderador.
Coronavírus pode ter circulado na China desde agosto, diz estudo
Benefício emergencial não sacado de conta digital voltará ao governo 
Diretor de hospital diz que 40% das mortes por covid-19 têm outras causas
Cancelados: mais de 170 mil perfis associados a campanhas chinesas de desinformação
Hospitais reforçam segurança após roubo de cadáveres
FGTS emergencial deve ser liberado pela Caixa na segunda-feira, por meio de aplicativo
Projeto pede doações para formação de 'agentes populares de saúde.' 
Agentes de saúde levaram covid-19 a povos isolados, dizem indígenas; governo nega 
Agências chinesas pagaram mais de 19 milhões de dólares para jornais americanos
Governador do RJ é denunciado à Organização Mundial da Saúde (OMS)

Paciente recuperado do COVID-19

A medida, aparentemente simples, levou segurança aos idosos e gerou impacto nos números. De acordo com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, o município não tem pacientes idosos hospitalizados com a COVID-19 e nenhuma morte foi registrada até hoje. Nessa sexta-feira (5), o primeiro paciente curado com alta hospitalar deixou o Hospital Dr. José Maria Morais sob aplausos e lágrimas. Vanderlei Vítor de Miranda estava internado desde o dia 27 de maio e dedicou à equipe médica do hospital sua cura.

Estrutura pronta

De acordo com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, com muita cautela e ações pontuais, o município tem conseguido manter a doença sob controle, permitindo a reabertura do comércio mesmo que ainda com restrições. O município mantém uma central de teleorientação por Whatsapp, que faz esclarecimentos sobre sintomas e oferece orientações, e uma unidade de referência para a primeira consulta e encaminhamento de casos suspeitos. A administração municipal reforçou que diante do atual cenário de contaminação comunitária do vírus, o recado principal para os idosos é que fiquem em casa e não saiam à rua sob nenhuma hipótese.





Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.