Header Ads


Twitter cancelou mais de 170 mil perfis associados a campanhas chinesas de desinformação

 Perfis falsos disseminavam informações falsas—  Foto/Reprodução.  


Twitter cancelou mais de 170 mil perfis associados a campanhas chinesas de desinformação
Fonte: RC/rtr/afp. —  Publicado no  CN em 12.jun.2020.   

Mundo — Segundo rede social, perfis disseminavam informações falsas para difamar movimento pró-democracia em Hong Kong e espalhar críticas aos EUA e Taiwan. Contas também publicavam notícias falsas sobre pandemia de covid-19.

O Twitter informou nesta sexta-feira (12/06) que cancelou mais de 170 mil perfis ligados ao governo da China que propagavam campanhas de desinformação que tinham como alvo o movimento pró-democracia em Hong Kong, além de disseminar propagandas antiamericanas.

Após uma análise realizada juntamente com grupos de pesquisadores, o Twitter disse que desmantelou redes associadas ao governo chinês administradas por um núcleo bastante ativo de 23.750 contas, além de outros 150 mil perfis que funcionavam como "amplificadores" desse conteúdo.

"Eles tuitavam predominantemente no idioma chinês e disseminavam narrativas geopolíticas favoráveis ao Partido Comunista da China, ao mesmo tempo em que empurravam narrativas sobre a dinâmica política em Hong Kong", afirmou a rede social em sua análise.

O Twitter foi banido na China, assim como as plataformas Youtube, Google, Instagram e Facebook, com a imposição do chamado "Grande Firewall", que restringe o acesso a sites de notícias e de informação de fora do país. Mesmo assim, diplomatas chineses e a imprensa estatal do país costumam recorrer a esses meios para difundir a narrativa de Pequim.

VEJA TAMBÉM:
Hospitais na Indonésia reforçam segurança após roubo de cadáveres
FGTS emergencial deve ser liberado pela Caixa na segunda-feira, por meio de aplicativo
Projeto pede doações para formação de 'agentes populares de saúde.' 
Agentes de saúde levaram covid-19 a povos isolados, dizem indígenas; governo nega 
+ ‘Não estica a corda’, alerta general Ramos
Falece advogada que recebeu carteira da OAB em hospital 
Agências chinesas pagaram mais de 19 milhões de dólares para jornais americanos
Governador do RJ é denunciado à Organização Mundial da Saúde (OMS)
Homem invade sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, e faz repórter refém

Além de disseminar a narrativa chinesa sobre os protestos em Hong Kong, os tuítes chineses também espalhavam informações falsas sobre a pandemia de covid-19 e críticas ao governo de Taiwan. Analistas e alguns governos ocidentais já vinham alertando sobre as suspeitas de que a China manipula perfis e contas controladas pelo Estado, disfarçados de usuários normais, para disseminar os pontos de vista do governo e espalhar desinformação.

Um analista do Instituto Australiano de Políticas Estratégicas (Aspi), que estudou os dados antes do anúncio feito pelo Twitter, disse que os perfis chineses lançavam críticas à reação do governo americano aos protestos antirracistas no país, no intuito de "criar uma percepção de equivalência moral com a supressão dos protestos em Hong Kong".

"Nossa análise mostra que, ao mesmo tempo em que não permite que os cidadãos utilizem o Twitter, o Partido Comunista chinês gosta de utilizá-lo para disseminar propaganda e desinformação internacionalmente", disse Fergus Hanson, diretor do Aspi.

O especialista observou também que as postagens da rede chinesa eram feitas, na maioria das vezes, durante o horário de expediente no país e nos dias úteis. Esse padrão, segundo Hanson, "demonstra claramente a não autenticidade e a coordenação" da divulgação de informações falsas.

O anúncio do Twitter veio no mesmo dia que o aplicativo Zoom, de conversas em grupo, acatou exigências impostas pelo governo chinês e fechou contas de ativistas pró-democracia dos Estados Unidos e de Hong Kong. A plataforma, que ganhou milhões de novos usuários durante a pandemia do novo coronavírus, foi utilizada para relembrar o massacre promovido pelo regime na Praça da Paz Celestial, em Pequim.




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 





Tecnologia do Blogger.