Header Ads


TOCANTINS: Agentes de endemias no combate contra o Aedes aegypti em Palmas

Palmas registrou 330 casos de dengue em 2020,  mais de 90% inferior mesmo período do ano passado. —  Foto/Reprodução.

TOCANTINS: Agentes de endemias no combate contra o Aedes aegypti em Palmas
Publicado no Conexão Notícia em 27.jul.2020. 

Agentes de Saúde Dados do último boletim de monitoramento das arboviroses, produzido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus),  apontam que do início do ano até o momento, Palmas registrou 330 casos de dengue. O número é 93,5% menor do que o total de casos confirmados no mesmo período do ano passado, que registrou 5.114 diagnósticos positivos para a dengue na Capital. O município também contabilizou neste ano um caso de chikungunya e dois de zika. Não há registros de febre amarela em 2020.

Mesmo com o número de casos deste ano menor em relação a 2019, o trabalho preventivo dos agentes de endemias continua durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) destaca as ações realizadas diariamente na Capital para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e  zika.

Segundo a coordenadora do Controle Vetorial da UVCZ, Lara Betânia Melo Pires Araújo, os agentes de endemias inspecionam os imóveis com o intuito de detectar possíveis criadouros do Aedes. “Quando descobrem, mostram ao responsável para que o mesmo possa eliminá-lo. Caso não possa ser eliminado, ele orienta a remover para outro local de forma que não acumule água. Em último caso, quando criadouros não podem ser removidos ou eliminados, é realizado o tratamento (aplicação do larvicida). Os agentes, então, tem esse olhar minucioso em relação aos possíveis criadouros”, explica.

VEJA TAMBÉM:
DINHEIRO: Quais as diferenças entre salário, vencimento, remuneração e provento?
PE: SINDACS realiza assembleia virtual com ACS's e ACE's de São Lourenço da Mata
Bahia: Sindacs entrega máscaras faciais aos ACS's diretamente nas unidade
MT: Agentes de combate à endemias adotam medidas de biossegurança...
Agentes comunitários do DF estão sendo capacitados para rastrear hanseníase
Pará: Prefeitura garante reajuste salarial, material e uniforme a agentes comunitários
ES: Novos agentes comunitários concluem curso de capacitação em Alfredo Chaves
Prefeitura de Várzea da Roça entrega tablets e balança digital aos agentes de saúde
Fiocruz divulga uma Nota Técnica sobre os direitos dos Agentes Comunitários de Saúde

A coordenadora esclarece ainda que, anteriormente, os agentes entravam nas casas para vistoriar banheiros, o recipiente de degelo das geladeiras e o quintal. No entanto, por recomendação dos órgãos de saúde, a vistoria atualmente é realizada apenas no quintal como medida de segurança tanto para o agente quanto para o morador do imóvel.

Após o início da pandemia, já foram realizadas 12.646 inspeções em casas de Palmas e 143 focos do mosquito foram encontrados. Os agentes também apontaram que durante as vistorias 2.416 imóveis encontravam-se fechados. Todos os profissionais receberam treinamento sobre medidas de segurança sanitária para atuar durante a pandemia e possuem equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas de látex e álcool em gel para realizar vistorias nas casas.

Prevenção

Dentre algumas medidas simples para combater o Aedes e prevenir várias doenças estão a realização de algumas atividades semanalmente, tais como tampar tonéis e caixa d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos, limpar vasos de plantas, limpar potes de água para animais e retirar água acumulada atrás da máquina de lavar roupa e geladeira.  

Créditos da imagem: Raiza Milhomem
Fonte:  Portal Agora TO




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Tecnologia do Blogger.