Header Ads


Projeto em perfil alimentar tem agente comunitário de saúde como pesquisador.

Projeto está sendo conduzido pelos pesquisadores: enfermeiro Jocondo Santer e a agente comunitário de saúde Larissa Leite. —  Foto/Reprodução.

Projeto em perfil alimentar tem agente comunitário de saúde como pesquisado.
Publicado no Conexão Notícia em 26.jul.2020. 

Agentes de Saúde Unidade de Saúde de Canoinhas vai pesquisar perfil alimentar de idosos.

Estratégia é considerada o carro chefe para ações de saúde relacionadas à atenção básica no Brasil e é a porta de entrada preferencial para o SUS.

Profissionais da Unidade Básica de Saúde do Campo d'Água Verde estão realizando projeto de pesquisa a respeito do perfil alimentar dos pacientes idosos com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus acompanhados pelos profissionais da unidade.

O projeto está sendo conduzido pelos pesquisadores enfermeiro Jocondo Santer e agente comunitário de saúde Larissa Leite e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para o desenvolvimento das atividades. 
"Após o estudo, nosso objetivo é orientar estas pessoas com base no perfil alimentar identificado. Realizar oficina de orientação e boas práticas com alimentos", explica Jocondo. 
O enfermeiro lembra que a Estratégia Saúde da Família é considerada o carro chefe para ações de saúde relacionadas à atenção básica no Brasil e é a porta de entrada preferencial para o Sistema Único de Saúde. Devendo ser capaz de resolver 80% das demandas de saúde da população. 

VEJA TAMBÉM:
A importância dos Agente Comunitário de Saúde no enfrentamento à Covid-19
Pará: Prefeitura garante reajuste salarial, material e uniforme a agentes comunitários
ES: Novos agentes comunitários concluem curso de capacitação em Alfredo Chaves
Prefeitura de Várzea da Roça entrega tablets e balança digital aos agentes de saúde
Fiocruz divulga uma Nota Técnica sobre os direitos dos Agentes Comunitários de Saúde
Ceará: Sindicato dos agentes de saúde garante conquista de Ação Anuênio para filiados
Nota Técnica sobre trabalho seguro, proteção à saúde e direitos dos Agentes de saúde
A prefeitura de Salvado entrega fardamento sem condições de uso aos ACS
Ministério da Saúde requer que em agosto a cobertura do cadastramento seja de 70% 

Jocondo explica que a problemática do envelhecimento populacional é um desafio para o Sistema Único de Saúde e tem como característica o aumento das doenças crônicas e degenerativas, entre estas a hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. 
"As doenças crônicas são responsáveis por altos índices de morbimortalidade, devido às complicações decorrentes da condição clínica dos pacientes. Prolongados períodos de tratamentos e internações hospitalares recorrentes podem gerar altos custos aos serviços de saúde", observa. 
De acordo com a secretária Kátia Oliskowski, a pesquisa vai respeitar todas as normas sanitárias da covid-19: 
"vamos aproveitar as visitas do serviço de saúde para saber como nossos idosos estão se alimentando. Este é mais um gesto de amor e cuidado com o público da terceira idade". 
Fonte: Correio do Norte




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 



Tecnologia do Blogger.