Redes Sociais

Header Ads

Presidente de Frente Nacional volta a cobrar reconhecimento dos técnicos em agente comunitário de saúde e combate às endemias

Dr. Leonardo vai presidir Frente Parlamentar em Defesa dos ACS e ACE, na Câmara dos Deputado—  Foto/Reprodução.

Presidente de Frente Nacional volta a cobrar reconhecimento dos técnicos em agente comunitário de saúde e combate às endemias
Publicado no Conexão Notícia em 08.ago.2020.  

Agentes de Saúde |  Uma nova reunião para tratar sobre o reconhecimento técnico da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi solicitado pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT),  presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, na terça-feira (04).

A CBO é um reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho brasileiro e garante regulamentações próprias para a categoria como profissional técnico, como carga horária e regras para aposentadoria compatíveis à atividade. O requerimento de CBO solicita a ampliação das atividades dos ACS e ACE nos serviços de prevenção e promoção de saúde, como colher informações sobre hipertensão, obesidade e outras situações. 

Essa é uma reivindicação dos ACS e ACE há vários anos, pelo fim da precarização da profissão, que é pilar da estratégia de atenção básica em saúde. Centenas de profissionais em Mato Grosso que concluíram o Curso Técnico de ACS e ACE aguardam a Classificação Brasileira de Ocupação. 

“Precisamos de urgência com essa situação. Em Mato Grosso, muitos profissionais já se profissionalizaram e  em nível do Brasil o Governo Federal já garantiu um curso técnico para todos os profissionais no ano que vem. Nada mais justo do que o reconhecimento da profissão na CBO para resguardar o direito desses trabalhadores que salvam vidas”, afirmou o deputado.

VEJA TAMBÉM:
Sindicato denuncia Secretaria de Saúde municipais e estadual do RN ao MP
Policial militar com arma em punho ameaça agente  comunitário de saúde em serviço
BAHIA: óbito de mais um Agente de Combate às Endemias em Salvador 
Projeto permite que servidores contem em dobro tempo de serviço durante pandemia
Agente de saúde é recebido com festa após sobreviver a Covid-19
Agentes comunitários de saúde recebem novos uniformes e materiais de trabalho
Prefeitura de Cuiabá é condenada a pagar R$ 100 mil de indenização por dano moral
Decisão do STF reconhece o Coronavírus como acidente de trabalho 
CEARÁ: Agentes de saúde ganharão motocicletas

O parlamentar voltou a solicitar celeridade na apreciação do pedido de regulamentação da profissão a pedido da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs), Dinorá Magalhães. Em fevereiro de 2020, o parlamentar já havia feito uma reunião com este setor do Governo Federal após uma reunião com a sindicalista. 

“Temos muitas legislações que tratam sobre os ACS e ACE, mas o CBO é um divisor de águas. Ele dá segurança a categoria, regulamenta como profissional técnico de uma vez por todas e possibilita a criação de um conselho de classe, a exemplo do Coren dos enfermeiros”, disse Dinorá Magalhães. 

“O CBO garante a profissionalização, ampliando a gama de atividades da categoria dando mais resultado para atenção primária da saúde. O Dr. Leonardo, como médico, sabe da importância disso”, completou a sindicalista.

Dr. Leonardo também já realizou reunião com Ministério da Saúde sobre este assunto em 2020. O MS observou que aguarda parecer da equipe econômica do governo e garantiu que a tramitação da demanda é vista com urgência por abranger profissionais importantes para o programa de saúde da família.

Serviço:

Quer tirar dúvidas sobre esse ou outro assunto? Chama no Whattsapp do Dr. Leonardo pelo número 65 9949 1211. Pode ligar também! Visite nossso site www.drleonardo.com.br e nos siga nas redes sociais Facebook.com/DrLeonardoMT/ Instragran/DrLeonardoMT e Twitter.com/DrLeonardoMT.

Mais informações
Assessoria de Imprensa  - Deputado Dr. Leonardo 
Lu Alves – (61) 9177-7277 | Jardel P. Arruda (65) 99267-9309
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Fonte: TV MT Online



Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Postar um comentário

0 Comentários