Header Ads


Prefeitura dobra número de agentes na busca ativa de covid-19 em Teresina

Os agentes comunitários de saúde são essenciais no combate à Covid-19—  Foto/Reprodução.

Prefeitura dobra número de agentes na busca ativa de covid-19 em Teresina
Publicado no Conexão Notícia em 04.ago.2020.  

Agentes de Saúde A Prefeitura de Teresina dobrou a quantidade de agentes comunitários de saúde que estão realizando a busca ativa de casos suspeitos ou confirmados com o novo Coronavírus. Agora são 1.250 profissionais atuando no Projeto Detetive Covid. Eles já visitaram mais de três mil casas na cidade, orientando sobre medidas preventivas e monitorando os pacientes que testaram positivo para a doença, observando se estão cumprindo o isolamento domiciliar. 

A ampliação do projeto tem como objetivo conter a proliferação do novo coronavírus na capital. “Queremos reduzir o número de pacientes em estado grave e que necessitam dos hospitais.  Outro objetivo é fazer um mapeamento mais consistente de casos e impedir a proliferação do vírus, algo extremamente importante nesse processo de retomada das nossas atividades econômicas”, explica o prefeito Firmino Filho. 

VEJA TAMBÉM:
VIOLÊNCIA: Agente de Endemias é assassinado de forma brutal em Salvador
Agentes de saúde visitam casas de pessoas de grupos de risco da Covid-19 no Recife
Agentes de saúde visitam estabelecimentos em campanha noturna de conscientização
ES: Monitoramento e vacinação são temas de reunião com agentes de saúde 
Pesquisa avalia condições de trabalho e de saúde de ACS's em tempos de Covid-19
Coronavírus: por que a covid-19 afeta tanto os profissionais de saúde?
MG: Agentes de saúde atuam como fiscais da Prefeitura no combate ao coronavírus
Vida de Agente de Saúde: um trabalho que vai muito além da promoção da saúde
Agente de combate às endemias é morto de forma absurda pela esposa 

Ele ressalta que os agentes de saúde são importantes nessa ação porque trabalham na comunidade onde moram, tem proximidade com a população e conhecem a situação de cada área cadastrada. “Isso facilita o trabalho de rastreamento que estão executando”.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto, ressalta que, desde o início da pandemia, a gestão se preocupou em garantir o acesso da população ao atendimento e produziu protocolos, realizou treinamentos, adquiriu equipamentos, medicamentos e ampliou a testagem nesses locais. “Nós estamos atuando para dar respostas resolutivas para os problemas de saúde das pessoas e, assim, minimizando os impactos da pandemia”. 

Segundo o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, os profissionais trabalham fardados, utilizando equipamentos de proteção individual e seguindo todos os protocolos de segurança. “Eles averiguam a situação do usuário, se ele faz parte do grupo de risco para Covid-19 e se tem sintomas gripais, e podem orientá-lo a permanecer em isolamento domiciliar ou a buscar atendimento em uma UBS”.

As UBS realizam também outro método de rastreamento de casos de Covid-19. “Se o paciente testar positivo nesses locais, a equipe fica responsável por agendar o teste dos seus familiares em um dos sete Centros de Testagem da cidade. Nós também ligamos para pessoas com Covid-19 que foram notificadas com a doença em outros estabelecimentos e fazemos esse agendamento da testagem, pois essa é uma ótima estratégia para controlar a disseminação do vírus”, explica o diretor.

Atualmente, em Teresina, a Prefeitura mantém 26 UBS para atendimento, de forma exclusiva, de pessoas com sintomas gripais, incluindo Covid-19 e 64 UBS que estão atendendo usuário com outros problemas básicos de saúde que não sejam gripais. Nestas 64 UBS, há oferta de consulta médica e de enfermagem e os serviços de vacina, coleta de exame, curativo e entrega de medicamentos permanecem funcionando.

Fonte:   Portal Cidade Verde 
Foto: Prefeitura de Teresina




Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!

Tecnologia do Blogger.