Header Ads


Quadro técnico dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) terão Classificação Brasileira de Ocupações provisória.

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias vão ter CBO provisória, afirma o deputado Leonardo.  —  Foto/Reprodução.

Quadro técnico dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) terão Classificação Brasileira de Ocupações provisória.
Publicado no Conexão Notícia em 26.ago.2020.  

Agentes de Saúde | A solução para esta antiga demanda das carreiras, encampada pelo deputado federal, Dr. Leonardo, foi discutida hoje (19) em reunião com a Secretaria de Trabalho; o Governo acatou a sugestão enquanto a CBO exclusiva está em estudo.

O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, garantiu ao presidente da Frente Parlamentar dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), que haverá um registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para o quadro técnico destas categorias até 2021. O prazo foi dado para que os profissionais com a formação alcancem um maior no mercado de trabalho, requisito exigido pelo Governo para a regulamentação.

O acordo ocorreu durante reunião realizada nesta quarta-feira (19/08) entre o parlamentar e o secretário por meio de plataforma online. Também participaram da reunião online os deputados federal Zé Silva (Solidariedade-MG) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, o presidente da Federação Nacional dos Agentes de Combate às Endemias (Fenace), Luis Claudio, a presidente do Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso, Dinorá Magalhães.

Médico com larga experiência na estratégia de Saúde da Família, Dr. Leonardo afirmou que é muito importante o reconhecimento imediato da possibilidade de contar com o serviço de técnicos em agente comunitário de saúde e combate às endemias. “A inserção dessa previsão no CBO atual traz, entre outros benefícios, mais segurança jurídica para os secretários de saúde que poderão contar com os agentes que possuem essa qualificação para executar uma gama maior de atividades com objetivo de obter melhores resultados na prevenção e promoção de saúde. Entre elas, por exemplo, o acompanhamento de perto dos diabéticos e hipertensos”, destacou o o presidente da Frente Parlamentar Nacional em defesa dos ACS e ACE.

VEJA TAMBÉM:
RJ - Agentes comunitários da saúde protestam contra salário atrasado
Bahia: Agentes de Saúde receberam tablets, treinamento para usar a tecnologia 
Paraíba: Agentes de Saúde lamentam a perda de mais uma irmã de farda
Ceará registra mais perda entre os agentes de combate às endemias para a Covid
Folha de S. Paulo: ACS's enfrentam fake news a pancadão no combate ao coronavírus
RJ: Búzios abre inscrições para o cargo de Agente Comunitário de Saúde
Alerta: Após escova progressiva, jovem tem parada respiratória e vai parar na UTI
PR: Agentes de Saúde conseguem na justiça direito a insalubridade retroativo
Conass: Debate com a participação de  agentes de saúde de vários estados do Brasil
VÍDEO: Agentes de Saúde de Joinville entraram na Justiça pela insalubridade 

O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, ressaltou ainda que um CBO exclusivo é uma conquista inevitável para a categoria em um futuro próximo. “Vai ser um prazer ajudar, com zero burocracia, com um registro exclusivo para os técnicos em ACS e ACE”, afirmou. “Já temos uma vitória para comemorar agora, que é a inclusão, o reconhecimento de que a atividade dos ACS e do ACE podem ser realizada em nível técnico. Mas vamos continuar a lutar por um CBO exclusivo para o técnico em ACS e ACE. Recebemos esse compromisso de que em 2020, no máximo em 2021, teremos esta demanda atendida e vamos lutar por isso”, completou o parlamentar.

O Estado de Mato Grosso é o mais avançado no sentido do ACS e ACE em nível técnico, conforme a legislação, possuindo 400 profissionais devidamente formados. Entretanto, ainda falta a ampliação do número de profissionais formados em todo o Brasil, atendendo a legislação, para garantir um CBO exclusivo. O Ministério da Saúde, inclusive, já garantiu um curso técnico para capacitação de 373 mil profissionais em todo o Brasil, outra demanda encabeçada pelo deputado Dr Leonardo.

Fonte:  JB News, por Jota de Sá   



Atenção! 
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!


Tecnologia do Blogger.