Header Ads


Folha de S. Paulo: Agentes de saúde enfrentam de fake news a pancadão no combate ao coronavírus

 Agentes de saúde e outros profissionais da UBS Jardim Celeste realizam campanha de conscientização sobre a Covid-19 em rua próxima a unidade de saúde, na zona sul de SP.  —  Foto/Reprodução.

Folha de S. Paulo: Agentes de saúde enfrentam de fake news a pancadão no combate ao coronavírus
Publicado no Conexão Notícia em 24.ago.2020.  

Agentes de Saúde | Nessa matéria você irá se deparar com um mar de fantasia e realidades, criadas por Mariana Mandelli, coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

OPINIÃO
Folha de S. Paulo alerta que essa matéria expressa a opinião da autora do texto.

Matéria na íntegra
Teorias da conspiração ameaçam a ciência e a democracia
Pandemia expõe a força perniciosa desse gênero de desinformação


SÃO PAULO
O coronavírus foi criado em um laboratório chinês como arma biológica para reduzir a população e as torres de 5G estão ajudando a espalhar a doença mundo afora. Além disso, a causa da pandemia que assola o planeta desde dezembro estaria diretamente relacionada com os projetos obscuros de Bill Gates, o fundador da Microsoft, que financia vacinas para essa e outras enfermidades com o objetivo de inserir microchips nas pessoas imunizadas.

A miscelânea de ideias do parágrafo anterior pode soar absurda, mas para muita gente essas frases fazem sentido. A chance de alguma delas ter aparecido na sua timeline ou no seu WhatsApp desde a chegada da Covid-19 no Brasil também não é pequena. Comumente chamadas de “fake news”, essas mensagens se adequam melhor a outro tipo de desinformação que ganhou uma dimensão maléfica com as redes sociais: as teorias conspiratórias.

Agentes de saúde enfrentam de fake news a pancadão no combate ao coronavírus

A conceituação do que seria uma teoria da conspiração é variada e motiva pesquisas em diversas áreas do conhecimento. John Michael Carey, professor da Universidade de Dartmouth, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, estuda o tema há anos e definiu esse tipo de narrativa da seguinte maneira em entrevista ao jornal universitário da mesma instituição, em janeiro: “[...] é a crença de que existem forças invisíveis que não podemos identificar ou observar, mas que estão controlando as coisas e fazendo coisas ruins para nós”.

A fantasia de que existem grupos secretos tramando contra o bem comum não é nenhuma novidade, muito menos na internet, onde esse tipo de coisa sempre teve espaço, especialmente em páginas de curiosidades e bizarrices. O problema é que essa premissa passou a ser manipulada em larga escala nas redes sociais, criando bolhas de desinformação que usam mecanismos de monetização para crescerem e espalharem suas ideias baseadas em achismos, o que pode ser exemplificado com a dimensão que o discurso dos negacionistas climáticos e do movimento antivacina tomou.

Além disso, autoridades e líderes políticos, com a intenção de manipular a opinião pública, usufruem dessas narrativas neuróticas para reforçarem ideologias específicas com argumentos que, além de serem desonestos intelectualmente, simplificam ideias complexas em histórias de fácil apreensão – exemplos não faltam: “marxismo cultural” e o nazismo ser classificado como uma “filosofia de esquerda” são apenas alguns.

Existem pesquisas que tentam explorar justamente o que faz com que as pessoas acreditem nesse tipo de discurso. Segundo um estudo publicado em agosto de 2018 no European Journal of Social Psychology, que descreve o conspiracionismo com um “fenômeno psicológico social”, existem quatro aspectos que caracterizam a crença nessas ideias: a consequencialidade, uma vez que acreditar nessas teorias traz efeitos para a saúde e o bem-estar das pessoas; a universalidade, pois são encontradas em qualquer época da história humana e nas mais diferentes sociedades; a emoção, já que mitigam a racionalidade em prol de influenciar sentimentos; e a questão social, já que interferem nas relações entre grupos, culturas e nacionalidades.

VEJA TAMBÉM:
Folha de S. Paulo: ACS's enfrentam fake news a pancadão no combate ao coronavírus
RJ: Búzios abre inscrições para o cargo de Agente Comunitário de Saúde
Manifesto: Agentes de saúde fazem ato solidário reivindicações de Insalubridade e EPI's
Internautas critica Mandetta após China recomendar cloroquina 
Conass: Debate com a participação de  agentes de saúde de vários estados do Brasil
Sindicato  usa a TV para denunciar o desligamento em massa de 490 agentes de saúde 
Pesquisadores pedem sinal verde testar a vacina de Oxford em pessoas com mais de 69 
Fiocruz: 96% dos agentes de saúde têm sofrimento relacionado à pandemia 
JUSTIÇA: sindicato  quer pagamento de insalubridade para agentes de saúde
Agentes Comunitários de Saúde denunciam abandono e descaso com a categoria

Ou seja: as teorias da conspiração fornecem uma resposta rápida e lógica para problemas aparentemente inescrutáveis que muitas vezes dependem de longos processos de investigação e pesquisa –demora essa que contraria a ânsia geral por um diagnóstico que faça sentido e atenda a necessidades urgentes, como é justamente o caso da pandemia que vivenciamos. Essas narrativas fantasiosas também reforçam preconceitos estruturais e confirmam vieses –afinal, como mais uma vez o coronavírus nos mostra, é muito mais fácil vilanizar um país (a China, no caso) sobre o qual pouco sabemos do que admitir que não temos conhecimento suficiente sobre ele e sobre a doença.

Ao contrário das soluções simples que as teorias conspiratórias propõem para questões complexas, combater esse tipo de desinformação é bastante laborioso. Para além do exaustivo trabalho que checadores de informação do mundo inteiro fazem, é preciso também que as plataformas digitais combatam a disseminação desses conteúdos que violam as diretrizes das próprias empresas, como algumas já vêm fazendo.

Fake news sobre o novo coronavírus

Mas, ainda mais urgente do que essas duas providências citadas, é preciso educar o cidadão para que ele identifique e refute essas ideias mirabolantes, compreendendo que, mais do que narrativas envolventes, as teorias da conspiração são maléficas porque endossam discursos de ódio, colocam a saúde pública em risco, negam a ciência e enfraquecem a democracia. Dependemos de uma educação que incentive o pensamento crítico e científico para que os maniqueísmos que distorcem os fatos tenham cada vez menos espaço no debate público e, consequentemente, na vida em sociedade.

Fonte:  Folha de S. Paulo
Foto de Almeida/Lalo de Almeida.

Outras fotos da matéria:












Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Tecnologia do Blogger.