Header Ads


Dose única de medicamento reduz colesterol em até 69%, diz estudo inicial.

   O colesterol LDL é uma substância que transporta gordura do fígado para os tecidos do corpo.  —  Foto: Reprodução/Getty images.

Dose única de medicamento reduz colesterol em até 69%, diz estudo inicial.
Publicado no Conexão Notícia em 11.agosto.2025.

Canal no WhatsApp | Estudo inicial mostra potencial de tratamento que pode prevenir ataques cardíacos com dose única, segundo estudo ainda não revisado por pares.
--
--ad5
Um medicamento experimental chamado VERVE-102 mostrou potencial para reduzir em até 69% o colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, com apenas uma dose. 

O cardiologista Riyaz Patel, da University College London, anunciou o resultado preliminar do ensaio clínico Heart-2 Fase 1b, afirmando que a descoberta “não é ficção científica”. 

Os dados foram divulgados pela Verve Therapeutics, mas ainda não passaram pela revisão de outros especialistas, etapa importante para confirmar a segurança e eficácia do tratamento.

Por que o colesterol LDL preocupa

O colesterol LDL é uma substância que transporta gordura do fígado para os tecidos do corpo. Em excesso, ele se acumula nas paredes das artérias, formando placas que dificultam a passagem do sangue e aumentam o risco de ataques cardíacos e derrames.
-
-G
Leia também:

Atualmente, o tratamento mais comum para reduzir o LDL são as estatinas, que precisam ser tomadas diariamente e atuam bloqueando temporariamente a produção de colesterol no fígado. O VERVE-102, no entanto, promete uma solução de ação única e duradoura.

Como age o VERVE-102

O novo medicamento atua diretamente no gene PCSK9, responsável por limitar o número de receptores de LDL nas células do fígado. 

Ao inativar permanentemente esse gene, o VERVE-102 permite que os receptores permaneçam ativos por mais tempo, removendo continuamente partículas de LDL do sangue. 

Isso transforma receptores antes “descartáveis” em “reutilizáveis”, ampliando a capacidade do fígado de manter o colesterol em níveis saudáveis.
--
-ad3
Tecnologia por trás do tratamento

A fórmula do VERVE-102 combina um editor de adenina altamente específico com um RNA guia que localiza apenas o gene PCSK9. Essa abordagem elimina a necessidade de medicamentos diários ou injeções frequentes. 

Administrado por via intravenosa em um período de duas a quatro horas, o tratamento mostrou-se seguro e bem tolerado pelos participantes do estudo, sem eventos adversos graves, e tem potencial para oferecer um controle prolongado do colesterol.

Resultados iniciais do estudo

O ensaio clínico incluiu 14 voluntários com hipercolesterolemia familiar, condição genética que eleva muito o LDL. O grupo que recebeu a menor dose teve redução média de 21% no colesterol, enquanto o grupo intermediário apresentou queda de 41%. 
--
-ad52
Já os pacientes que receberam a dose mais alta registraram redução média de 53%, com um caso atingindo impressionantes 69%. Esses números reforçam o potencial do VERVE-102 como alternativa revolucionária para pacientes de alto risco.

Próximos passos da pesquisa

Considerado um dos maiores nomes da cardiologia, Eugene Braunwald, da Escola Médica de Harvard, avaliou os resultados como “promissores” e capazes de inaugurar uma nova era no tratamento de doenças cardiovasculares hereditárias. 

A Verve Therapeutics já iniciou uma nova fase de testes, recrutando voluntários no Reino Unido, Canadá, Israel, Austrália e Nova Zelândia para receber doses mais altas. 

Os resultados dessa etapa devem ser divulgados no segundo semestre de 2025, trazendo novas respostas sobre o futuro desse tratamento. 
--
--ad5

Conexão Notícia, com informações do CNN Brasil.i

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.