Redes Sociais

Header Ads

Manifesto: Agentes de saúde fazem ato solidário para reforçar reivindicações de Insalubridade e EPI's

 Ato ocorreu na manhã de quarta-feira.  —  Foto/Reprodução.

Manifesto: Agentes de saúde fazem ato solidário para reforçar reivindicações de Insalubridade e EPI's
Publicado no Conexão Notícia em 24.ago.2020.  

Agentes de Saúde | Preocupada com o agravamento da pandemia, categoria cobra aumento da insalubridade e acesso a mais EPIs; nesta quarta outras duas mortes foram notificadas em Pelotas.

A manhã de mobilização. Mas ao invés de faixas, cartazes e apitos para chamar a atenção, os agentes comunitários de saúde realizaram ato solidário na quarta-feira (19). Um grupo de 15 profissionais representou a categoria e foi até o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) para, através das doações de sangue - escassas neste momento -, reforçarem as reivindicações que se intensificam com o agravamento da pandemia

Um dos pontos centrais da pauta é, justamente, a ampliação da insalubridade nos salários, já que os agentes realizam visitas domiciliares - ainda que atualmente ocorram do portão - e ficam expostos à contaminação da Covid-19. O pedido é para que a prefeitura passe a pagar o grau máximo de 40%

Um outro ponto que integra as demandas também envolve reflexos financeiros. Os trabalhadores cobram o pagamento do adicional efetuado a todos os outros componentes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). "O agente de saúde é um profissional 100% SUS e é a única categoria que não recebe o adicional do Estratégia", destaca Carina Motta, ao servir de porta-voz dos colegas. Acesso a novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como face shield e macacões também desponta na lista de reivindicações. Os agentes comunitários de saúde, inclusive, já buscaram apoio do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) para que possam realizar os cadastros da comunidade - que irão impactar no repasse de verbas federais, que agora não serão mais calculadas pelo total da população - através de outros meios, que não exijam visitas domiciliares. Uma das sugestões apresentadas é de que o trabalho pudesse ser feito por ligações telefônicas. 


Agentes comunitários de saúde foram ajudar a reabastecer os estoques do Hemopel, que têm se mantido em baixa (Foto: Jô Folha - DP)

"Com esse trabalho, de casa em casa, e sem acesso à testagem corremos o risco de nos contaminar e de contaminar a própria população, porque podemos estar positivos e assintomáticos", lembra Carina, que atua há nove anos como agente comunitária. O suficiente para conhecer lutas históricas por valorização da categA posição da prefeitura - Insalubridade: A Secretaria de Administração e Recursos Humanos garante não ter identificado nenhum requerimento novo em relação à ampliação do adicional dos agentes, que hoje é de 20% e corresponde ao grau médio de risco. "Caso novos pedidos sejam feitos, a Secretaria vai analisar caso a caso, fazendo laudo técnico, da mesma forma que são tratados todos os pedidos de adicionais dos servidores, de forma isonômica", afirma o secretário Eduardo Schaefer. 

VEJA TAMBÉM:
Internautas critica Mandetta após China recomendar cloroquina 
Conass: Debate com a participação de  agentes de saúde de vários estados do Brasil
VÍDEO: Agentes de Saúde de Joinville entraram na Justiça pela insalubridade 
Sindicato consegue liminar judicial de insalubridade em grau máximo para enfermeiros
Sindicato  usa a TV para denunciar o desligamento em massa de 490 agentes de saúde 
Fiocruz: 96% dos agentes de saúde têm sofrimento relacionado à pandemia 
Eleições do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte - SINDAS/RN
JUSTIÇA: sindicato  quer pagamento de insalubridade para agentes de saúde
Como ficou a Aposentadoria Especial para os ACS/ACE após a Reforma da Previdência?
Agentes comunitários de saúde são subaproveitados e expostos e durante a pandemia
Estudo da Fiocruz aponta defasagem entre registro da covid-19 e boletins

Pagamento do adicional
Ao comentar a reivindicação, a secretária de Saúde, Roberta Paganini, argumenta que os agentes comunitários são celetistas e já cumprem carga horária de oito horas. Portanto, não teriam como ampliar a jornada. No caso dos servidores que recebem o adicional, em diferentes municípios brasileiros, em geral, a carga é de seis horas e, ao terem o valor somado aos salários, os trabalhadores passam a cumprir oito horas. 

Mais EPIs
Roberta Paganini assegura que a prefeitura segue nota técnica sobre necessidade dos itens de proteção, de acordo com o local de atuação e o cargo. Kits com máscara cirúrgica, face shield e álcool gel serão entregues às equipes. "Não iremos oferecer macacões, pois são destinados exclusivamente a quem que atua em área Covid, o que não é o caso dos agentes". 

Cadastro SUS
O tema estaria em debate entre a direção da Secretaria de Saúde e as equipes da Atenção Primária, inclusive, em busca de alternativas que levem ao aumento do cadastro junto à população, já que mesmo quem possui plano de saúde deve ser cadastrado. "Estamos realizando reuniões e ações para que toda a equipe, não só os agentes, façam sugestões ao trabalho", afirmou a secretária. 

Veja o panorama da Covid-19 - Em Pelotas: Mais duas pessoas perderam a batalha para a doença. As vítimas são um idoso de 83 anos, que estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Beneficência Portuguesa desde a última sexta-feira, e um homem de 48 anos que estava em isolamento domiciliar. A ocupação de leitos segue em alta. Na tarde desta quarta, 82 pacientes estavam internados; 34 na UTI. Mais 51 resultados positivos também foram notificados. Agora são 1.875 infectados; 1.117 estão recuperados. O total de óbitos chegou a 52.

Fonte: Diário Popular (RS)

Postar um comentário

0 Comentários