Redes Sociais

Header Ads

Quem são os agentes de combate às endemias?

 Agentes de Combate às Endemias em ação.  —  Foto/Reprodução.

Quem são os agentes de combate às endemias? 
Publicado no Conexão Notícia em 26.ago.2020.  

Agentes de Saúde | Sair de porta em porta, tocar a campainha, se apresentar, vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos endêmicos são alguns passos da intensa rotina dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

As atividades atribuídas aos agentes são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária. E, assim como os agentes comunitários de Saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população e esse é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso do trabalho. 

Durante todo o período de chuva, as Prefeituras juntamente com as equipes de técnicos das Unidades de Vigilância e Controle de Zoonoses, composta pelos agentes de combate às endemias, permanecem fazendo vistorias nos estabelecimentos comerciais, visitas domiciliares para detecção, remoção e/ ou eliminação de criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Lutzomyia longipalpis (mosquito-palha, transmissor do calazar). 

Apesar de todo o esforço prestado por esses agentes, segundo o agente comunitário Valdivino Maia (Palmas), uma das maiores dificuldades em conseguir o acesso aos domicílios é a falta de confiança dos moradores. “As pessoas têm medo de que sejam ladrões querendo invadir a casa”, afirma. Além disso, Valdivino ressalta que a maior parte dos moradores não é encontrada em casa ou não autoriza a vistoria feita pelos agentes e isso faz com que fiquem ‘presos’ em bairros por dias. 

VEJA TAMBÉM:
Quadro técnico dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) terão Classificação no CBO
RJ - Agentes comunitários da saúde protestam contra salário atrasado
Bahia: Agentes de Saúde receberam tablets, treinamento para usar a tecnologia 
Paraíba: Agentes de Saúde lamentam a perda de mais uma irmã de farda
Ceará registra mais perda entre os agentes de combate às endemias para a Covid
Folha de S. Paulo: ACS's enfrentam fake news a pancadão no combate ao coronavírus
RJ: Búzios abre inscrições para o cargo de Agente Comunitário de Saúde
Conass: Debate com a participação de  agentes de saúde de vários estados do Brasil
VÍDEO: Agentes de Saúde de Joinville entraram na Justiça pela insalubridade 
Sindicato consegue liminar judicial de insalubridade em grau máximo para enfermeiros
Sindicato  usa a TV para denunciar o desligamento em massa de 490 agentes de saúde 
Pesquisadores pedem sinal verde testar a vacina de Oxford em pessoas com mais de 69 
Fiocruz: 96% dos agentes de saúde têm sofrimento relacionado à pandemia 

É importante que a população siga com os cuidados redobrados de combate aos mosquitos, que transmitem dengue, zika vírus, chikungunya e calazar, inclusive abrindo as portas de casa para a visita dos agentes, que devem estar devidamente identificados.

A dengue retrata um grande desafio para gestores e profissionais de saúde. E sabemos que um elemento importante é o envolvimento das comunidades no controle do mosquito transmissor. Tanto os ACS's como os ACE's, trabalhando diretamente com a comunidade, são atores importantes para a obtenção de resultados positivos.

As Secretarias Municipais de Saúde orientam as comunidades sobre a importância de identificar corretamente os agentes de combate às endemias e informa como esses servidores estão uniformizados. Assim como o crachá de identificação, que deve levar a logomarca das Prefeituras. 

Em caso de dúvida, é possível pedir a identificação do profissional e ligar para o número da Unidade de Vigilância e Controles de Zoonoses de suas cidades. 


 




Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Postar um comentário

0 Comentários