Header Ads


Gestão pública debate papel do agente comunitário de saúde no combate à Covid-19

 A situação dos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais não ficou delicada.  —  Foto/Reprodução.

Gestão pública debate papel do agente comunitário de saúde no combate à Covid-19  
Publicado no Conexão Notícia em 27.ago.2020.  

Brasil |  O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) promoveu um debate virtual na sexta-feira (21.08) para tratar do papel de destaque dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (ACS e ACE), integrantes das Equipes de Atenção Primária a Saúde e atuantes na promoção, prevenção e controle de agravos neste contexto de pandemia.

O debate contou com a participação da Coordenadora de Gestão da Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Regina Paula Costa, que irá abordar a importância desses profissionais da Rede Municipal de Saúde, na difusão de informação e orientação adequadas e no apoio da identificação e vigilância ativa dos casos de coronavírus, para o devido cuidado da população.

“Diante do atual cenário, o Conass e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) sistematizaram diversos documentos com o objetivo de fornecer informações a respeito do tema e auxiliar na reorganização do processo de trabalho destes profissionais na pandemia, tanto na unidade de saúde, como na comunidade”, explicou a gestora.

Na oportunidade também contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, Djavan Barbosa dos Santos (Poço Verde – SE), Silvia Maria Dias (Pimenta Bueno – RO) e Ludeille Medeiros Ramos (Gameleira – GO), da secretária Municipal de Saúde de Ubiratã (PR) e do vice-presidente do Conasems, Cristiane Martins Pantaleão. A mediação do debate foi feita pela assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista.

VEJA TAMBÉM:
2,9 milhões cancelam adesão e sindicatos perdem força
SC: Governo garante R$ 20 milhões para os consórcios intermunicipais de Saúde
Quem são os agentes de combate às endemias?
Quadro técnico dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) terão Classificação no CBO
RJ - Agentes comunitários da saúde protestam contra salário atrasado
Bahia: Agentes de Saúde receberam tablets, treinamento para usar a tecnologia 
Paraíba: Agentes de Saúde lamentam a perda de mais uma irmã de farda
Ceará registra mais perda entre os agentes de combate às endemias para a Covid
Folha de S. Paulo: ACS's enfrentam fake news a pancadão no combate ao coronavírus
Conass: Debate com a participação de  agentes de saúde de vários estados do Brasil
VÍDEO: Agentes de Saúde de Joinville entraram na Justiça pela insalubridade 

Entre as ações que podem ser realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, estão:

– Visita domiciliar;

– Em caso de gestantes e puérperas, orientação para manter a amamentação;

– Durante a visita domiciliar, atenção a` organização do espaço da moradia: quantos cômodos existem, quantas pessoas (faixa etária, morbidade) moram ali, quais as condições do saneamento (água, esgoto e lixo). As observações podem ajudar a propor algumas medidas de prevenção e diminuição de danos decorrentes de risco de exposição ao vírus, de acordo com número de cômodos e número de pessoas residentes;

– Identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social e fortalecimento das redes de apoio para as mesmas, com a colaboração de familiares, vizinhos e instituições;

– Orientação de acesso aos benefícios de assistência social (Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada) e outros apoios econômicos ofertados à população na situação de emergência (distribuição de cestas básicas, renda mínima emergencial).

Serviço

O debate virtual ocorreu na sexta-feira (21.08), por volta das 16h, e tratou do papel de destaque dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, integrantes das Equipes de Atenção Primária a` Saúde.   

Fonte: GOV MT



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 


Tecnologia do Blogger.