Header Ads


Proposta cria programa de financiamento privado a pesquisas voltadas ao SUS

As pessoas físicas poderão deduzir do imposto, entre 2021 e 2026, os valores correspondentes às doações e aos patrocínios.  —  Foto/Reprodução.

Proposta cria programa de financiamento privado a pesquisas voltadas ao SUS
Publicado no Conexão Notícia em 02.set.2020.  

Saúde  O conhecimento científico é uma fonte importante para nossos gestores do setor da saúde. 

Proposta cria programa de financiamento privado a pesquisas voltadas ao SUS – O Projeto de Lei 4060/20 cria um programa de estímulo, com recursos privados, para pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas físicas e jurídicas que fizerem doações com esse propósito poderão fazer abatimentos no Imposto de Renda devido. Além de dinheiro, os incentivadores também poderão doar bens e insumos. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O Programa Nacional de Apoio à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica no Sistema Único de Saúde (Pronpec) vai financiar institutos de pesquisas, públicos ou privados, com projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PDI) aprovados pelo Ministério da Saúde.

Pela proposta, as pessoas físicas poderão deduzir do imposto, entre 2021 e 2026, os valores correspondentes às doações e aos patrocínios diretamente efetuados aos institutos de pesquisa. No caso das empresas tributadas com base no lucro real, o incentivo poderá ser destinado entre os anos de 2022 e 2027.

VEJA TAMBÉM:
MG - INSEGURANÇA: Agentes comunitários pedem equipamentos mais adequados
Servidor público que receber auxílio emergencial sem ter direito pode perder o cargo
Ministério Público firma termo de ajustamento com agentes comunitários de saúde
PE: Sindicalistas destacam aposentadoria especial em live
BAHIA: Prazo para recadastramento no SUS é prorrogado até 30 de setembro
Idosa é furtada por mulheres que se passaram por agentes de saúde
PB: Secretário de Saúde destaca importância dos agentes de desinfecção
Conheça a Lei Ruth Brilhante: ela estabelece as novas atribuições dos Agentes de Saúde
SUS: Oxigenação extracorpórea é usada em pacientes com covid-19
Caminhoneiro é preso após cometer importunação sexual contra uma agente de saúde

O projeto é de autoria do deputado Paulo Marinho Jr (PL-MA) “O conhecimento científico é uma fonte importante para que nossos gestores do setor da saúde possam lidar com a complexidade das organizações do setor de modo confiável e atualizado”, disse.

Limites

Segundo a proposta, as doações serão limitadas as 1% do imposto sobre a renda devido, tanto para as pessoas físicas como as jurídicas. O valor global máximo será fixado anualmente pelo Poder Executivo.

O Ministério da Saúde estabelecerá o valor a ser captado pela instituição de pesquisa, conforme o projeto apresentado. Os resultados da pesquisa deverão ser publicados em periódicos científicos. Se da pesquisa resultar patentes, a União será sua proprietária na proporção dos valores aportados.

A proposta em análise na Câmara prevê outras regras, como a possibilidade de inabilitação, por três anos, de instituto de pesquisa que realizar estudos de má qualidade ou incompletos.

Fonte

Conheça o calendário de cursos da I9 Treinamentos para o ano de 2020. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais...

Murillo de Miranda Basto Neto 



Atenção! 

*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!


Tecnologia do Blogger.