Header Ads


Covid: mensagens de gratidão confortam profissionais de saúde durante as refeições

   No Hospital de Base são servidas aproximadamente 5 mil refeições por dia a pacientes, acompanhantes e colaboradores.  —  Foto/Reprodução.

Covid: mensagens de gratidão confortam profissionais de saúde durante as refeições
Publicado no Conexão Notícia em 13.abril.2021.  

Brasil Enquanto almoçam ou jantam, colaboradores da linha de frente contra a covid-19 recebem frases de incentivo e agradecimento.

Os dias têm sido complicados para quem atua na linha de frente no combate à covid-19. As unidades de terapia intensiva (UTIs) estão cheias, e o esforço das equipes multiprofissionais para manter o atendimento humanizado e salvar vidas é constante. Em meio a esse cenário, qualquer ação que renove o ânimo e gere conforto faz a diferença. E foi pensando nisso que as equipes de fisioterapia e nutrição do Hospital de Base (HB), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), uniram-se para mandar mensagens de apoio aos colaboradores nos intervalos das refeições.

Lidamos com seres humanos diariamente e só teremos bons profissionais se cuidarmos da humanidade deles, Agda Ultra de Aguiar, chefe do Serviço de Saúde Funcional do HB.

Em uma das mensagens colocadas na tampa do almoço, o colaborador pode ler: 

Aos anjos que todos os dias dão tudo pela saúde de quem mais precisa, deixamos toda nossa gratidão e homenagem. 

Segundo a chefe do Serviço de Saúde Funcional do HB, Agda Ultra de Aguiar, a iniciativa reforça a importância do olhar dos gestores com os colaboradores. 

Lidamos com seres humanos diariamente e só teremos bons profissionais se cuidarmos da humanidade deles, observa. 

O impacto disso vai se refletir diretamente na assistência mais humanizada ao paciente, completa.

A distribuição das marmitas ocorre de acordo com a escala de trabalho, que é repassada ao setor responsável pelas refeições. Essa equipe, então, prepara as marmitas e sinaliza as tampas por categoria profissional. O adesivo com a mensagem é colocado, e a refeição é entregue ao colaborador.


Chefe do Núcleo de Nutrição e Produção, Ana Cecília Nunes acredita que esse carinho faz toda a diferença para quem atua na linha de frente. 

A preocupação com a necessidade de cuidar de quem cuida vem se destacando durante a pandemia, lembra. 

Se o colaborador não estiver se sentindo assistido nas suas necessidades, isso refletirá diretamente no atendimento que ele presta, finaliza.


Nutrição hospitalar

O Iges-DF tem grande preocupação com a alimentação de colaboradores, pacientes e acompanhantes. Para se ter uma ideia, a equipe de nutrição dos hospitais do instituto é composta por 128 profissionais. No Hospital de Base são 72, sendo 36 nutricionistas e 36 técnicos de nutrição.

No caso específico do Hospital de Base, são servidas aproximadamente 5 mil refeições por dia a pacientes, acompanhantes e colaboradores. Em um ano de pandemia, ou seja, nos últimos 12 meses, a unidade serviu cerca de 280 mil refeições.

Foto: Divulgação/Iges-DF
AGÊNCIA BRASÍLIA, EDIÇÃO: RENATA LU com informações do Iges-DF

Acompanhe as notícias do CN - Conexão Notícia no Facebook

Veja outras formas de doações, aqui!


Tecnologia do Blogger.