Header Ads


Rio Bonito: Agentes de Saúde (ACS/ACE) fazem manifestação em defesa da PEC 22.

     Carlos Massatoshi.  —  Foto: Reprodução.
 
Rio Bonito: Agentes de Saúde (ACS/ACE) fazem manifestação em defesa da PEC 22.
Publicado no JASB em 06.outubro.2021.  

Agentes de Saúde Em comemoração ao dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, os profissionais se reuniram em Brasília (DF) e na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito, para recorrer a PEC 22/11, que dispõe “sobre a responsabilidade financeira da União, corresponsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias”.

Após a concentração na Praça do Centro, os agentes participaram de um encontro no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB), onde foram homenageados pela data e debateram sobre o tema da PEC, além de agradecerem a secretária de Saúde, Mirilza Magdalena, e ao prefeito Leandro Peixe, que marcaram presença no local, pela oportunidade de recorrerem aos seus direitos e pelo ajuntamento de toda equipe para o debate e confraternização.

O Prefeito Leandro Peixe destacou a importância das equipes buscarem por seus direitos e que fará o possível para que todos recebam seus benefícios.

“Desde o início da gestão tenho acompanhado a luta da classe, principalmente quando fizeram um movimento em busca dos seus direitos como a melhoria nas condições de trabalho. Eu apoio e continuarei apoiando esta causa para que, juntos, alcancemos o objetivo para que sejam reconhecidos com o respeito que merecem, destacou Peixe.


O encontro também contou com a presença do vice-prefeito José Américo, o Agente de Combate às Endemias, Jackson, a agente Comunitária de Saúde, Vivian e demais agentes que participaram da ação.

Agente Comunitário de Saúde (ACS) – um dos profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional da atenção básica à saúde, além de desenvolver estratégias de promoção da saúde e prevenção de possíveis doenças. O objetivo principal é criar atividades educativas em saúde nas casas dos munícipes e de forma coletiva. Eles também realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

Agende de Combate às Endemias – realizam vistorias nas residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de focos endêmicos. A função deles também é realizar a inspeção de caixas d’água, telhados e calhas, além de aplicar larvicidas (especifico para combate no estágio de vida larval de um inseto) e inseticidas nos locais. Durante o trajeto, os agentes orientam quanto à prevenção de doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária, além de tratamento de doenças infecciosas.

Texto: Silas Madeira
Fotos: Nilton Carlos
Prefeitura de Rio Bonito, RJ.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

PIX: Começa a valer limite de transferências e outras mudanças; confira

     O PIX é um mecanismo de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dia.   —  Foto/Reprodução.
 
Tecnologia Começa a valer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, incluindo o PIX. Pessoas jurídicas (empresas) não serão atingidas com a medida.

O limite poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento. Veja a matéria completa, aqui!

O que devemos aprender com a falha do WhatsApp

     O WhatsApp.   —  Foto/Reprodução.
 
Tecnologia Algumas redes sociais saíram do ar na segunda-feira (4/10). Claro que não todas elas, mas as principais, que movem as engrenagens de uma vida ativamente online: Instagram, Facebook e WhatsApp. Grande parte de seus usuários migraram para a rede vizinha, o Twitter, para reclamar da queda – e desconfio que essas pessoas também entraram e saíram diversas vezes de seus aplicativos imaginando se tratar de uma falha de rede. Veja a matéria completo, aqui!

Tecnologia do Blogger.