Header Ads


Curiosidades sobre a fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD)

      Pioneiros das Assembleias de Deus: Daniel Berg e Gunnar Vingren.    —  Foto: Reprodução.
 
Curiosidades sobre a fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD)
Publicado no Conexão Notícia 

Brasil Maior representante no mundo do segmento pentecostal, cuja mensagem é: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.
-
-
A origem mundial da igreja ocorreu no ano de 1906 em Los Angeles, quando um grupo passou a orar em línguas estranhas durante as reuniões de oração. A frente das reuniões estavam os pastores Charles Fox Parham e William Seymour.

No Brasil, dois missionários suecos chamados Gunnar Vingren e Daniel Berg, batizados no Espírito Santo, chegaram a Belém do Pará em novembro de 1910. Há registros de que um total de 18 membros de uma Igreja Batista da cidade, por se posicionarem a favor da doutrina pentecostal da “Missão da fé apostólica” (que passaria a se chamar Assembleias de Deus),  teriam sido desligados da membresia batista. A primeira delas foi Celina Albuquerque, e depois junto com o grupo, o seu esposo Henrique. As primeiras reuniões da igreja eram na residência deles.

Em 1914 mais missionários chegam dos Estados Unidos para apoiar o grupo: os suecos Otto e Adina Nelson. Seguidos dois anos depois por Samuel e Lina Nyström - primeiros missionários oficialmente enviados pela Igreja Filadélfia de Estocolmo. Em 1917 é a vez de Frida Vingren.

Oficialmente, a igreja nasceu em 11 de janeiro de 1918. Data em que Gunnar Vingren registrou o Estatuto da Igreja no Cartório de Registro de Títulos e Documentos do 1º ofício, em Belém, no Livro A, Nº 2, de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e outros papéis, número de ordem 131.448, sob o nome “Estatuto da Sociedade Evangélica Assembleia de Deus”, número de ordem 21.320, do Protocolo Nº 2. 
-
-
Os extratos do Estatuto foram publicados no Diário Oficial do Estado do Pará, sob nº 766524.  Com esse registro, a igreja começou a existir legalmente como pessoa jurídica adequando-se aos Artigos 16 e 18 do primeiro Código Civil Brasileiro que acabara de entrar em vigor em 1º de janeiro de 1917.

De acordo com o site oficial das Assembleias de Deus no país, há um acervo que indicam publicações de artigos e hinos desde a sua fundação:

Sobre os Textos: “As primeiras publicações da AD, que antecederam o jornal Mensageiro da Paz, foram o jornal “Voz da Verdade” (1917 a1918), por Almeida Sobrinho e João Trigueiro da Silva; o jornal “Boa Semente” (1919 a1930), por Gunnar Vingren e Samuel Nyström; e o jornal “O Som Alegre” (1929 a1930), por Gunnar Vingren”.

Sobre os Hinos: “Também em1917, a AD de Belém (PA) imprimiu o seu primeiro hinário que ficou pronto no dia 6 de outubro e continha 194 hinos e cânticos. Em 1922, era publicada no Recife a primeira edição da Harpa Cristã, que passou a ser o hinário oficial das Assembleias de Deus”.
-
-
A igreja se posiciona como congregação de fé, serviço e adoração, onde o principal objetivo é proclamar o Evangelho de Cristo e promover espiritual, moral e socialmente o povo de Deus. E reconhece que as Assembleias de Deus não são as únicas igrejas, e afirmam que Deus está usando muitos outros para alcançar o mundo para Ele. 

Argumentam que, apesar de atualmente serem uma das muitas denominações comprometidas em conduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos a Cristo, os primeiros missionários da igreja partiram a campo sem credenciais para comprovarem suas atividades nos países aonde chegavam, e somente por meio da fé realizaram seus projetos sem qualquer suporte logístico. Nesse contexto, em 1975, durante a 22ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, na cidade de Santo André – SP, surgiu a SENAMI (Secretaria Nacional de Missões da CGADB).

Com isso, o intuito das Assembleias de Deus foi utilizar-se da experiência que tiveram ao longo das missões características em sua origem, e atender a evidente necessidade de organização e apoio. Uma das decisões desta secretaria tanto no Brasil e como no exterior foi passar a credenciar os missionários enviados por suas igrejas.

Em sua administração, as igrejas atuam em cada lugar sem estarem ligadas a uma instituição nacional. O vínculo é feito por pastores que são filiados à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), com sede no Rio de Janeiro; eem cada Estadoos pastores estão ligados à convenções regionais ou a ministérios.
-
-
Princípios:

Em síntese, a igreja confessa que tem a Bíblia como a sua única regra de fé e prática. A crença absoluta em um só Deus - eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19 e Mc 12.29).

Creem em Jesus Cristo e toda sua trajetória (desde a concepção virginal até a ressurreição); a salvação pela crença no sacrifício de Cristo; o batismo por imersão em água e o batismo pelo Espírito Santo e dos dons espirituais; o serviço fraterno a esperança na segunda vinda do Senhor Jesus.

Em publicado no site oficial da igreja no Brasil, o Pastor Flauzilino Araújo dos Santos “Em um mundo em transformações que frequentemente modifica suas premissas e valores, os princípios absolutos do Evangelho do Senhor Jesus Cristo permanecem inabaláveis, evidenciando o propósito divino para a humanidade. Temos a Bíblia como a revelação de Deus, dada a santos homens por inspiração do Espírito Santo e a reconhecemos como autoridade única e infalível quanto a fé e conduta”.

Por Alaine Silva
Com informações dos sites: 
www.cpad.com.br/assembleia, www.senami.com.br e www.assembleia.org.br
-
-
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
-
-
Portal alerta que restos mortais de Fabiana Anastácio são desprezados pela família

     Fabiana Anastácio.    —  Foto: Reprodução.
 
Portal evangélico denuncia que os restos mortais de Fabiana Anastácio são desprezado. O sepulcro da cantora evangélica foi alugado, e quando completar o tempo regular, o que restou do corpo deverá ser retirado. Leia a matéria completa, aqui!
Tecnologia do Blogger.