Header Ads


Pastor faz reflexões sobre Purim: “O jejum quebra as forças do inferno”

      Cena de Hadassah no filme Conquista de Reis.  —  Foto: Reprodução/IMDb/Gener8Xion.
 
Pastor faz reflexões sobre Purim: “O jejum quebra as forças do inferno.”
Publicado no Conexão Notícia em 11.março.2023. Atualizado em 02.agosto.2023.              

Grupo no WhatsApp Joel Engel explica o significado da Festa de Purim e lembra que Deus pode mudar decretos.
-
-
No dia de Purim, que este ano foi celebrado entre o entardecer de segunda (6) e terça-feira (7), o pastor Joel Engel relembrou a mensagem por trás da história da Rainha Ester e a festa bíblica que celebra o livramento dos judeus.

“Deus gosta que a gente comemore e que nos lembremos do dia em que fomos resgatados”, disse Engel em culto transmitido online.

Purim (que vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio") é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã para exterminá-los, assim como está escrito no Livro de Ester.

Ester, uma jovem judia que estava entre os deportados, se tornou rainha da Pérsia, ao se casar com o rei Assuero (Xerxes). 

Os judeus de seu tempo passaram a ser ameaçados por causa de um ato de Mordecai, o primo de Ester que a criou como pai — ele se recusou a se inclinar perante Hamã, um importante príncipe do império da Pérsia.
-
-
“O judeu não se inclina para homens, só se dobra para Deus”, observou Engel. “Na guerra espiritual, você jamais se dobra para Satanás. Mordecai não se dobrou, então ele tinha poder para enfrentar aquele principado.”

Assuma seu chamado

Foi então que Mordecai descobriu um plano de Hamã para exterminar todos os judeus da Pérsia, e conseguiu uma forma de comunicar o plano à Ester. 

Ele pediu que a rainha intercedesse pelos judeus diante do rei e lembrou: “Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha”. (Ester 4:13-14)

Diante disso, Joel Engel ensina: “Se você não cumprir o seu chamado, Deus levanta outro em seu lugar. Isso serve para aqueles que abandonaram a obra, abandonaram sua posição, ou contribuíam e não contribuem mais”.
-
-
O poder do jejum

Diante da situação delicada, a rainha Ester conclamou todos os judeus a jejuarem durante três dias, pois ela agiria contra a lei e entraria na presença do rei, mesmo sem ter sido chamada.

“O jejum quebra as forças do inferno. Com o jejum, você entra em qualquer batalha”, ensina Engel. “A gente nunca deve aceitar o decreto mau em nossas vidas.”

E acrescentou: “A Rainha Ester foi usada por Deus para livrar seu povo. Você que é intercessor, deve entrar na presença do Rei e interceder por seu povo, e Deus vai te conceder graça.”

O Deus que muda a sorte

O rei Assuero estendeu o cetro em favor de Ester e ela, com sabedoria, conseguiu desfazer os planos de Hamã contra os judeus. Hamã foi então enforcado na própria forca que ele havia preparado para Mordecai. 
--
-
“Aquele homem era tão diabólico que mandou construir uma forca para Mordecai. No dia que foi determinado para sua morte, quem morreu foi o homem que planejou sua execução”, relata Engel.

Como o rei não podia revogar o decreto anterior, a rainha Ester conseguiu com um novo decreto: os judeus poderiam se defender dos ataques e matar todos os seus inimigos.

“Eles não contavam com a presença de Deus”, disse Engel. “Em todo o livro de Ester, a palavra ‘Deus’ não aparece, porque o Senhor trabalha em silêncio. Ainda que você não perceba, Deus está trabalhando.”

O pastor então finaliza: “Purim é o dia em que Deus acabou com a má sorte do povo. Deus pode mudar a sua sorte. Deus transformou o luto em festa, a tristeza em alegria, a sentença em liberdade.”
-
-
Veja a pregação completa:


GUIAME, LUANA NOVAES

LEIA TAMBÉM:

CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.